Rio de Janeiro--(
DINO - 22 set, 2016) - Escolher palavras-chave é, talvez, uma das tarefas mais estratégicas para um negócio digital porque elas irão influenciar todos os aspectos da comunicação, o mecanismo de busca e, inclusive, a sua concorrência. Às vezes uma pequena mudança pode significar aumento de tráfego e um bom desconto na sua conta do AdWords.
Assim, não é de se estranhar que existam inúmeras ferramentas no mercado para auxiliar nessa tarefa. Mas, entre tantas opções, como decidir?
Para auxiliar nesta tarefa, selecionamos as ferramentas que mais utilizamos e fizemos um balanço dos prós e contras de cada uma. Assim, você poderá avaliar o que pode servir ou não para a sua estratégia.
Keyword planner ou planejador de palavras-chave: é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google. Essa ferramenta permite buscar algum assunto e obter como resposta uma série de palavras-chave relacionadas que são buscadas pelos usuários do Google. Ela também mostra o volume de busca de cada uma delas, a competição e valor sugerido do lance no Adwords.
Semrush: é uma ferramenta que permite analisar, além do domínio de um competidor, a competição de uma determinada palavra-chave. Além das informações contidas no keyword planner, o Semrush também mostra os sites que hoje estão ranqueando organicamente para aquela palavra-chave e quais são os anúncios existentes no Adwords.
Keyword Tool: é uma ferramenta muito útil e interessante para buscar novos termos e rankear nos mecanismos de pesquisa. Na versão Premium, exibe algumas informações adicionais, como: Volume de buscas, CPC e concorrência. Seu grande diferencial fica por conta de sua interface. É uma das ferramentas mais fáceis de se usar.
Ubersuggest: assim como as demais ferramentas, a Ubersuggest é também uma ótima ferramenta para busca de keywords de longa cauda buscados no site do Google. O grande diferencial dessa ferramenta de SEO é a possibilidade de obter resultados das buscas do Google em texto, do Google Imagens, Google News, shopping, vídeo ou recipes. Além disso, uma das principais propostas da Ubersuggest é de lhe mostrar palavras-chave que não aparecem no Google Keyword Planner.
Search combination tool: com essa ferramenta, você pode criar uma grande lista de novas palavras-chave, pois a principal ideia dessa ferramenta é Inserir palavras relacionadas nos respectivos campos para gerar uma combinação de termos. Pode ser útil especialmente para situações onde você quer descobrir e ter ideias para palavras-chave de long-tail.
Google search console: pode ser extremamente útil para o seu planejamento se você já realiza algum tipo de estratégia de marketing de conteúdo, pois permite direcionar exatamente para as palavras-chave que podem trazer mais resultado para o seu negócio em termos de velocidade e volume.
Keyword Spy: a proposta é diferente de todas as demais ferramentas. Ao invés de buscar simplesmente palavras-chave relacionadas a um tema específico, a ferramenta permite analisar quais são as keywords que os seus competidores estão ranqueando. Dessa forma, é possível entender o que os seus competidores estão pegando hoje e montar uma estratégia própria para superar eles na competição delas.
Moz: possui uma série de ferramentas únicas para um profissional de SEO. Dentre elas, a mais interessante em termos de análise de palavras-chave é a keyword difficulty. Essa ferramenta, ao contrário do keyword planner, permite entender o nível de competição orgânica de uma determina palavra-chave em uma escala de 0 a 100. O único problema é que o Moz é uma ferramenta paga com planos começando em R$200,00/mês.
SpyFu: permite ter uma boa avaliação sobre o impacto e o valor das palavras-chave. Ela vai muito além de simples estatísticas, oferecendo dados muito mais elaborados e detalhados. Uma funcionalidade única é que você pode verificar como os seus competidores se saíram ao utilizar determinadas palavras-chave. Infelizmente, essa grande característica só está disponível para as pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Inglaterra.
MozBar: diferentemente do Moz, é uma extensão para navegador. A ferramenta permite que você entre em um site e obtenha informações sobre o domínio do site e também sobre as palavras-chave que estão sendo focadas. É uma ferramenta gratuita e bem útil!
WordStream: é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave muito boa pois fornece frases de cauda longa mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que as que mostramos acima. O site diz ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia.
É importante entender, entretanto, que não existe a melhor ferramenta de palavras-chave. Existem diversas ferramentas que podem ser combinadas de acordo com as suas necessidades, gosto pessoal e orçamento. O importante é conhecer as opções disponíveis no mercado para escolher de forma consciente uma estratégia personalizada capaz de mostrar resultados tangíveis.
Website:
http://markeninja.com.br/as-11-melhores-f?-palavras-chaves/