Releases 26/09/2018 - 14:29

Quando faz sentido para o seu negócio e sua imagem profissional usar o Instagram?


(DINO - 26 set, 2018) - O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. O perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e com a maioria dos usuário com um bom potencial de consumo. Veja alguns números interessantes:

53% são mulheres e 47% são homens.
67% estão entre os 18 a 34 anos.
95% dos usuário possuem conta no Facebook e/ou Twitter.
70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias.
Mais de 1.2 bilhões é o número de curtidas diárias.

Se a sua empresa tem interesse nesse perfil de usuários, continue lendo essa matéria pois separamos diversas dicas exclusivas da LISTA VIP do WhatsApp do especialista. Filipe tem reunido grupo mensais com a participação de 256 empreendedores que se interessam na fidelização e captação de novos clientes mas não sabem por onde começar.

Qual o melhor tipo de postagem para o meu negócio?

1 - Mostre seus bastidores

Como seus produtos são feitos? Imagens do processo de fabricação podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações a quem compra. Você presta serviços? Qual a sua forma de trabalho? Respondendo a essas perguntas haverá informações suficientes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.

2 - Conte uma história

Crie postagens que liguem uma imagem com a outra. Séries com diferentes temas conectam o usuário e criam um enredo que leva ao conteúdo e faz com que seus seguidores esperem por mais. Detalhes de ações offline, teasers ou complementos de comerciais são ideias interessantes para se contar.

3 - Diga onde você está

Seu negócio é local e precisa de visitas? Esse pode ser uma boa maneira das pessoas saberem onde você está. Em suas imagens, além da legenda, faça uso da geolocalização. Se a empresa tem diversas filiais ou franquias é uma boa maneira de mostrar onde elas estão. Outra alternativa é registrar a presença da empresa em eventos ou palestras para gerar credibilidade.

"Um exemplo neste caso é a @starbucksbrasil. A marca possui filiais em todo o país. Em suas ações locais o perfil usa a geolocalização para indicar as suas lojas e o que estão fazendo localmente, diz o especialista."

4 - Use imagens com texto

ESPORADICAMENTE! Frase curta, leitura rápida e layout limpo. As imagens com texto podem ser um grande motivo para compartilhamento. Frases de famosos (desde que autorizadas ou de cunho público) alinhados ao seu negócio, frases de efeito ou conteúdos chamativos são boas formas de usar a imagem com texto. Mas tome cuidado com a legenda, ela precisa ser extensão da sua frase e não uma repetição da mesma.

Qual o melhor horário para postar?

Toda rede tem seu horário de pico. No Instagram em dias de semana os horários ficam de 12h às 14h e das 19h às 23h. Nos fins de semana fica entre as 15h e 19h.Mas definir o seu horário é a melhor estratégia para aumentar o engajamento da sua empresa na rede social.

Descubra o seu horário

Faça a pergunta: quais os hábitos do meu consumidor? Como ele se comporta em relação ao meu negócio? Se você tiver um restaurante que funciona somente no horário de almoço, manter postagens às 10h30 pode ser uma boa opção. Caso a sua empresa trabalhe com serviços de lazer, por exemplo, postagens aos sábados ou domingos podem trazer mais resultado que em dias úteis.

Uso de Hashtags

Hashtags são palavras-chave que determinam o assunto da postagem. As hashtags certas podem dar uma grande exposição às suas fotos. É uma das principais estratégias para os usuários encontrarem o seu perfil. Mas fique atento: ele precisa ser público, caso contrário, todo seu esforço pode ser inútil com um perfil fechado.]

Filipe Brandão separou 5 dicas práticas e eficientes para usar as hashtags.

1- Cuidado ao criar a #

Você pode adicionar números nas hashtags se quiser, mas não use espaços ou caracteres especiais (*, $ ou %). Exemplo: #filipbrandao, #filip_bandao (ok); # filip brandao, #filipe%brandao (errado).

2 - Nem mais, nem menos

Colocar diversas hashtags em uma mesma foto não vai deixar a sua foto ou mensagem mais atraente e pode até mesmo espantar novos seguidores com o exagero. De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre três e cinco hashtags, sendo seis um limite aceitável.

3 - Não exagere na marcação

Uma dica é publicar no primeiro comentário aos invés da descrição da publicação. Use até 30 marcações em uma publicação. Caso esse número seja ultrapassado, seu comentário não será publicado. E o principal, tome cuidado para não se tornar um spammer.

4 - #Top10

Usar hashtags amplas ou que estão em evidência pode fazer com que suas imagens caiam em um mar de informações e não sejam encontradas. Procure # que mais tenham a ver com o seu contexto. Estudar seus seguidores e concorrentes pode ser um bom começo para inserir as suas hashtags.

5 - #suahashtag

Não pense que só porque a hashtag é sua que as pessoas irão usar. Coloque um contexto em que ela possa ser usada. Uma ação de engajamento, uma promoção ou pegar carona em uma campanha offline. Ter a sua hashtag ajuda a mensurar o resultado da sua campanha. Uma dica: a sua # não precisa ter o nome da sua empresa. Usar #CamapanhaMaisEmpresa muitas vezes é forçado e não leva ao resultado esperado.

Agora você já pode colocar em prática e ver o quanto faz sentido para o seu negócio e imagem profissional. Brandão se dedica às consultorias e tem uma equipe que cuida do social media de marcas e celebridades. Em seu grupo VIP no WhatsApp ele dá dicas semanais. Não deixe de lado essa oportunidade de se desenvolver cada vez mais nas redes socais e atingir excelentes resultados. Além de conteúdos, captação, comportamento e ideias, Filipe ainda estimula seus leitores.


Website: https://www.instagram.com/filipbrandao/