Releases 26/02/2015 - 18:08

Volta às aulas: prepare seu filho com autismo para o retorno à escola


(DINO - 28 jan, 2015) - Todo início de ano letivo traz novidades. Nessa época, a ansiedade é comum aos pais tanto quanto aos alunos, já que as surpresas de mais um ciclo educacional são positivamente inevitáveis: contribuem para o crescimento intelectual e pessoal de cada um, favorecendo o convívio e a socialização.
Se o período já é naturalmente mercado pelas atenções das famílias ao retorno de seus filhos à escola, o cuidado precisa ser redobrado no trato de crianças com autismo durante o processo. Priscila Braide, responsável pela criação de materiais com ênfase na abordagem mais efetiva para o tratamento de indivíduos com autismo, a ABA (Análise do Comportamento Aplicada), dá dicas importantes para tornar a adaptação mais natural e segura:
? Tire fotos da escola, da sala de aula e da nova professora. Mostrar ao seu filho onde ele estudará e quem estará com ele, ensinando-o, durante o período na escola, tornará a transição de ambiente mais confortável.
? Acostume seu filho com a rotina escolar. Antes do início das aulas, estimule seu filho a dormir e a acordar no horário adequado, como se já estivesse frequentando a escola.
? Separe alguns itens representativos. Permita que seu filho leve à escola, ao menos nos primeiros dias de aula, alguns objetos familiares com os quais se identifica em casa. Livros e brinquedos com os quais já está habituado, por exemplo, podem aumentar a sensação de segurança das crianças quando colocadas em um novo ambiente.
? Repasse a rotina visual das atividades que serão realizadas na escola. Simular atividades como sentar-se na cadeira para pintar, formar fila para ir ao parque e lanchar, bem como regras visuais de comportamentos esperados, como falar baixo e seguir instruções da professora, são importantes para inserir seu filho na nova rotina.
A insegurança é comum e, muitas vezes, inerente às mudanças. É válido ressaltar que passar confiança ao seu filho é tão importante quanto prepará-lo para mais uma etapa na escola. De fato, crianças com autismo demandam cuidado especial, mas estão totalmente aptas ao desenvolvimento normal se constantemente estimuladas a isso.
Quer conhecer mais sobre a abordagem ABA e seus materiais de aprendizagem?
Visite http://www.stimulusaba.com.br/o-que-e-aba/.