Releases 07/12/2015 - 09:51

Como o fator emocional é relevante para um emagrecimento saudável, segundo Dr. Sergio Cortes


(DINO - 07 dez, 2015) - Emagrecer é sempre um objetivo de quem está acima do peso ou insatisfeito com o que vê no espelho. Contudo, como comenta o doutor Sergio Cortes, especialista no assunto, a maioria das pessoas que estão em busca da forma ideal acaba levando em consideração nesse momento apenas a questão física. Diante disso, focam exclusivamente na prática de exercícios acompanhada por uma dieta, o que, segundo o especialista, é um erro, pois o fator psicológico também é extremamente importante nesse processo. Dr. Sergio Cortes exemplifica isso falando sobre um recente estudo realizado nos Estados Unidos que apontou que cerca de 90% das pessoas não dá atenção para a importância do fator emocional na busca pelo emagrecimento. A pesquisa foi realizada por uma rede de atendimento médico e levou em consideração a opinião de mais de mil pessoas.

Diante dos dados apontados pela análise, Dr. Sergio Cortes destaca que esquecer as questões relacionadas ao estado psicológico é um grande erro, já que o fator emocional pode ser um dos principais responsáveis por fazer pessoas que passaram por dietas voltarem a ganhar peso. O médico diz que isso ocorre porque, embora realmente seja necessário praticar exercícios e fazer uma boa dieta, também existe um elemento psicológico que está ligado à alimentação que é simplesmente desprezado pela grande maioria das pessoas, o que acaba anulando os resultados das atividades físicas.

O estudo apontou que mais de 30% dos entrevistados acha que o principal fator que impede um emagrecimento saudável e consistente é a falta de exercícios. Já para cerca de um quarto dos que foram ouvidos, a grande questão está relacionada à alimentação. Ainda há também aqueles que pensam que o grande problema está no custo necessário para viver de maneira saudável, o que acaba sendo um grande obstáculo na busca pela perda de peso. Apenas 10% dos que participaram do estudo citaram a questão emocional como algo a ser levado em consideração, o que, dada a relevância que o fator representa, é um número muito baixo, afirma Dr. Sergio Cortes. Para o especialista, a comida é algo que não está necessariamente ligado apenas ao ato de nos alimentar, mas também para nos proporcionar certa satisfação, desde que saibamos lidar com essa situação de maneira adequada, pois se isso for feito, não terá nenhuma influência negativa. Contudo, Dr. Sergio Cortes lembra que o problema se instala quando as pessoas passam a usar a alimentação como um caminho para fugir de certas situações desagradáveis, como estados elevados de estresse.

O especialista destaca que existem formas de evitar que a comida se torne um meio de escapar de momentos ruins. Para isso, quem está buscando perder peso deve ter um controle rigoroso sobre o que come e na maneira como isso influencia no humor, pois isso permite identificar práticas negativas. Dr. Sergio Cortes suscita que também é necessário dar atenção para a necessidade de comer certas coisas, se aquilo está servindo realmente para saciar a fome ou se está sendo utilizado apenas como forma de recompensa, conforto ou satisfação.
Website: http://sergiocortesoficial.com/