Releases 15/09/2016 - 17:43

Chefe tem mais dificuldades para liderar equipe a distância


(DINO - 15 set, 2016) - Um estudo de professores americanos, publicado no periódico acadêmico "The Leadership Quarterly", mostra que os líderes sentem mais dificuldade em comandar equipes quando estão distantes dos profissionais. Para o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, em um momento no qual cada vez mais empresas optam por manter equipes realocadas em diversos pontos, isso pode ser um problema.

"Os profissionais não precisam mais necessariamente trabalhar todos debaixo do mesmo teto. A evolução permite parte deles atuando à distância ou no padrão home-office, opção que acaba sendo interessante financeiramente para as companhias, mas nem sempre para os chefes", explica.

De acordo com ele, a comunicação entre as partes costuma ser mais direta quando todo o núcleo mantém contato pessoalmente. "Um líder sente a necessidade de estar perto dos colaboradores. A comunicação flui melhor e passa a ser possível manter correções de rotas e avaliações de erros pontuais", diz.

Sulivan acredita que o ser humano tem uma tendência maior a se relacionar com pessoas localizadas fisicamente próximas. Isso acaba estreitando laços, criando maior entrosamento entre a equipe e facilitando a comunicação. "Caso isso não seja possível e parte do time precise estar mesmo longe, é preciso impedir o vácuo na compreensão das mensagens. A empresa precisa impor regras, definir padrões éticos e evitar conflitos de poder", finaliza.

Website: http://www.slacoaching.com.br/