Releases 30/08/2018 - 15:00

Estudo aponta que se alimentar de maneira saudável ameniza sintomas da asma


São Paulo--(DINO - 30 ago, 2018) - De acordo com a nova pesquisa publicada pela plataforma European Respiratory Journal, uma alimentação saudável, baseada em vegetais, grãos e frutas, pode auxiliar na prevenção e também no tratamento dos sintomas da asma, assim como garantir maior controle dessa condição respiratória.

O estudo também revelou que a reeducação alimentar é um dos fatores primordiais no controle de doenças cardiovasculares, do câncer, da diabetes tipo 2 e, inclusive, dos efeitos da asma, problema respiratório que atinge, aproximadamente, 20 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde.

Sobre a asma

A asma é uma doença que, infelizmente, ainda não tem cura. Muitas vezes, configura quadros crônicos, em que a pessoa portadora tem sua respiração comprometida por conta dos brônquios (tubos que levam o gás carbônico para fora dos pulmões e trazem o ar para dentro) sofrerem inflamações e se contraírem, diminuindo o espaço existente para a passagem de ar.

Os pesquisadores levaram em consideração as informações sobre a capacidade de respiração de mais de 35 mil adultos que participaram do estudo "Associações entre dieta e os sintomas da asma e o controle da asma em adultos". Entre os respondentes, 25% dos homens e 28% das mulheres apresentaram ao menos um sintoma de asma. Todos tiveram que responder um conjunto de questões tanto sobre sua respiração quanto sobre estilo de vida ao longo de um ano.

Após o ajuste de outras variáveis, como prática de atividades físicas e uso de cigarros, os estudiosos conseguiram traçar um paralelo direto entre a asma e a alimentação saudável. Os sintomas mais comumente relatados, como a tosse seca, a falta de ar e o chiado, eram mais facilmente controlados entre os participantes que seguiam uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e fibras.

O papel da alimentação

Alimentos ricos em fibras, vegetais e frutas contam com nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes, propriedades principais que auxiliam no controle dos sintomas da asma, é o que garante o pesquisador Dr. Roland Andrianasolo, do Nutritional Epidemiology Research Team e professor da Université Paris 13, que liderou a pesquisa. Em contrapartida, pessoas que consomem muita carne vermelha, açúcar e sal acabam por agravar os sintomas da doença. Tais alimentos são responsáveis por causar inflamações e podem potencializar os sintomas da condição.

Outra pesquisa, realizada em 2013, trouxera os primeiros alertas sobre o perigo de uma alimentação baseada em fast-food e comidas processadas. De acordo com a revista Science Translation Medicine, aqueles que costumam comer alimentos ultra processados mais de três vezes na mesma semana podem aumentar em, aproximadamente, 40% as chances de desenvolver asma severa em adolescentes e até 25% de risco entre as crianças.

Em contrapartida, alimentar-se com frutas e verduras três vezes na semana, pelo menos, ajuda a diminuir em cerca de 10% a incidência de asma severa em crianças e adolescentes.

Para aumentar a qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, é possível contar com empresas de alimentação saudável, como a Eat Well Brasil, que investem seus recursos na produção de refeições livres de sódio, conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde.

São diversas opções de saladas, bolos, sucos, sobremesas e refeições completas que os clientes pedem pela internet e recebem em casa. Navegue pelo site para conferir todas as informações sobre a empresa e como ter uma alimentação mais saudável.


Website: https://www.eatwellbrasil.com.br/