Releases 14/06/2016 - 17:20

"Estupro" e "Presidenta" estão entre as palavras mais pesquisadas em Maio


São Paulo--(DINO - 14 jun, 2016) - "Estupro", "Presidenta" e "Gitana" foram algumas das palavras mais consultadas por brasileiros, em maio último, no maior dicionário digital da língua portuguesa e um dos mais usados no Brasil - o Priberam, que é mantido pela empresa portuguesa homônima e usado de forma transparente por inúmeras aplicações web e móveis em várias partes do mundo.

De acordo com a Priberam, a influência do noticiário e das novelas gerou picos de buscas de palavras como "apitaço" e "presidenta", respectivamente relacionados aos protestos contra e a favor do governo e à polêmica sobre a correção ou não do tratamento no feminino para a então ocupante do cargo de presidente do país.

No mesmo período, despontaram entre as mais buscadas no Dicionário Priberam as palavras "saruê" e "gitana", ambas muito pouco usadas no linguajar dos brasileiros em condições normais, mas que ganharam notoriedade em função da novela Velho Chico, em cartaz nas telas da Rede Globo.

"Saruê", um termo regional nordestino que nomeia um pequeno gambá, é o apelido de uma das personagens na trama televisiva. Já a expressão "gitana", palavra de origem hispânica que corresponde a "cigana" (esta, muito mais empregada no Brasil), é a forma preconceituosamente ofensiva com que a matriarca Encarnação (vivida pela atriz Selma Egrei) se refere à namorada do filho, cujos costumes não aprova.

Nas últimas semanas, aumentou também a busca pelos termos "hexacampeão" e "estupro". O primeiro se refere à vitória do Internacional no Campeonato Gaúcho, que lhe conferiu o título de campeão pela sétima vez consecutiva, e o segundo está relacionado a uma série de casos recentes de violência contra mulheres.

O Dicionário Priberam teve, em 2015, mais de 25 milhões de visitantes únicos, com predominância do Brasil e de Portugal, e forte penetração em públicos de Angola, Moçambique, Timor, Macau e Guiné-Bissau, além de receber consultas de países com outros idiomas.

Outra palavra entre as mais buscadas no Brasil foi "exponencial" um termo distante do uso coloquial mas igualmente compatível com o cenário atual de crescimento da inflação, aumento do desemprego e outros fatores ligados à crise econômica.

Surpreendentemente, entre as cinco palavras mais consultadas no país estão expressões sofisticadas como "biopsicossocial", "resiliência" e "miríade". Para estes destaques, aparentemente aleatórios, a Priberam não detecta justificativas muito claras, mas é possível que estejam relacionadas ao vocabulário de livros "best-sellers" ou até a outras ocorrências na TV ou no cinema.

As 10 palavras mais consultadas em maio, no Brasil:

1. Gitana
2. Exponencial
3. Hexacampeão
4. Apitaço
5. Saruê
6. Biopsicossocial
7. Resiliência
8. Inaudível
9. Inerente
10. Estupro

Na lista da Priberam a palavra "Presidenta", embora muito citada no noticiário, ficou em 18º lugar.

Em termos de plataformas, também nos acessos ao Dicionário Priberam se refletiu a transição acelerada para as plataformas móveis: os acessos ao site através de smartphones subiram 46% face a 2014.
Para mais dados estatísticos, visite http://blogue.priberam.pt/2016/01/numeros-de-2015.html

Para mais informações sobre o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, acesse http://www.priberam.pt/dlpo/


VIANEWS Comunicação Integrada
Tel: +55 (11) 3868-0188
Pedro Cadina - pedro.cadina@vianews.com.br
Sibelle Freitas - sibelle.freitas@vianews.com.br


Informações para a imprensa
Press Consult
(11) 3865-8555
Contato: Fabiana Nogueira
fabiana@pressconsult.com.br



Website: http://www.priberam.pt/dlpo/