Releases 23/11/2016 - 17:18

Nano franquia é opção em meio à crise econômica


Barueri, SP--(DINO - 23 nov, 2016) - Com o desemprego atingindo quase 15 de pessoas em todo o Brasil, para muitos a única saída é empreender. Porém, nem todos possuem dinheiro o suficiente para abrir um negócio de lucro imediato, ou até mesmo adquirir uma franquia das mais populares. Para essas pessoas, a nano franquia se apresenta como uma solução lucrativa e com os custos baixíssimos.

O termo surgiu para caracterizar um modelo de negócios que tem investimento menor que R$ 20 mil. O empreendedor não tem obrigação de ter um ponto comercial fixo e pode atender em domicílio ou até mesmo trabalhar em casa. O modelo ainda é novo no Brasil, mas já existem diversas empresas que vão desde o ramo da tecnologia até a higienização de veículos oferecendo esse serviço.

Antes da nano franquia, existiam as micro franquias que tinham como valor mínimo de investimento R$ 50 mil. Porém, com o avanço da crise econômica no País foi necessário criar opções mais baratas para aquele empreendedor que não tem condições de investir altas quantias em franquias caras, e que também não tem a experiência necessária para administrar uma infraestrutura que envolve funcionários e locação de espaço comercial.

Claro que se o investimento é menor o lucro também será. Estima-se que em média, o retorno das nano franquias seja de R$ 3 a R$ 5 mil. Em compensação, o modelo barateia custos como o de despesas com escritório e funcionários. Além disso, o trabalho home office evita desgastes e brigas internas que podem acontecer em qualquer empresa.

Quem já aderiu a esse modelo?

É possível ser um nano franqueado em diversos segmentos, basta que esse ramo de serviço permita que o empreendedor possa ter com poucas ferramentas a autonomia necessária para atender seus clientes. Ou então, que consiga realizar todo o trabalho por meio de um computador em sua própria casa.

Um ramo bastante comum entre as "nanos" é o de lavagem de veículos a seco. Neste nicho o investimento mínimo inicial é de R$ 5 mil, com previsão de retorno em até dois meses. Não é necessário andar por aí com nenhum carrinho cheio de materiais pesados, a empresa disponibiliza para o franqueado uma bolsa com todo o equipamento necessário para fazer a limpeza.

Outro segmento interessante que seguiu esse novo modelo de negócios é o do turismo. É possível trabalhar como vendedor de viagens home office com um investimento inicial de cerca de R$ 3 mil. O franqueado recebe treinamento online, e-mail e assinatura personalizados, e todo o material virtual necessário para efetuar as vendas. Nesses casos, a previsão é de que o retorno financeiro venha no prazo de três a seis meses.

O mercado da educação também possui franquias com valores menores que R$ 20 mil. São empresas que oferecem o serviço de reforço escolar. O investimento médio inicial é de R$ 10 mil e o tempo mínimo de retorno é de 12 meses. Apesar do lucro demorar a vir, a renda bruta com esse tipo de franquia pode chegar até R$ 30 mil.

Além dos mercados citados, empresas das áreas de tecnologia, venda de seguros, calçados femininos, jardinagem, entre outras, oferecem opções baratas e lucrativas para novos franqueados. Além do custo da franquia, na maioria dos casos também é pago um valor mensal referente a royalties.

Plataforma Municipal de Negócios

Uma opção que se destaca bastante neste mercado é a PMN (Plataforma Municipal de Negócios), franquia criada pelo Clube dos Embaixadores. Ela trabalha em parceria com diversas empresas e traz ao consumidor o benefício do Campeão - Programa Inteligente que proporciona inúmeras facilidades, como cashback (dinheiro de volta), prêmios, descontos e sorteios.

Para abrir uma PMN em seu município, o franqueado normalmente deve pagar R$ 12 mil pela adesão, mais R$ 0,10 por cada habitante da cidade. Por exemplo, se a cidade tiver 90 mil habitantes, o empreendedor terá que desembolsar pouco mais de R$ 20 mil para iniciar o negócio. Até o final de 2016, a empresa oferece a possibilidade de adquirir uma franquia por um valor inferior a R$ 5 mil.

O objetivo da empresa é chegar a 250 PMNs até o final de 2017. Para Leonardo Moreira, fundador do Clube dos Embaixadores e Idealizador do Campeão - Programa Inteligente, a ideia é levar um sistema inteligente de consumo para todos os cantos do Brasil, o que trará diversos benefícios aos consumidores, além de crescimento profissional aos empreendedores.

Moreira aposta na eficácia de seu produto como ponto forte da difusão das PMNs. "Temos um modelo inovador e altamente eficaz e escalável, além de uma garantia incondicional sobre o investimento realizado. Ou seja, risco zero para quem quer fazer parte do nosso negócio", garante.

Para isso, ele conta com um perfil de empreendedor interessado em atingir grandes marcas profissionais e que, dessa forma, ajude também no crescimento das PMNs. "Ofereceremos uma plataforma de negócios inovadora e o que queremos em troca são pessoas engajadas, determinadas e que estão dispostas a trabalhar com afinco para atingirem grandes resultados", afirma.

A empresa oferece ao franqueado todas as ferramentas necessárias para o trabalho, como e-mail personalizado, cartões, camisetas, crachás, flyers e treinamento especializado. Além disso, o empreendedor também contará, por um mês, com um profissional que o auxiliará no cadastro de consumidores da região.

Após seis meses de adesão, o lucro mensal previsto para esse negócio pode chegar a ser três vezes maior que o investimento inicial de R$ 5 mil. Além disso, a PMN se encaixa no perfil de nano franquias que oferecem a possibilidade do empreendedor poder trabalhar em home office, ou seja, evitando gastos com escritório e aumentando seu tempo útil de trabalho.
Website: http://www.plataformamunicipaldenegocios.com