Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 07 mai, 2018) - Nos dias 15 e 16, o lugar do profissional e do estudante de recursos humanos é no RH-RIO. O congresso estadual de gestão de pessoas, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), promoverá, no Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, 4 mesas magnas e 25 palestras simultâneas. Executivos de empresas como TIM Brasil, Coca-Cola, GE Celma, IBM, SulAmérica, Vale, Santander, L'Oreal, entre outras, serão alguns dos palestrantes que vão compartilhar práticas de sucesso e tendências da área. Com o tema "O Futuro em Nossas Mãos", a 48ª edição do RH-RIO trará para o centro do debate o que as organizações e os profissionais podem fazer para que as mudanças tão almejadas pela sociedade sejam alcançadas. O impacto da transformação digital nas organizações, o propósito social do RH, negociações coletivas, gestão de conflitos, novos paradigmas na educação corporativa, diversidade, engajamento e endomarketing e o papel do RH em casos de assédio são alguns dos temas que serão debatidos durante o congresso.
"Mais do que nunca, visto o que o país tem enfrentado nos últimos anos, é preciso que as organizações assumam a responsabilidade de ser protagonista nas mudanças que o país tanto precisa. Então, a ABRH-RJ quer propor esse debate e convocar os profissionais de RH para que sejam os líderes desse processo dentro de suas organizações", explica o presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha.
Para facilitar a decisão do público, as palestras estão categorizadas em seis trilhas de conhecimento - "Transformação Digital", "Inovação em Educação", "Marca Empregadora e Novas Organizações", "Cidadania Corporativa", "Relações Trabalhistas" e "Liderança"-, o que permite que a pessoa possa seguir aquela que tenha mais relação com as suas necessidades profissionais.
"Realmente, temos tido um feedback dos congressistas, nas edições passadas, de que é uma tarefa difícil decidir quais mesas prestigiar. Isso se torna um motivo de orgulho, pois ratifica a qualidade das palestras e a relevância dos temas abordados", comemora a presidente do comitê temático do congresso e diretora da ABRH-RJ, Jaqueline Arruda.
Na trilha "Transformação Digital", serão abordadas as formas como as novas tecnologias e o ambiente digital podem ser vistos como potenciais ferramentas para o mundo do trabalho. Quem optar pelas palestras sobre "Inovação em Educação", vai acompanhar mesas sobre educação continuada e cases de sucesso corporativo. A trilha "Marca Empregadora e Novas Organizações" vai propor reflexões sobre a importância da marca e seus valores. Diversidade e inclusão no mundo do trabalho, o conceito de RH Social e de cidadania corporativa serão algumas das questões explanadas no grupo de palestras inseridas em "Cidadania Corporativa, Diversidade e Inclusão". Já o impacto das mudanças da legislação trabalhista será o foco da trilha "Relações Trabalhistas".
Inovações
Na edição deste ano, duas das principais novidades do Congresso Estadual de Gestão de Pessoas serão as Centrais de Inovação e Experiência. A Central de Inovação, que será patrocinado pela Nexialistas, será todo de vidro em forma de aquário e proporcionará ao público, em horários específicos, a oportunidade de participar de um circuito de vivências inéditas. Realidade aumentada aplicada à aprendizagem rápida, assistentes virtuais, canetas que escrevem em 3D, quadros inteligentes, drones e até chão interativo são algumas tecnologias que estarão, de fato, nas mãos dos participantes. Na Central de Experiências, o congressista terá um espaço para praticar o que está fazendo o RH agir diferente, como design thinking e biodanza. Outra atividade será oficinas de montagem de cenários e figuras, com um tradicional brinquedo de peças de encaixe, que ajudam a desenvolver a criatividade e espírito colaborativo nas pessoas.
Cine Fórum
Momento que já se tornou tradição no RH-RIO, o Cine Fórum deste ano será ainda mais marcante, pois será realizado junto com outro usual evento da ABRH-RJ, o RH na Prática. Enquanto este visa criar debates sobre temas de importância para o desenvolvimento de um RH estratégico, aquele mostra como a sétima arte pode ser excelente ferramenta de treinamento e desenvolvimento através da exibição e debate de temas, vividos no cotidiano das organizações e das pessoas na sua vida profissional e pessoal, e que são retratados no cinema.
A junção dos dois projetos acontecerá no primeiro dia do congresso e colocará em destaque, após a exibição de cenas de diversos filmes, uma questão que vem se tornando um desafio para as organizações, a convivência entre as diversas gerações presentes no mercado de trabalho. Participarão a idealizadora do Cine Fórum e presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), Myrna Brandão; o diretor da Kadan Headhunters, Carlos Vitor Strougo; e a diretora do Grupo Capacitare, Débora Nascimento.
Feira de RH
No mesmo momento do congresso, a Expo RH-RIO, feira de Recursos Humanos e gestão, reunirá empresas que apresentarão em seus estandes o que há de mais atual em serviços e produtos para RH. Será uma excelente oportunidade para gestores pesquisarem e avaliarem as opções que o mercado oferece em relação a produtos como planos de saúde corporativos, seguros, consultorias, sistemas de gerenciamento e programas de benefícios.
Serviço
RH-RIO 2018
Local: Centro de Convenções Windsor Oceânico Hotel - R. Martinho de Mesquita, 129 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Horário: 9h às 18h30
Data: 15 e 16 de maio
Site:
www.abrhrj.org.br Website:
http://www.abrhrj.org.br