São Paulo, SP--(
DINO - 07 nov, 2016) - Médicos de diversas partes do Brasil e do exterior participaram do II Congresso Brasileiro de Ceratocone entre os dias 4 e 5 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Os especialistas apresentaram suas pesquisas e experiências na área e promoveram um profundo debate sobre técnicas de diagnóstico e de tratamento do Ceratocone, doença degenerativa e uma das principais causas de transplante da córnea.
"O Congresso representa uma excelente oportunidade de atualização para os médicos porque eles têm contato com as técnicas mais modernas e com os profissionais que são referência no tratamento do ceratocone. O evento teve um peso científico muito bom", destacou o Dr. Renato Neves, presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone.
Os médicos acompanharam palestras sobre os métodos da implantação do Anel de Ferrara, ou anel intraestromal; técnicas com laser; especificidade de cada aparelho para diagnóstico preciso da doença; tipos, indicação e adaptação de lentes de contato, além de outros temas.
No dia 5 de novembro, segundo dia do congresso, os médicos abordaram questões do transplante de córnea e participaram do III Simpósio Avedro Latino-americano de Crosslinking, técnica usada para endurecer a córnea e retardar a progressão da doença.
O Ceratocone, que atinge uma a cada duas mil pessoas, é uma doença degenerativa e provoca alterações na curvatura da córnea, além de aumento progressivo da Miopia e do Astigmatismo, sendo a principal causa dos transplantes de córnea. Se não diagnosticada precocemente pode causar danos severos e irreversíveis.
Website:
http://ceratocone.net.br/