(
DINO - 01 mar, 2016) - Com a significativa melhora das câmeras dos celulares e tablets e a facilidade em compartilhar os arquivos por meio desses dispositivos, muitos pensavam que as câmeras compactas iriam desaparecer do mercado e cairiam em desuso.
Nos últimos anos, as versões compactas realmente perderam espaço. A Canon, por exemplo, sempre investiu em tecnologia para câmeras compactadas, no entanto, vem sofrendo com a mudança na preferência dos consumidores. Esse novo cenário ocasionou uma queda de quase 70% nas vendas de câmeras compactas da empresa desde o pico do mercado de smartphones em 2008.
Apesar desse panorama pouco favorável, a Canon lançou recentemente a
Câmera Canon G7x Mark II e a Câmera Canon SX720, com a missão de resgatar o público-alvo das compactas, que buscam praticidade e versatilidade, em uma câmera que caiba no bolso.
Conheça os lançamentos da Canon
A Câmera Canon SX720 tem 20.3 megapixels e se destaca, principalmente, por ter 40x de zoom óptico, cobrindo distância focal entre 24-960mm com abertura f/3.3-6.9 e macro de 1cm. A câmera possui conectividade Wi-fi e NFC e faz filmes em Full HD no formato MP4. O preço inicial desta compacta é de 380 dólares.
O outro lançamento, a Câmera Canon G7x Mark II, estreia o processador DIGIC 7, que promete melhorar o desempenho em autofoco, estabilização e alto ISO aliado a um modo contínuo acima da média. Com 20.1 megapixels, conectividade Wi-fi e NFC e capacidade para filmar em Full HD, a Canon G7x Mark II é uma ótima opção para fotógrafos mais exigentes. O preço inicial da câmera é de 700 dólares.
Dicas de como usufruir o melhor das
câmeras compactas Iluminação: Fotografar com câmeras compactas exige uma maior preocupação com a iluminação. Para fotos tiradas em ambientes externos, a luz solar já é suficiente para ter uma linda fotografia. Caso as fotos sejam feitas em ambientes internos, a dica é procurar por locais iluminados como ao lado de janelas ou improvisar utilizando luminárias ou abajures.
Uso do flash: O
flash da câmera nas câmeras compactas não é muito potente e tende a iluminar somente aquilo que está em primeiro plano, gerando luz intensa na área de foco e sombras escuras no fundo da imagem. Para evitar esses efeitos na foto, é recomendável utilizar o flash da câmera compacta em ambientes iluminados e não em locais escuros.
O uso do flash em fotos tiradas ao ar livre contribui para suavizar a iluminação contrastada que a luz do sol causa, deixando parte do objeto ou da pessoa fotografada muito iluminada e a outra parte escura. Nesses casos, o flash é essencial, pois deixa a fotografia muito mais nítida e bonita.
Experimente usar o
tripé : Para evitar aquele aspecto borrado nas fotos, causado pelo movimento do corpo, é interessante utilizar um tripé, que deixa a câmera totalmente estática. Além dos tripés tradicionais, há no mercado também tripés flexíveis, que possibilitam prender a
câmera digital em vários lugares e pegar ângulos bem inusitados como a pendurando em árvores ou sacadas. Essa versão de tripé é maleável e se adapta a vários tipos de superfícies.
Com essas dicas que o Blog eMania ? Apaixonados por
Fotografia , Vídeo e Cinema - separou você conseguirá fazer lindas fotos com a câmera compacta que tem em casa ou, quem sabe, testar as novidades da Canon.
Website:
http://blog.emania.com.br/