São Paulo, SP. --(
DINO - 15 set, 2016) - Com a atual situação econômica do Brasil o mercado de trabalho, mais do que nunca, está apresentando uma competitividade muito grande. Antigamente bastava um profissional ser formado em uma determinada área e ter um bom nível de conhecimento para se tornar um líder aceito dentro da empresa. Tempo de casa e experiência no assunto eram fatores que garantiam a promoção para o tão almejado e disputado cargo de liderança.
Os anos foram passando, os mercados ampliaram-se, chegou a globalização, a Internet, as redes sociais e já não mais adiantava apenas uma formação específica, as empresas passaram a olhar e exigir uma infinidade de diferenciais como pós-graduação, doutorado, diferentes Idiomas, MBA, formação no exterior e outras tantas qualificações que fica difícil acompanhar.
Muitas vezes o profissional interessado em construir uma carreira sólida em boas empresas ou ter seu próprio negócio mira em todas essas formações e qualificações, mas esquece de se aperfeiçoar naquilo que gera o maior índice de problemas e demissões nas empresas: o relacionamento interpessoal e a construção de boas equipes.
Além disso, nos dias de hoje não é raro vermos profissionais que sempre foram bons líderes enfrentando problemas, relativamente simples, com suas equipes. O estilo de liderar de fato mudou, ninguém mais duvida disso. As novas gerações possuem aversão a determinadas regras e muitas vezes rejeitam qualquer líder com o estilo "chefão". Certo ou errado, concordando ou não, é necessário que quem busca ou já exerce um cargo de liderança se adapte à nova realidade.
"Hoje as pessoas, principalmente os jovens, têm diferentes ambições e valores se comparado há 20 ou 30 anos atrás. Construir carreira em uma única empresa já não é necessariamente o sonho das pessoas. O mundo mudou, o leque de opções aumentou absurdamente em poucos anos e permanecer muito tempo na mesma função tendo um líder que não inspira, já não motiva mais. Não entender essa realidade é um dos principais fatores que nos leva a ter tantas equipes com baixo desempenho e descompromissadas com as empresas", avalia Eduardo Rachid, sócio da empresa Manacá Coaching, máster Coach e especialista em comportamento humano.
Por isso, o grande desafio de quem deseja ter sucesso como líder é buscar também seu desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e no relacionamento com pessoas. Atualmente boa parte dos treinamentos de liderança que existem focam em padrões e teorias consagradas, mas não raramente ultrapassadas e não respeitam a realidade que envolve as empresas, não levam em consideração, principalmente, os atributos e potencialidades de cada um dos profissionais que os procuram.
"Muitos cursos sobre liderança descarregam um caminhão de teorias e citações. Iludem os profissionais com cases encantadores ambientados em outro universo e contingências bem diferentes das que ele encontrará no seu dia a dia, além de apresentarem um show exagerado de temas motivacionais que sempre são válidos, mas não necessariamente vão fazer uma diferença real no aperfeiçoamento daquela pessoa", acredita Eduardo.
Um conceito que retrata bem essa realidade, é atribuído ao engenheiro, filósofo e matemático Alfred Korzybski: "O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO". Ou seja, o caminho se faz caminhando, nem sempre o mapa que temos na mão serve, está adequado ou atualizado. Precisamos sempre fazer um upgrade em nossos conhecimentos, tal qual um GPS, e não raramente temos que questionar se esse nosso mapa ainda é a melhor orientação para chegarmos ao destino que queremos.
"Por esses motivos acredito que uma das maneiras mais eficazes de preparar novos líderes ou reciclar seus conhecimentos sobre liderança é através de técnicas avançadas dos processos de Coaching. O Líder Coach é capaz de criar condições para o desenvolvimento da sua equipe em busca de resultados em curto espaço de tempo; é um líder que forma outros líderes, é um líder transformador e inspirador", acrescenta Eduardo, com base no acompanhamento dos alunos dos diversos cursos que ministra.
? Eduardo Rachid é sócio da empresa Manacá Coaching que oferece diversos treinamentos e acompanhamentos, dentre deles alguns especializados em liderança.
? Mais informações sobre o curso de Líder Coach:
http://www.manacacoaching.com.br/curso-lider-coach-inscricaoWebsite:
http://www.manacacoaching.com.br/