São Paulo, SP--(
DINO - 01 mar, 2016) - A alguns anos atrás, a relação entre o verão e as farmácias era bem simples. Nessa época do ano presenciávamos uma procura imensa por produtos relacionados aos cuidados da pele. Cremes, protetores e shampoos eram itens certos dos mais procurados entre dezembro e fevereiro. E os lojistas se mostravam aptos a atender a demanda.
Os famosos kits de viagem se fizeram presentes por muitos anos, mas recentemente o Multifarmas (comparador de preços de remédios na internet) notou uma mudança no comportamento dos brasileiros. "Fizemos um levantamento dos 20 produtos mais buscados nesse verão, e o resultado mostra uma grande participação de produtos relacionados a beleza e estética. Essa mudança de tendências pegou os lojistas despreparados, deixando o consumidor refém de preços altos e quantidades bem abaixo do esperado. " Informa David Almeida, sócio fundador do Multifarmas.
Segundo o levantamento, dos 20 produtos mais buscados no site, 55% são classificados entre remédios para emagrecer, cremes para remover manchas da pele e cuidados com cabelo. Isso mostra como a percepção de consumo mudou de alguns anos para cá. Em época de férias a busca por medicamentos controlados caiu 91% e o que prevaleceu nesse verão é a vontade de se mostrar esbelto nas festas, praias e piscinas.
Outra peculiaridade que reafirma o diagnostico indicado por Almeida, é em relação a alta procura por repelentes. Eles ganharam grande notoriedade nesse ano. Inclusive é deles o posto de produtos mais procurados no site. O motivo para esse aumento das buscas está condicionado aos casos de dengue que infelizmente são comuns nessa época do ano no Brasil. Outro fator que influencia essas buscas, tem relação a descoberta do vírus zika (também transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti) e uma suspeita do desenvolvimento de casos de microcefalia no país.
Se analisarmos os dados é possível notar que os repelentes não apareciam nem entre as 100 maiores buscas no site nos anos anteriores. O aumento em 2016 ultrapassa os 644% com relação ao mesmo período do ano passado.
O Multifarmas monitora estes dados de mercado e apresenta algumas ferramentas onde a indústria e o varejo podem facilmente visualizar tendências e perfis de consumo como é o caso desta mudança de comportamento do consumidor no verão. Portanto, é correto afirmar que os padrões de consumo mudaram. As mídias, criaram tendências, onde o bem-estar corporal é mais importante do que as doenças pré-existentes, e o medo de um mosquito, mobiliza milhares de pessoas a buscar incessantemente um meio de se defender. Também é correto afirmar que a melhor forma do consumidor garantir os seus interesses, é pesquisar muito bem antes de concluir uma compra. A internet é uma fonte rica em diversificação de produtos e preços, explore-a.
Website:
http://www.multifarmas.com.br/