(
DINO - 13 abr, 2016) - Não é novidade para ninguém que o Brasil vem enfrentando uma crise política com reflexos na economia e em outros setores da sociedade. Com isso, o número de pessoas desempregadas aumenta, bem como o número de pequenos e médios negócios que são obrigados a fechar as portas.
Mas, apesar deste cenário pessimista, existem carreiras e profissões que se destacam e conseguem continuar crescendo. E sem dúvida, uma dessas profissões é o coach. Afinal, todo mundo quer saber como atingir suas metas, conquistar novos objetivos, concretizar um projeto e realizar seus sonhos.
Mas, afinal o que é um coach?
O coach é um treinador que aplica os princípios do coaching, é o profissional que tem o papel de incentivar, motivar e principalmente instruir seu cliente na realização de metas e objetivos. O coach auxilia seus clientes com técnicas e estratégias de PNL, hipnose, neurociência e psicologia, podendo atuar na área pessoal ou profissional de seu cliente ou auxiliar negócios e empresas por meio do coaching empresarial.
Coach é uma profissão em alta no momento, pode acreditar! Tem coach para todo tipo necessidade, para empresas, para finanças, para empreendedores e até mesmo para quem quer emagrecer.
Está profissão estava em 15º lugar das 42 profissões em alta no ano de 2015, e olhe que é uma profissão nova ainda no Brasil.
Quando uma pessoa ou empresa está em uma fase em que precisa de grande mudança, de forma radical, o serviço de um coach se faz necessário, ele é quem vai auxiliar na definição dos objetivos a serem alcançados.
Como trabalha um coach?
Ele vai avaliar e observar quais os principais pontos que podem contribuir para a pessoa, grupo ou empresa alcançar a realização de suas metas e objetivos, e quais os pontos que têm impedido você ou sua empresa de atingirem as metas estabelecidas.
A avaliação se estende ao ambiente onde o cliente está inserido para que ele tenha maiores possibilidades de atingir suas metas e obter os resultados pretendidos.
Se achou interessante, saiba que você pode ser um coach!
Para ser um coach é importante o conhecimento de conceitos de psicologia, neurolinguística, ter capacidade de observação, saber avaliar situações, ser minucioso, ter clareza verbal, organização de ideias, disciplina, bom senso, habilidade em lidar com as pessoas, capacidade em diferenciar qualidades e deficiências, realismo, sinceridade, otimismo e distanciamento emocional.
Se você não tem todas essas habilidades, não precisa se preocupar. É possível desenvolver as competências e características necessárias para se tornar um coach por meio das certificações.
Qual a certificação necessária para ser um coach?
Pelo fato desta ser uma profissão relativamente nova, existem poucos cursos de coaching credenciados no Brasil, mas algumas instituições têm se destacado nesse mercado entre elas estão o ICF - International Coach Federation, IBC - Instituto Brasileiro de Coach e a Sociedade Brasileira de Coach, que oferecem oportunidades de aprendizado e uma abrangente formação para o coaching empresarial e pessoal.
Mas além da certificação é importante que o profissional se mantenha em constante atualização, seja por meio de cursos nacionais ou internacionais.
Como escolher um coach?
Para escolher um bom profissional é importante que esse profissional seja experiente, atualizado por meio de cursos e workshops teóricos afim de aprimorar cada vez mais sobre as novas técnicas de motivação, encorajamento e desafio.
Mas, em tempo de crise é preciso ter uma diferencial.
Como já disse, dentre os vários campos que o coach pode atuar um deles é o de emagrecimento. Nessa área, se destaca pelo profissionalismo e principalmente pelos resultados obtidos o
Renato Torres, segundo ele:
"Apesar da crise no cenário nacional, tenho tido muita demanda, seria impossível atender a todos que me procuram, são muitas pessoas precisando de ajuda para emagrecer, eu não teria tempo, minha agenda acaba ficando lotada, então a solução encontrada foi preparar um curso online e atendimento via Skype, também passei a atender em grupos".
Então, em tempos de crise, inovar e criar algo especial para o público-alvo faz toda a diferença, como o atendimento online. Apesar de ser uma profissão nova que tem crescido e promete crescer ainda mais, ainda faltam profissionais capacitados para atender a alta demanda.
Mas, por que as pessoas têm procurado um coach de emagrecimento?
É sem dúvida uma opção para quem deseja emagrecer, principalmente se o objetivo for perder muitos quilos, então a pessoa vai precisar de um acompanhamento para que no meio do caminho não perca o foco e mantenha a estratégia certa para cada etapa do processo de emagrecimento. Esse recurso para quem deseja mesmo emagrecer, e quer resultados satisfatórios, o coach de emagrecimento é peça fundamental para isso, visto que muitos tentam sozinhos mas acabam desistindo sem alcançar o objetivo de perder peso.
"As pessoas geralmente me procuram quando já tentaram de tudo para emagrecer, todos os tipos de dietas e algumas vezes até medicamentos, quando percebem que sozinhas não vão conseguir, acabam chegando até mim, porque percebem que precisam mudar a forma de pensar" ? disse Renato Torres.
Em Paz com a BalançaO coach dará a motivação necessária para atingir o objetivo proposto, muitas pessoas estão valorizando e contratando esse profissional, para ter todo o suporte e acompanhamento necessário para a realização desta meta.
E os rendimentos? Quanto ganha um coach?
Renato Torres não revelou quanto ganha com suas palestras, atendimentos e cursos, mas afirmou que seus atendimentos cresceram cerca de 20% esse ano em relação ao mesmo período do ano passado.
O retorno financeiro compensa o investimento em capacitação e atualização, muitos saem até para fora do Brasil para aprenderem novas técnicas.
Um coach iniciante recebe de 150 a 300 reais por sessão, e um coach experiente de 1.500 a 3.000 reais por sessão. Um coach iniciante chega a ganhar até 12 mil reais por mês e um experiente até 60 mil reais. Tudo depende do tipo de atendimento. Há diversas maneiras de realizar as sessões de coaching e cada uma traz um tipo de rendimento para o coach, variam desde assuntos profissionais ou pessoais, acompanhamento individual ou em grupo, para pessoas físicas ou jurídicas.
E você já se imaginou tendo esses ganhos? Quem sabe você ainda pode ser um coach.
Então, em tempos de crise muitas profissões se destacam e tornam-se ainda mais importantes para as pessoas atingirem seus objetivos pessoais e profissionais. Claro que é necessário inovar e se adequar as necessidades do mercado. Inovação é a palavra chave para o sucesso.
Contato de Renato Torres Coach
http://empazcomabalanca.com.br/e-mail:
suporte@epcb.com.br