(
DINO - 20 abr, 2016) - A FusionNet Web Services, provedor de serviços de rede de Nova Deli, pretende agitar o mercado de banda larga em fibras ópticas na região da capital nacional da Índia ao oferecer um serviço potencializado pelas soluções escaláveis de roteamento, switching e segurança da Juniper Networks. A FusionNet, que lançou seu serviço em outubro de 2015, aposta na oportunidade de conquistar rapidamente participação no mercado com a oferta de acesso à internet em alta velocidade e um forte compromisso com a qualidade do serviço.
A penetração da banda larga fixa na Índia ainda é pequena, apesar de o país ser um hub no mercado global de tecnologia e de sua liderança no mercado de tecnologias da informação e comunicação. De acordo com um relatório de setembro de 2015 da Comissão de Banda Larga das Nações Unidas, a Índia ocupava, em 2014, a posição 131 entre 189 países em termos de número de usuários de banda larga fixa. Para a autoridade regulatória de telecomunicações da Índia, isso se deve à ausência de infraestrutura de telecomunicações via cabo e à prioridade dada, pelas operadoras de telecomunicações, à implantação de redes móveis. Neste cenário, em que se prevê uma ampla adesão a serviços fixos de banda larga nos próximos anos, a oportunidade de operadoras como a FusionNet é enorme.
A companhia capitaliza esta demanda não atendida por conectividade em banda larga ao adotar a nova infraestrutura multiserviços gigabit passive optical network (GPON) e implantá-la rapidamente, por meio de uma empresa parceira, em distritos da região da capital nacional. Isso permite à FusionNet oferecer acesso à internet em "fiber-to-the-premise" com velocidades de até 100 Mbps. Ao final de 2016 a infraestrutura GPON ? usada para dar suporte a medidores de distribuição de energia elétrica pré-paga e outros serviços como TV a cabo ? vai conectar 150 mil residências e empresas.
Destaques
O desafio da FusionNet foi escolher e implantar uma infraestrutura de provedor completo de serviços de Internet que pode ser escalada com eficiência, desde centenas até dezenas de milhares de usuários. Depois de uma avaliação abrangente, a empresa escolheu a solução da Juniper Networks, que pode ser escalada tanto no nível da arquitetura quanto dos serviços sem aumentar os custos operacionais.
Os roteadores altamente confiáveis MX480 3D Universal Edge da Juniper Networks, que suportam até 5,76 Tbps de capacidade, foram implantados como gateways da rede de banda larga (BNGs) no centro de operações, eliminando gastos associados à distribuição de BNGs por todos os pontos de presença (PoPs) da empresa.
A empresa otimizará seus PoPs, no futuro, com switches Juniper Networks EX4200 Ethernet para prover pontos de acesso à rede de alta densidade. Conforme sejam necessários mais pontos de acesso, a empresa poderá usar a tecnologia Virtual Chassis da Juniper Networks, suportada pelos EX4200, para adicionar capacidade enquanto opera o PoP como um switch virtual.
Switches EX4200 adicionais, roteadores da série MX e Gateway Services SRX650 da Juniper Networks foram integrados também ao Centro de Operações da FusionNet. Como a infraestrutura da rede opera sobre o Junos OS, o sistema operacional de rede de alto desempenho da Juniper Networks, a FusionNet tem sobre sua rede um controle completo, altamente automatizado e baseado em normas, o que contribui para minimizar os custos operacionais.