(
DINO - 10 jun, 2015) - Um simples vacilo ou queda e lá se vai a tela do seu celular, tablet ou notebook. Bate aquele desespero e a primeira coisa que você pensa é que isso significa que pode dar adeus ao seu aparelho, seja porque você acha que ele estragou ou porque não vai querer pagar o conserto, certo? Errado!
Não é porque o azar bateu à sua porta que você irá se conformar. Realmente, existe um eterno conflito entre dispositivos eletrônicos e a gravidade, mas lembre-se: todo mundo um dia vai passar por isso. Portanto, é hora de correr atrás do prejuízo. A ELGScreen possui telas para
tablet , para
celular e ainda te ensina como trocar a tela, com a garantia de que é mais fácil que você imagina.
Sensibilidade
A tela danificada é um problema que atinge principalmente quem possui aparelhos com display mais sensíveis, como é o caso daqueles da Apple. Como a sensibilidade é grande e os aparelhos são caros, algumas gambiarras não são bem vindas pois podem danificar aquele dispositivo.
Portanto, confira se aquele aparelho está na garantia e, caso esteja, procure uma assistência técnica. Entretanto, caso este prazo já tenha se esgotado e o bolso esteja vazio, algumas dicas podem te ajudar a realizar esta troca com segurança. Confira um rápido tutorial de troca de display de tablets, elaborado por quem mais entende de tecnologia e computação.
Tutorial
- Antes de começar, procure uma mesa lisa em um lugar seguro e limpo para realizar a troca da tela de seu tablet. É importante que não haja nenhum objeto por perto que possa interferir naquele procedimento.
- A primeira coisa a fazer é remover o chip e o cartão de memória.
- Depois é necessário retirar o aro de proteção do tablet. Faça isso com um cartão de plástico (pode ser um de crédito, por exemplo). Imprimindo um pouco de força, vá contornando toda a extensão do aparelho e descolando o vidro, pouco a pouco.
- Remova, primeiramente, a tampa traseira do tablet. Não é necessário retirar a capa.
- Com as ferramentas adequadas que encaixem em seu aparelho, como mini chaves de fenda, vá soltando os cabos da bateria e, posteriormente, a bateria em si. Remova-a completamente.
- Retire o cabo do touchscreen. Com chave de fenda, faça uma pressão. Como ele é encaixado, rapidamente ele pode ser removido.
- Tem início agora a parte mais difícil do processo: normalmente, o vidro do display é colado nos tablets, mas eles não saem com facilidade. A dica aqui é esquentar o aparelho para que o procedimento seja realizado mais rapidamente. Utilizando um secador de cabelo, vá aquecendo todo o dispositivo.
- Após aquecer, utilize um estilete para ir descolando a capa. Faça movimentos contínuos, pressione e empurre repetidamente. Vá escorregando o estilete em volta do vidro, mas sempre com delicadeza. Caso seja necessário, utilize o secador de cabelo mais uma vez e continue descolando a tampa.
- Retirado o vidro, limpe a área onde ele ficava no tablet com um pano seco. Fique atento porque podem cair pedaços de vidro durante a remoção.
- Para colocar o vidro novo, primeiro remova a película do objeto e fixe no aparelho. Não se esqueça de colocar o botão do display na hora de encaixar. Confira, com segurança, se está bem encaixado e aperte.
- Encaixe agora a conexão que havia sido aberta anteriormente, coloque a bateria e outros componentes que tenham sido retirados. Aperte o aro com força, até que tenha certeza de que ele está firme.
- Devolva o chip e o cartão de memória, e pronto! Está trocado seu display no seu tablet.
Garantia
Caso o aparelho esteja na garantia, que geralmente é de cerca de um ano, é habitual que a companhia dê um dispositivo novo ou troque aquela peça danificada. Mas isso somente ocorre quando aquele problema não foi causado pelo usuário. A cobertura não é aplicada em casos de má conservação, mesmo que seja no período de garantia.
No entanto, especialistas garantem que entrar em contato com a assistência técnica é sempre importante, porque há casos em que o aparelho vem de fábrica com algum defeito de fabricação, que muitas vezes o usuário desconhece.
Fonte:
ELGScreen