Releases 10/06/2015 - 16:23

Coworking. Saiba quais são as vantagens desse novo modelo de trabalho


Uberlândia, MG.--(DINO - 10 jun, 2015) - Dentro do cenário empreendedor, muitas vezes, algumas dificuldades para encontrar um lugar para trabalhar são encontradas e algumas alternativas, antes não utilizadas, estão ajudando as pessoas a produzirem mais e com redução de custos. O home office, por exemplo, que já é utilizado pela maioria dos empreendedores e por mais de 30% das empresas brasileiras, ainda é o modo alternativo mais utilizado.
Correndo por fora, um novo modelo implantado no Brasil e que cresce a cada ano, visa à melhoria na produtividade de empreendedores e profissionais liberais, gerando também uma economia que pode chegar até 70% em relação à utilização de salas comerciais, além de proporcionar integração entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Este novo modelo é o de escritórios compartilhados ou coworking.
São pouco mais de 400 escritórios compartilhados no Brasil, onde as pessoas dividem o ambiente, recursos e as experiências com profissionais de outras áreas e empresas. Segundo Luis Machado Reis, que utiliza o modelo de coworking há quase um ano, o trabalho em um escritório com essas características proporciona o contato com pessoas de diversas áreas e esse fator é determinante para o andamento das suas atividades, por conta do networking. De acordo com o publicitário e proprietário de um espaço de coworking em Uberlândia, Thiago Couto, a desvantagem de se trabalhar em um home office é que o ambiente familiar e o aconchegante da casa podem gerar um acúmulo de trabalho e horas extras, pela existência de fatores que podem tirar a concentração do profissional, como: televisão, pessoas da própria família, animais de estimação, ou até mesmo as tarefas domésticas.
De acordo com uma pesquisa anual da revista Deskmag, especializada em coworking, cerca de 60% dos usuários melhoraram o padrão de trabalho; 64% disseram completar suas atividades em tempo menor, em relação ao trabalho em casa ou empresas. A pesquisa ainda confirmou que 58% dos entrevistados trocaram o home office pelo coworking e 59,3% procuram o coworking pela interação com outros profissionais.