Releases 10/08/2016 - 15:27

Cinco dicas para realizar um evento de sucesso


São Paulo, SP--(DINO - 10 ago, 2016) - Realizar um evento de sucesso, exige que vários itens sejam pensados corretamente, tanto para atender os objetivos fins de quem contrata / realiza o evento, tanto para os seus participantes.

Veja esses 5 itens que com certeza contribuirão muito para o êxito do seu evento:

1. Esteja preparado!

Você tem uma estratégia para o evento? Você alinhou os objetivos do evento com os objetivos de negócios que envolvem este evento de forma geral?

A realidade é que sem uma estratégia de evento, você está caminhando ás cegas, sem um GPS e contando unicamente com a sorte.

Comece respondendo essas perguntas básicas:

- Por quê o evento será realizado?
- Quem você quer que participe?
- O que você deseja que as pessoas falem, após sair do evento?
- Quais as mensagens-chave, que devem ser transmitidas nesse evento?
- Quais as estratégias e as ferramentas serão utilizadas para garantir que as pessoas entendam e capturem a sua mensagem chave?
- Como você vai avaliar e controlar o andamento do evento?


2. Crie uma experiência emocional

Eventos de sucesso são aqueles que criam conexões e experiências emocionais em seus participantes ? que efetivamente conseguem se conectar com eles em diferentes níveis sensoriais, utilizando diferentes aspectos da comunicação.

Muitas vezes é por essa razão que muitos eventos corporativos, são chamados de teatros de negócios, pois o objetivo é criar eventos memoráveis, que causem impacto e experiências emocionais.

Criar uma experiência emocional exige cuidadosa reflexão e planejamento, veja alguns dos aspectos que podem ser considerados:

- Quais emoções você está tentando criar?
- Como seu evento será estruturado para que alcance esse objetivo?
- Qual os melhores locais para auxiliar na criação dessa experiência?
- Quais estágios e etapas deverão ser seguidas para otimizar a conexão entre os apresentadores e os participantes?
- Quais materiais áudiovisuais serão utilizados para construção dessas emoções?
Responder essas questões é um bom começo para alcançar seus objetivos, obviamente não se esgota nesses itens, pois várias alternativas e objetivos irão surgir, mas podem ser utilizadas como norteadoras do seu trabalho.

Além disso, irão colaborar com os aspectos técnicos e criativos do evento que irá ser efetuado, inclusive nos aspectos de equipes técnicas e especializadas para se conseguir o resultado esperado.


3. Escolha o local correto

Pensar nos resultados esperados, apoia a escolha do melhor local para a realização de cada evento.

Aspectos como tipo de público, quantidade de pessoas esperadas, aspectos inerentes ao evento em si, deverão ser avaliados previamente à escolha do local.

Se seu evento por exemplo, necessita de projeção, iluminação com efeitos especiais ou sonorização impactante, ter esses itens como balizadores da sua escolha, irão lhe poupar dores de cabeça.

Vários outros aspectos em relação ao local, tem que ser avaliados previamente com os contratantes ou patrocinadores do seu evento. Eventos específicos podem requerer lugares com vistas bonitas e impactantes, onde o objetivo do contratante, seja passar uma imagem de relevância e impacto para fechamento de negócios (ou ainda para eventos sociais).

Se a exigência do evento, for que o público esteja concentrado nos apresentadores ou palco principal, pode ser interessante lugares que tenham poucos (ou nenhum) outro atrativo visual, com a ausência de janelas, vitrais, claraboias ou tetos abertos. Nesse contexto, é interessante que você escolha um local sem luz ambiente, onde possa fazer uso total da iluminação e impactar como desejar os diferentes momentos do evento com uma boa estratégia de iluminação.

Vá aos locais antes de decidir a locação, tenha uma relação clara dos aspectos relevantes do evento e principalmente dos resultados que se quer obter.


4. Defina a comunicação do evento

A comunicação é sempre um aspecto que deve ter extrema atenção e planejamento prévios ? e é justamente nesse aspecto que muitos eventos falham.

A definição do que precisa ser comunicado, deve ser efetuada previamente ao evento e com tempo para o entendimento e checagem de todos os envolvidos. Esse briefing mais elaborado é fundamental para que você não tenha problemas nesse aspecto ? somente após definido de forma clara para "quem" e "o quê" deve ser comunicado, os demais aspectos do evento podem ser pensados.

Cada vez mais, esse aspecto deve ser pensando com cuidado, pois a comunicação deverá estabelecer a estratégia dos resultados que se quer alcançar. A estratégia deverá definir qual publicidade será utilizada, público-alvo e linguagem requerida, promoção de vendas,

A estratégia pode ser definida como sendo de propaganda, promoção de vendas, marketing, propaganda, mídias sociais e relacionamento


5. Fazer uma lista de fornecedores

Algumas ações deveriam ser claras, mas infelizmente em muitos momentos não são: elaborar e manter uma lista de fornecedores atualizada e especificada para todos os tipos de evento que você desenvolve, é fundamental.

Estabeleça critérios de confiabilidade e pontualidade para que você possa ir filtrando ao longo do tempo, com quais fornecedores pode contar ou não, que tem maior qualidade e comprometimento com seu trabalho.

Isso evita uma série de improvisações e "quebra-galhos" que podem ser evitados com um processo de planejamento mais assertivo.


Cada evento tem um objetivo diferente, com elementos e realização próprios, porém as etapas de pensar, planejar e estabelecer critérios para seu sucesso são comuns a todos eles ? essas dicas, são uma pequena parte do que você precisa atentar, mais irão lhe garantir a realização de um evento melhor, com melhor custo-benefício e reconhecimento do seu cliente.


Rental Brasil ? Considerada um dos melhores fornecedores para eventos

Somos uma das locadoras de móveis mais admiradas em todo o país, em função da nossa presteza, agilidade, excelente qualidade de materiais, frota própria e políticas de qualidade focadas no sucesso dos eventos de nossos clientes. Afinal, são mais de 40 mil eventos realizados somente nos últimos 6 anos ? conheça a Rental Brasil e surpreenda-se você também.

Cássio Morelli

Website: http://www.rentalbrasil.com.br/