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DINO - 01 mar, 2016) - A CYLK, empresa do Grupo IHC, integradora de infraestrutura de TI e Segurança, disponibiliza ao mercado uma nova solução de gerência de serviços integrada ao negócio. Esta nova oferta foi criada em conjunto entre a CYLK e os seus parceiros estratégicos Calix, número um em Market Share em acessos de fibra ótica na América do Norte, e a O2B, especializada na Gestão de Serviços de TI, para fornecer aos pequenos e médios provedores de serviço a vantagem competitiva necessária para disputar pelos menores preços do mercado.
Trata-se de uma solução integrada para gerar eficiência no PDCA, ou seja, proporciona análises e monitoramentos completos da rede com foco na melhoria contínua, que vai desde o planejamento, passando pela execução, verificação e ação a ser tomada. A ferramenta capacita o provedor a identificar a existência de clientes inativos; configurações obsoletas; segmentos da rede que necessitam ser ampliados; regiões que precisam de uma maior cobertura dos serviços; e prevenção de congestionamento na rede, entre outras funcionalidades.
A CYLK será responsável pela integração das tecnologias, por investir conhecimento na solução e ofertá-la ao mercado. Já a Calix proporcionará a plataforma de software para arquiteturas de redes que oferecem aos provedores de serviços de comunicação conexão com seus assinantes residenciais e empresariais. A plataforma de monitoração integrada (as-a-service), que disponibilizará desde informações de infraestrutura até indicadores de negócio, em tempo real, ficará a cargo da O2B.
Segundo Eduardo Yuki, sócio-diretor da CYLK, "Esta nova oferta chega para atender uma urgente demanda dos provedores de médio e pequeno porte, que os habilitam a brigar por um espaço maior no mercado, principalmente no que diz respeito à otimização de recursos e redução de custos".
Entre os principais problemas enfrentados pelos provedores de serviço atualmente está a desativação de clientes que já não usufruem mais do serviço. O processo de inativação destes clientes envolve a coleta do equipamento pela equipe de campo, limpeza da configuração e liberação de recurso e desativação da monitoração pela equipe de rede. A falha desse processo é grande geradora de desperdício de recurso, causando capacidade ociosa invisível e dificuldades na operação da rede. Adicionalmente, contas canceladas e não inutilizadas geram falso-positivo na monitoração, além de custos indevidos e investimentos desnecessários.
Com a monitoração integrada da rede, é possível expandir de forma planejada, incluindo a contratação e capacitação de colaborações; realizar o gerenciamento eficiente de inventário com racionamento do uso de componentes, configurar equipamentos (ativação e desativação de usuários), planejar a logística de recolhimento de componentes e controle de estoque. Adicionalmente, o provedor está apto para identificar capacidade ociosa, planejar importação ou compra de componentes e identificar a tendência de esgotamento de recursos, além da análise do fluxo da rede.
"Esta oferta em conjunto com a CYLK e a O2B visa oferecer uma experiência diferenciada para o assinante, ou seja, que o operador deixe de oferecer apenas conectividade e eleve o padrão do serviço como um todo para o usuário final. Paralelamente a isso, a solução também possibilita a redução de custos, gerando ROI para as operadoras que, por meio de maior largura de banda, podem oferecer novos serviços para os assinantes, além do ganho de novas eficiências em toda a rede de provedores de serviço", explica Roberto Arruda, executivo sênior de vendas da Calix.
Para André Galvani, CEO da O2B, "Realizar a monitoração dos componentes da rede por si só não basta. É preciso correlacionar, em tempo real, os eventos originados desta monitoração com informações oriundas dos processos de negócio para criar uma camada de inteligência competitiva. De nada adianta eu saber que um cliente cancelou um link se, efetivamente, não tenho certeza de que a configuração da infraestrutura por trás deste evento de negócio está configurada de acordo. É exatamente isto que precisa ser monitorado. Somente assim é possível aumentar a qualidade dos serviços que o provedor oferece, reduzindo tempos, custos e riscos".