Releases 24/11/2016 - 16:43

Inovar para digitalizar, por Jonathan Sampson, diretor geral da Hays


São Paulo, SP--(DINO - 24 nov, 2016) - O advento de muitas startups, particularmente no setor de tecnologia, é capaz de preocupar indústrias inteiras. Por este motivo, as organizações têm se preocupado em melhorar seus processos internos e implementar inovações a fim de minimizar o impacto do digital. Mas como fazer isso? Jonathan Sampson, diretor geral da Hays, aponta 5 medidas que as companhias podem adotar para acompanhar esse movimento e aproveitar a influência do digital também no mercado de trabalho.

1) Mudança nos processos seletivos

Focar na contratação de profissionais com espírito empreendedor e background digital pode fazer a diferença. Além disso, o fato de já terem atuado em empresas ou projetos voltados à tecnologia ajuda a ampliar o leque de ideias na hora de implementar mudanças.

2) Saber direcionar

É importante reconhecer a área que necessita de uma maior intervenção digital e/ou de ideias inovadoras. Feito isso, o processo pode ser cascateado a outros setores. Deve-se atentar, no entanto, à velocidade com que algumas tecnologias se tornam obsoletas para evitar que isso ocorra durante o período de implementação.

3) União entre setores

Muitas vezes, áreas de uma mesma companhia atuam como se fossem empresas separadas, com processos e culturas distintas. Para atuar de forma mais inovadora e produtiva, é necessário que essas "barreiras invisíveis" sejam rompidas. Isto é, os departamentos devem desenvolver empatia entre si e mediante suas responsabilidades. Isso aumenta o entendimento do negócio como um todo, cria um ambiente propício a ideias e engaja os colaboradores.

4) Explorar o potencial das pessoas

Criar ações que incentivem o compartilhamento de ideias, como reuniões envolvendo pessoas de várias equipes ajuda a criar o senso de pertencimento à organização, além de promover a inovação.

5) Diversidade

Um ambiente com pessoas de lugares, culturas e visões de mundo diferentes tende a aumentar o potencial criativo em brainstorms, por exemplo. Além disso, o fato de as companhias estarem abertas a sugestões de todos os níveis hierárquicos faz que as pessoas explorem suas próprias ideias e conhecimentos e terminem o dia de trabalho mais engajadas.


Nos próximos anos, a maioria das companhias deve fazer investimentos em tecnologia, aumentando a demanda por contratações. Especialistas em computação em nuvens e Big Data, por exemplo, são funções bastante requisitadas por assumirem papéis estratégicos nas organizações.

O desafio é encontrar profissionais qualificados. A dificuldade de encontrar mão de obra para a área impacta nos índices de produtividade e no crescimento das empresas. Mas as contratações, por si só, não são garantia de nada: os líderes devem determinar a direção das atividades e transmitir a importância da formação digital e, em alguns casos, até distribuir conhecimentos.



Sobre a HAYS

A Hays (www.hays.com.br), líder mundial em recrutamento, possui mais de 50 anos de experiência em seleção de candidatos e é reconhecida como a maior empresa do setor listada na Bolsa de Valores de Londres (LSE). A companhia combina sua expertise como um player global com a flexibilidade de se adaptar às culturas dos diferentes países onde está presente.

Fazem parte da consultoria três divisões de atuação: a Hays Executive, destinada a contratar e realocar diretores e profissionais c-level; a Hays, especializada em fazer o recrutamento de profissionais de média e alta gerência; e a Hays Response, destinada a selecionar pessoas para vagas de suporte à gestão, que vão desde de estágio e trainee a coordenação.

Pautada em um dos seus principais valores, a paixão por pessoas, a Hays oferece serviço consultivo especializado sobre o mercado de trabalho e suas tendências. O grupo conta, globalmente, com mais de 8.000 colaboradores, em 240 escritórios, de 33 países e em 20 áreas de especialização no recrutamento. No Brasil, são escritórios, divididos em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

No Brasil, atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos, em 11 áreas de expertise, para vagas permanentes. Suas áreas de atuação são: Accountancy & Finance, Banking, Engineering, Human Resources, Legal & Compliance, Logistics, Supply Chain, Life Sciences, Sales & Marketing, Oil & Gas e Information Technology.

Em 2015, a Hays recrutou, globalmente, 263.000 profissionais.