São Paulo--(
DINO - 01 mar, 2016) - Empreender é o sonho de muitas pessoas. Colocar em prática ideias inovadoras, gerenciar o desenvolvimento de projetos e, consequentemente, mensurar os resultados do esforço despendido são alguns dos aspectos que motivam indivíduos de diferentes faixas etárias a iniciarem o próprio negócio. Atrelada a esta prática cada vez mais comum está a educação e toda a base construída para que, desde cedo, jovens tenham sua criatividade estimulada com frequência.
Em 2014, a Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) divulgou o resultado de sua pesquisa com o objetivo de definir o perfil do jovem empreendedor brasileiro. Os entrevistados, cuja idade estava entre 18 e 39 anos, correspondiam aos 27 estados do país e 39% deles revelou desejo de ter o próprio negócio. Outro dado a ser destacado é o que se refere à idade do "potencial jovem empreendedor" ? 21 e 25 anos. De acordo com a pesquisa, isto demonstrou que há um período de amadurecimento tanto das ideias quanto das habilidades empreendedoras até que, de fato, a própria empresa tenha condições de ser aberta.
Neste ponto, os futuros donos de seus próprios negócios necessitam de auxílio e orientação durante o processo de aprendizagem sobre o universo dos negócios. Com o intuito de contribuir de modo efetivo durante esta trajetória até o sucesso profissional, uma plataforma online reuniu conteúdos para melhor trabalhar o comportamento empreendedor: a
BOOMIT Fundada em outubro de 2014, a empresa criou um programa cujo foco é o desenvolvimento das habilidades empreendedoras de jovens estudantes tanto de escolas quanto de universidades. A BOOMIT fornece às instituições de ensino desde material didático e professores com alta qualificação até a plataforma online com tecnologia interativa que permite o aprendizado dos alunos na prática. "Desenvolvemos um conteúdo exclusivo, tendo como centro o comportamento jovem", explica Carolina Augusta, CEO da BOOMIT, que também ressalta a importância do caráter empreendedor na formação educacional da juventude brasileira: "Empreender é lidar com as adversidades, desenvolver liderança, criatividade, multidisciplinaridade e versatilidade. Por isso, acreditamos que o estímulo ao empreendedorismo na juventude ajudará a formar adultos mais independentes para um mundo com desafios cada vez maiores".
Aprendendo e empreendendo.
A metodologia aplicada pela BOOMIT em escolas de Ensino Fundamental e Médio aborda temas como "comportamento empreendedor", "finanças pessoais", "fundamentos básicos de marketing" e "tecnologia da informação". Os alunos são orientados por profissionais capacitados nas áreas citadas anteriormente e têm acesso à tecnologia digital na qual é possível gerenciar projetos criados ? além de permitir a comunicação com professores e mentores.
Tratando-se dos docentes, a empresa também fornece capacitação para os mesmos a fim de que a disciplina de "Empreendedorismo" seja incluída na grade curricular. Com isso, as aulas abrem espaço para maior dinamismo no desenvolver do conhecimento sobre negócios ao passo em que as mais diversas ideias ganham a chance de gerar projetos inovadores.
Já nas universidades, o processo de aprendizado mantém sua essência ? a de enfatizar os benefícios do caráter empreendedor ? e agrega elementos como consultoria para a criação de pré-aceleração (transformação de projetos criativos em negócios de sucesso) e desenvolvimento de programas de empreendedorismo que levam em conta tanto o perfil do aluno quanto o de sua instituição. O resultado deste processo é a chance de desenvolver os projetos criados pelos próprios alunos no ambiente interativo e online da ferramenta ? potencializando a experiência de aprendizado.
"Empreender era uma realidade muito distante para mim"
Carolina teve muitas ideias de negócios inspiradoras, mas com elas estava a dificuldade em conseguir, por exemplo, sócios. De início, os obstáculos são muitos. Para superar tais adversidades, há de se reunir uma boa quantidade de determinação e, obviamente, formação técnica.
"Quando ingressei na universidade, tive contato com diversas iniciativas empreendedoras e ali eu descobri que o que eu mais queria era fazer a diferença, ter algo meu. Foi então que comecei a perceber que este não era um problema só meu, mas muitas pessoas tinham a mesma dor, não conseguir executar uma ideia de negócio", relembra a CEO.
Atualmente, sua missão diante da juventude brasileira é diminuir a distância entre o desejo de ter autonomia nos negócios e a possibilidade de empreender "com a certeza de que fomentando o empreendedorismo e inovação podemos criar novos horizontes para mundo".
Escolas e universidades interessadas em estimular ainda mais a capacidade criativa e inovadora de seus alunos, entrem em contato com a
Boomit e amplie as capacidades empreendedoras dos alunos.
Vale acompanhar pelas redes sociais também ? onde sempre há novidades:
Facebook ou
LinkedIn .