Releases 25/08/2015 - 16:39

Indústria debate na Bahia crescimento, investimentos e desenvolvimento


(DINO - 25 ago, 2015) - O jornal Correio e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) vão promover o seminário "Indústria Forte". A proposta é reunir especialistas nacionais, empresários, líderes do setor e autoridades públicas (veja programação abaixo) em busca de soluções para o setor produtivo. O evento para convidados ocorrerá na segunda-feira, 31 de agosto, das 8h30 às 14h, no auditório da Fieb.

O debate terá como cenário os números da atividade industrial traçados pelo IBGE que mostram que a produção industrial cresceu 0,4% em 2011, encolheu 2,3% em 2012, expandiu 2,1% em 2013 e diminuiu 3,1% em 2014. A média desses quatro anos foi negativa. De junho de 2014 a junho de 2015, a produção física foi 6,3% menor que no mesmos período anterior. Por sua vez, o mercado externo traz sinais pouco claros. O dólar valorizado barateia os produtos Made in Brasil; porém, o saldo comercial só melhorou porque a importação caiu 19,5% neste ano, enquanto a exportação caiu 15,5%.

O seminário terá três palestras que irão abrir os painéis de debate. A primeira, com o presidente da Inter B. Consultoria Internacional de Negócios, Claudio Frischtak. Ele irá destacar as "Perspectivas de Financiamento para a Retomada do Investimento Produtivo". Em sua fala, Frischtak fará avaliação do atual cenário internacional e nacional, os desafios da indústria para a retomada do seu protagonismo na economia brasileira e as fontes de financiamento para recuperação do setor produtivo. Participam do primeiro painel "O papel das instituições de fomento no financiamento" o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o diretor de Competitividade e Tecnologia da FIESP, José Ricardo Roriz, o presidente do BNB, Marcos Holanda, o senador Antonio Anastasia e Claudio Frischtak.

O economista Samuel Pessoa, sócio da Reliance Consultoria e ex- chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), terá como tema de sua palestra "Alternativas de Financiamento para a Indústria". Participam do segundo painel "O Papel do Mercado de capitais e outros mecanismos de crédito", o presidente da FIEB, Ricardo Alban, o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Junior, Marcelo Lyra, vice-presidente de relações institucionais, comunicação e desenvolvimento sustentável da Braskem e Samuel Pessoa.
O evento será encerrado com palestra-almoço do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O seminário Indústria Forte é organizado pelo jornal Correio e da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e tem o patrocínio da Braskem e o copatrocínio de Suzano Papel e Celulose, Banco do Nordeste e Oxiteno.

Programação Indústria Forte*

31/08/2015 (Abertura 8h)

8h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h Abertura do Seminário

9h às 9h40 Palestrante: Claudio Frischtak, presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios

Painel I ? Perspectivas de Financiamento para a Retomada do Investimento Produtivo

9h40 às 11h Palestrantes: Luciano Coutinho, presidente do BNDES, José Ricardo Roriz, diretor de Competitividade e Tecnologia da FIESP; Marcos Holanda, presidente do BNB e o senador Antonio Anastasia. Moderador: Sérgio Costa, diretor do Jornal Correio.

Debate: O papel das instituições de fomento no financiamento

11h às 11h30 Palestrante: Samuel Pessoa, sócio da Reliance Consultoria e ex- chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) Painel II ? Alternativas de Financiamento para a Indústria

11h30 às 12h30 Palestrante: Marcelo Lyra, vice-presidente de relações Institucionais, comunicação e desenvolvimento Sustentável da Braskem, Ricardo Alban, presidente da FIEB, Antonio Carlos Magalhães Júnior presidente da Rede Bahia, Senador Walter Pinheiro e o palestrante Samuel Pessoa. Moderador: Carlos Raíces, diretor de eventos e seminários do Jornal Valor Econômico.

Debate: O Papel do Mercado de capitais e outros mecanismos de crédito

12h30 às 13h30 Almoço-palestra do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Tema: Desafios para a retomada do crescimento econômico

Sobre o jornal Correio ? Maior jornal da região Nordeste, o Correio, título pertencente à Rede Bahia é o líder em circulação paga em seu estado. A sua versão web, Correio24horas, é a mais acessada da região, com maior número de visitas. Impresso, digital e Internet são auditados pelo IVC. Em hábitos de leitura, as pesquisas quantitativas do instituto Ipsos-Marplan apontam que, na Bahia, é o diário que tem mais leitores, a preferência de todas as faixas etárias, o maior índice de leitura em qualquer dia da semana e o maior número de leitores exclusivos.
Website: http://www.correio24horas.com.br