Taubaté (SP)--(
DINO - 07 jun, 2017) - A voz suave de Ieda Terra embala as letras das músicas que remetem à natureza e aos costumes dos antepassados no intimista show "Libélula", cuja turnê se encerra em Taubaté, no Teatro Metrópole, nesta quinta-feira (8), às 20h. A turnê, que já passou por seis cidades, traz direção musical do renomado músico e arranjador Ricardo Matsuda, é produzida pela Paraquedas Produções e tem realização do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura a partir do Programa de Ação Cultural (ProAC).
O repertório é inspirado no álbum autoral independente e homônimo, lançado em 2015, de Ieda Terra, mas também inclui algumas de suas canções de estilo pop que dialogam de maneira suave e instigante com a música caipira e folclórica que fazem parte da essência da cantora.
"Eu nasci e cresci no interior de São Paulo, numa cidade chamada São Miguel Arcanjo. Por isso, o show traz um olhar todo particular sobre o meu local de origem, e a sua valorização, que se revelam nos instrumentos típicos da música caipira e folclórica", explica Ieda Terra. "A viola caipira faz uma referência aos antigos trovadores portugueses; o violoncelo remete erudição à música popular; a percussão é uma homenagem à musicalidade latina; e a doçura da flauta transversal cria um ambiente sonoro particular, que tem tudo a ver com as canções."
O show também faz um apelo significativo sobre a importância de se preservar a natureza e os costumes dos nossos antepassados. Além de Ieda Terra, o espetáculo conta com os arranjos e instrumentação de Moreno Overá (viola caipira e charango), Rick Solar (violão e teclado), Rafael Gandolfo Scherk (violoncelo e rabeca), Gisele Pilz (flauta transversal) e Jonathan Andreoli (percussão).
Especificações técnicas
Duração do show: aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Participantes: Ieda Terra (vocal), Moreno Overá (viola caipira e charango), Rick Solar (violão e teclado), Rafael Gandolfo Scherk (violoncelo e rabeca), Gisele Pilz (flauta transversal) e Jonathan Andreoli (percussão).
Conheça Ieda Terra:
Cantora e compositora, natural de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo, formou-se em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina- PR, onde acompanhou o circuito musical universitário participando de festivais como o Festival de Música de Maringá e de Londrina-PR. Na cidade de Ubatuba-SP, onde reside, integrou diversas bandas, tocando em festividades da região. Integra a banda "Os Cascudos", do Projeto Tamar de Ubatuba, desde 2009, realizando aberturas para importantes nomes da música brasileira, tais como Milton Nascimento, Lenine, Gabriel o Pensador, Barbatuques. Ieda também foi cantora convidada para participar do espetáculo "Elas cantam Jobim" no teatro Mário Covas no ano de 2014, com a regência do maestro Bartolomeu Vaz Mendes, em Caraguatatuba.
Buscou o seu aprimoramento musical com a professora de canto Cecília Valentim (que estudou com Koellreuter), e formou-se no curso de canto "Arte do Ser Cantante" em São Paulo no ano de 2015. Estudou com Marcelo Petraglia (difusor da Antropomúsica), Ivan Vilela (professor de viola caipira da USP), Ricardo Matsuda (professor de violão), Fernando Barba (Barbatuques).
Agenda:
Show Libélula
Dia 8 de junho (quinta-feira)
Às 20h
Local: Teatro Metrópole (R. Duque de Caxias, 312 ? Centro, Taubaté/ SP)
Website:
http://iedaterra.com.br/