Releases 14/09/2015 - 16:09

A campanha Setembro Vermelho, realizada pelo Instituto Lado a Lado para a Vida chega na Ceagesp nesta quarta-feira


São Paulo--(DINO - 14 set, 2015) - Multiplicar o conhecimento e a discussão sobre a prevenção e o acesso dos brasileiros ao tratamento de doenças ligadas ao coração e estimular a mudança de hábitos da população para uma vida mais saudável.

Esses são os objetivos da segunda edição do Setembro Vermelho, movimento criado em 2014 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. As ações acontecem durante todo o mês em várias capitais e cidades do país.

Nesta quarta-feira, dia 16, em São Paulo, haverá uma grande mobilização, na Ceagesp, em São Paulo, em parceria com o Sindbast (Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo), que representa os trabalhadores da Ceagesp, Codasp e Ceasa Campinas.

A ação deverá reunir cerca de 6 mil homens, entre eles funcionários das áreas de fiscalização, armazenagem, segurança, manutenção, operacional, administração, controle de qualidade, além dos trabalhadores dos boxes e carregadores.

Haverá uma tenda especialmente montada para a campanha, e quem passar por lá poderá aferir a pressão arterial, medir a circunferência da cintura e receber orientações sobre como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, será entregue aos participantes da ação uma filipeta com os resultados dos dados coletados. Um cardiologista estará à disposição para conversar com as pessoas tirando dúvidas e dando dicas importantes sobre saúde e bem estar. Adicionalmente serão entregues folhetos da campanha Setembro Vermelho com informações sobre a prevenção, os fatores de risco e a alimentação saudável.
"Nosso objetivo é mudar o estilo de vida das pessoas e mostrar que as doenças cardíacas podem ser evitadas se cuidarmos do nosso dia a dia, com alimentação balanceada e atividades físicas", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

"Os homens são mais resistentes ao hábito de fazer um check up regularmente, vão menos ao médico e por isso, campanhas como o Setembro Vermelho são fundamentais para a conscientização sobre as doenças do coração", reforça Enilson Simões de Moura, o Alemão, presidente do Sindbast.

SETEMBRO VERMELHO NA CEAGESP

DATA: 16 DE SETEMBO

HORÁRIO: DAS 6:00 ÀS 10 HORAS

LOCAL : PORTÃO 3 ? NAS PROXIMIDADES DO PRÉDIO DA DIRETORIA


Outra novidade para 2015 é o Siga seu Coração: 1º Fórum sobre as Doenças Cardiovasculares no Brasil ? Prevenção, Acesso e Tratamento, que será realizado no dia 29 de setembro, em Brasília, e reunirá entidades médicas, pacientes, representantes do governo e profissionais da saúde para tratar sobre o panorama das doenças do coração no país.

Além disso, seguem as ações em estradas, empresas e locais de grande circulação de pessoas.

Diversos monumentos do país serão iluminados de vermelho durante o mês. Em São Paulo: Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Demarest Advogados , Borba Gato, e Hospital do Coração , além da Ópera de Arame (PR), a Torre da Rede Globo (PE), o Estádio do Arena Fonte Nova (BA) e o Cristo Redentor (RJ). O Instituto também realiza, na capital paulista, a Copa Várzea Lado a Lado, com times de futebol de várzea. Antes das partidas, os jogadores participam de palestras com cardiologistas.

A campanha Setembro Vermelho já nasceu com grande impacto no calendário de saúde do Brasil. Em 2014, teve mais de 112 ações em 16 estados, que impactaram 60 milhões de brasileiros. Foram distribuídos mais de 1,5 milhão de folhetos, além dos materiais exclusivos validados por um comitê científico multidisciplinar, composto por cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e outras especialidades.



Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida

É uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de interesse público (OSCIP), idealizada em 2008 com sede na cidade de São Paulo. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.

As ações são desenvolvidas em espaços abertos (áreas de grande circulação pública) e fechados (empresas, hospitais, entre outros), além de contextos urbanos e rurais e possuem abrangência local e nacional.

São utilizados diferentes meios de comunicação e de sensibilização do público alvo, como materiais informativos customizados, recursos lúdicos e artísticos, conversas informais, oficinas expressivas, portais eletrônicos, mídias sociais, sites e blogs, a fim de alcançar um grande número de pessoas.

Imprensa
Ana Lúcia Moretto
5096-0439
anamoretto@4pressnews.com.br
Rosana Venceslau
2601-0480
rosana@comunicanet.com.br