São Paulo, SP--(
DINO - 08 nov, 2016) - A coleção de livros "Eu amo" da editora Mol já contou histórias de várias pessoas que são apaixonadas por bicicletas, viagens e corrida. O seu quarto volume conta histórias de 50 brasileiros que são completamente apaixonados por comida. Na edição "Eu amo comida", a diversidade é o principal ponto, além de proporcionar uma troca de culturas e experiências misturando diferentes regiões do país.
50 pessoas foram selecionadas minuciosamente para compartilhar suas experiências com comida. Seja por hobby ou até mesmo por profissão. O prazer de comer fala mais alto, e além de mostrar para o leitor histórias admiráveis, ainda divide receitas deliciosas. O universo culinário é imenso, regado de tradições e rituais gastronômicos, toda a questão de descoberta de sabores e aprimoramento dentro da cozinha faz com que o público interessado nesse assunto só aumente.
Além de idealizar o fato de comer, a proposta do livro é muito cativante. Parte da renda arrecadada com a venda dos livros será revertida para as ONG"s Banco de Alimentos e Gastromotiva, que tem como concepção o uso da comida para mudar o mundo. O projeto tem também o apoio da Ticket, uma das maiores empresas fornecedoras de vales refeição e alimentação. O livro da autora Roberta Faria é distribuído pela Banca Do Bem, que acredita na defesa de causas como: alimentação, mobilidade, saúde, educação, sustentabilidade, etc.
Referência no mercado de Masalas e especiarias, Marcelo Nastari é um dos 50 brasileiros escolhidos para participar dessa viagem gastronômica que o livro proporciona. Com o seu empório instalado na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Romana, Marcelo faz uma alquimia de temperos e inova a cada dia, tendo mais de 70 produtos diferentes em sua loja. Mas, não é só ter um negócio, abrir uma loja, "fazer dinheiro" que o trouxe para esse mundo, e sim a paixão pela culinária.
Marcelo é advogado e largou a profissão para se dedicar ao preparo de Masalas, principalmente. No livro, ele conta um pouco de como se interessou pelo assunto, "Naquela época, em 2001, não se ouvia falar muito de outras especiarias no Brasil, a não ser cravo, canela, pimenta. Aí descobri as masalas, um termo da culinária indiana usado para se referir à mistura de especiarias. E vi que havia não só uma infinidade delas, como também diferentes usos para cada mix: pratos salgados, doces, bebidas e até tratamentos da medicina ayurvédica". Então, a curiosidade e a vontade de aprender só o impulsionou a estudar melhor as ervas, criar combinações, ir atrás de coisas novas e enfim, criar suas próprias misturas.
Motivado, o advogado conta no livro que não parou nas especiarias indianas. Viajou em busca de ingredientes novos, descobrindo alguns até mesmo brasileiros que não são nem um pouco conhecidos, como a baunilha do cerrado, pimenta rosa de aroeira e o cumaru. Além de todo conhecimento obtido, Marcelo sente prazer em compartilha-lo. Todos os seus produtos na loja possuem uma receita para abrir horizontes, ele sempre está disposto a mostrar aos seus clientes diferentes modos de uso de cada tempero e também se dispõe a ouvir ideias novas, "Adoro trocar experiências, saber como usaram, com o que combinou, que sabor teve. Depois, testo em casa".
O empresário compartilhou em sua entrevista um dos seus carros-chefes no empório, o Chai Masala. A receita é composta por canela de pau, cardamomo verde, pimenta do reino preta, cravo da índia, gengibre seco e erva doce. A mistura de todos esses ingredientes resulta em muito sabor e a sensação de identificar cada especiaria depositada ali. Essa bebida tradicional indiana pode ser encontrada na loja virtual de Marcelo:
http://www.graovizirespeciarias.com.br/; ou então em seu encantador empório, localizado na Rua Marcelina, 563 ? Vila Romana.
Website:
http://www.graovizirespeciarias.com.br/