Releases 28/08/2018 - 10:50

Site oferece consultas médicas mais acessíveis para pacientes que têm planos de saúde exclusivamente hospitalares


São Paulo, SP--(DINO - 28 ago, 2018) -
A crise econômica que afeta o Brasil desde 2014 fez o número de associados aos planos de saúde despencar em aproximadamente 3 milhões de beneficiários nos últimos 4 anos, segundo dados da ANS. Buscando oferecer modalidades de planos mais acessíveis e reduzir a perda de clientes, algumas operadoras oferecem planos com cobertura exclusivamente hospitalar.

Estes planos, que não incluem consultas ou exames de rotina, vêm atraindo a atenção de quem precisa economizar, mas não quer abrir mão da cobertura hospitalar nos casos de emergência e internação, que quase sempre representam os maiores custos.

Em média, os preços destes planos costumam ser 40% abaixo dos que oferecem cobertura completa, incluindo consultas e exames de rotina, além de hospitalização. Isto pode representar uma economia importante ao orçamento das famílias.


CONSULTAS PARTICULARES: OPORTUNIDADES E NOVOS DESAFIOS AOS DOUTORES

Como os planos hospitalares não incluem consultas, abre-se a possibilidade de aumento na demanda por atendimentos particulares, o que gera uma oportunidade aos profissionais da saúde e, ao mesmo tempo, representa um desafio: manter e atrair novos pacientes, mesmo sem o convênio.

O portal Nossos Doutores, lançado no final de 2017, observou esta lacuna no mercado e oferece não só a médicos (que são os mais diretamente afetados pela redução do número de beneficiários dos convênios), mas também a psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, a possibilidade de criarem um perfil no site e gerarem novas consultas particulares a custos acessíveis, em seus próprios consultórios. O serviço já conta com quase 500 profissionais em 25 cidades do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.

"Em geral, as famílias estão dispostas a arcar com os custos de consultas particulares. Mas, sem o convênio, é natural que busquem por preços mais acessíveis", afirma Helder Conde, diretor de operações do portal.


PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS E BUSCA MAIS CRITERIOSA

Trabalhar com convênios, para muitos profissionais da saúde, virou sinônimo de burocracia, demora nos pagamentos e honorários baixíssimos. Muitos deles, buscando maior volume de pacientes particulares, têm optado por praticar valores mais atraentes. Mesmo assim, os honorários costumam ser bem melhores do que os valores pagos pelas operadoras de saúde.

Helder explica que "no Nossos Doutores os profissionais são livres para definirem os preços de suas consultas. Mas felizmente a maioria deles compreende o cenário econômico atual e pratica valores menores, sem abrir mão da qualidade do atendimento".

"Sem a exigência de procurar por médicos específicos associados ao convênio, os pacientes sentem-se mais livres para escolherem os profissionais da saúde de sua preferência", comenta Solange Maia, diretora comercial do portal. Segundo ela, "o fato de ser uma consulta particular e a facilidade em buscar informações levam o paciente a escolher seu doutor de forma mais criteriosa do que costumava ser com o convênio".

O Nossos Doutores permite ao paciente encontrar não só quem são os especialistas mais próximos a ele, mas também conhecer informações detalhadas sobre seus perfis profissionais, ver fotos do seus consultórios, ler conteúdos publicados por eles e assistir a vídeos dos quais tenham participado.

O serviço ao paciente é inteiramente gratuito. Ele paga apenas o valor da consulta realizada, diretamente ao profissional escolhido. Para os doutores, existe apenas o custo fixo da assinatura mensal, sem taxas por atendimento realizado. Todos eles têm seus dados verificados junto ao respectivo Conselho Profissional, quando ingressam no portal.


INFORMAÇÃO GERANDO VISIBILIDADE

Solange Maia destaca que, na internet, a qualidade da informação oferecida é o que gera valor e impulsiona a visibilidade. Por isso, segundo ela, o objetivo do portal é ser mais do que um catálogo de profissionais.

A empresa periodicamente publica em seu blog matérias sobre saúde física e mental, sempre com a participação de seus doutores. "O intuito é fornecer ao paciente informações confiáveis, com a seriedade que se espera quando se fala sobre estes temas. Nos preocupamos com a saúde da pessoa de forma global, antes mesmo de uma decisão dela pelo agendamento de uma consulta", explica Solange.

Além disso, os próprios doutores podem gravar vídeos e publicar conteúdos em que abordem temas variados de suas áreas de atuação. Estes materiais ficam disponíveis no perfil do profissional e são divulgados nas redes sociais do Nossos Doutores.

Segundo Solange, "isto representa um nova realidade, que já foi bem incorporada por muitos dos profissionais da saúde: agregar valor, comunicar-se com clareza e compartilhar seu conhecimento de forma acessível às pessoas é a melhor forma de gerar credibilidade e levar o paciente a optar por ele como seu doutor".



Website: https://nossosdoutores.com.br