Releases 07/11/2016 - 13:30

Aplicativo antecipa hoje nota no Enem, que só será divulgada pelo INEP em 2017


São Paulo, SP--(DINO - 07 nov, 2016) - Ao contrário do que muita gente pensa, a nota do Enem não vai de 0 a 1000 e não pode ser calculada a partir da soma de acertos no gabarito. Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração e correção das provas.

Com a metodologia, as questões ganham pesos distintos de acordo com seu grau de dificuldade. Dessa forma, dois alunos que acertaram o mesmo número de questões podem ter notas completamente diferentes - e ficariam sabendo disso só em janeiro do ano que vem, quando o INEP divulga os resultados oficiais. A nota no Enem é utilizada para avaliar candidatos nas universidades que adotam o SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Poucas horas após a prova deste ano, o Quero Minha Nota! estimou a nota com TRI e separada por área de mais de 190 mil alunos. Os alunos já encontram as estimativas de nota de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática no app para Android e iOS, que ocupa a primeira oposição entre os mais baixados em Educação.

Para os candidatos planejarem melhor seu futuro, o aplicativo ganhou este ano o SiSUmetro, que calcula as chances de ingresso em milhares de cursos de universidades do SiSU em todo o Brasil, a partir da nota estimada.

"Quanto mais estudantes baixarem o aplicativo, mais precisa será a nota calculada. A partir de um certo número, a projeção fica bastante próxima dos resultados oficiais, que só sairão no ano que vem", explica Ricardo Madeira, professor da FEA/USP e sócio da Tuneduc, empresa de tecnologia educacional responsável pelo desenvolvimento do app. "Um dos momentos de maior angústia e ansiedade dos alunos acontece após prova, enquanto aguardam o MEC disponibilizar a nota. Foi daí que surgiu a ideia do app. Com o SISUmetro, o aluno sabe até a probabilidade de entrar nas universidades que está buscando".

O aplicativo é fruto da parceria da Tuneduc com a Folha de S.Paulo e está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.

www.querominhanota.com.br
Website: http://www.querominhanota.com.br