Campinas - S.P.--(
DINO - 24 nov, 2016) - Imagine um pequeno e médio empresário, tendo a oportunidade de implementar um sistema de gestão, em que ele possa administrar seu empreendimento com inteligência e de forma estratégica, pois bem: isto é o que propõe a nova norma ISO/TS 9002.
Lançada recentemente em novembro, pela organização não governamental ISO (International Organization for Standardization), a nova diretriz já está disponível para venda no site da instituição. Esta diretriz fornece ferramentas para que os gestores formem seu próprio sistema de gestão da qualidade, seguindo as especificidades de seu próprio negócio.
A ISO/TS 9002 servirá para guiar as organizações que pretendem se beneficiar com o máximo que a implementação da ISO 9001:2015 - a norma mais utilizada no mercado - proporciona. A ideia central da nova norma é fornecer explicações e exemplos práticos para auxiliar as empresas no melhor aproveitamento de seu Sistema de Gestão da Qualidade.
As expectativas na aplicação da ISO 9001:2015 é que ocorram melhorias nas empresas, sendo elas: na eficiência; no relacionamento com o cliente; e no alcance dos objetivos principais da estratégia empresarial.
Porém, existem algumas empresas que não conseguiram os resultados esperados com a implementação da ISO 9001:2015. Na teoria estas organizações até possuem um Sistema de Gestão da Qualidade, mas na hora de executarem o Sistema como um todo não conseguem desfrutar dos seus benefícios.
Com isso, a ISO/TS 9002 é fundamental, uma vez que ela surge como uma solução destes problemas. Apesar da ISO/TS 9002 não ser certificável, ela garante vantagens importantes, já que a sua aplicabilidade ajuda qualquer tipo de organização, independentemente do tamanho, a desenvolver seu próprio Sistema de Gestão de Qualidade baseado nos requisitos da ISO 9001:2015.
Um público que pode se favorecer e muito com esta novidade são as pequenas e médias empresas. Gerenciar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma tarefa difícil para o gestor de uma destas organizações, ora por falta de recursos necessários, ora por falta de pessoas já familiarizadas com este processo.
Os exemplos práticos apresentados na ISO/TS 9002 simplifica a complexidade na interpretação da ISO 9001:2015, principalmente para os administradores destes empreendimentos menores.
Website:
http://www.templum.com.br