Curitiba - PR--(
DINO - 11 jun, 2015) - Lançamento da Editora Planeta, A biografia íntima de Leopoldina revela vertentes de uma imperatriz ainda pouco conhecida dos brasileiros. Nela, o autor Marsílio Cassotti mostra, através da história de Leopoldina, a força feminina em uma época dominada por homens e revela como ela usou a fé católica como ferramenta de sobrevivência para superar um casamento repleto de infidelidades. Matriarca harmoniosa, mas com opiniões fortes, Leopoldina, cunhada de Napoleão Bonaparte, teve papel decisivo na independência do Brasil.
Por origem genealógica, caráter, educação e, acima de tudo, livre exercício de seu livre-arbítrio, Leopoldina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz do Brasil, era uma pessoa cuja vida, desde a adolescência até a morte, foi guiada por um fé inabalável no "Todo-Poderoso". Sua visão católica da vida, de acordo com os princípios fundamentais da Igreja, permeava cada um dos eventos mais importantes de sua vida. Alguns deles foram: a decisão de se casar com o príncipe herdeiro do Brasil, a forma como foi realizado o seu casamento com Don Pedro e a sua atitude em relação às infidelidades do marido; a procriação e a educação dos filhos; o desempenho durante a independência do Brasil (da qual se pode dizer que foi coautora) e suas ações e opiniões na organização e gestão política do Império.
Apesar de sua importância em todo contexto histórico da época, a vida íntima de Leopoldina ainda era velada, por isso a relevância da obra. Com texto romanceado, baseado no que contam as cartas da própria personagem principal, a obra é alicerçada em pesquisas e documentos da época que ajudam o leitor a remontar todo o cenário vivido por Leopoldina. Sensível, o autor revela situações delicadas pelas quais passou a imperatriz. Entre elas, a frieza com que Carlota Joaquina (sogra de Leopoldina) a tratava, apenas pelo fato dela não ter origem portuguesa ou espanhola.
Casada com D. Pedro I, Leopoldina foi vítima de inúmeras traições. Como quase todas as esposas da época, ela sublimou a infidelidade conjugal em constantes gestações e na criação de seus filhos, desabafando as mágoas em cartas à sua irmã mais velha. No meio das confusões amorosas envolvendo seu marido, entre elas a paixão por Domitila de Castro, Leopoldina acaba optando por deixar de lado o rancor assumindo a tarefa de convencer o marido a declarar a independência do Brasil.
Sobre o autor:
O autor desta obra, Marsilio Cassotti, estudou Ciências Políticas com especialização em Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires, e Língua no Instituto Católico de Paris. Durante anos foi diretor de uma bem-sucedida coleção de História em uma editora do Grupo Planeta em Barcelona, e Assessor em outras editoras de Madri e Lisboa, pertencentes a um importante grupo de comunicação italiano, bem como de destacadas autoras, dentre as quais estão Catarina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria.
LANÇAMENTO EM CURITIBA
A Editora Planeta, a Livrarias Curitiba e o Instituto Cervantes convidam para o lançamento da obra
A biografia íntima de Leopoldina
Com Marsilio Cassotti
Dia 13 de junho, sábado, a partir das 15h
Livrarias Curitiba - ParkShopping Barigui
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Campina do Siqueira
Tel.: (41) 3330-5185
Entrada franca
Serviço do livro
A biografia íntima de Leopoldina
Marsilio Cassotti
Editora Planeta
Biografia romanceada / 2015
ISBN: 978-85-422-0496-4
Brochura / 16 x 23 cm / 304 páginas
R$ 39,90
Website:
http://www.planetadelivros.com.br/biografia-intima-de-leopoldina-livro-198727.html