Releases 01/04/2015 - 16:42

Marketing de experiências se torna ferramenta de incentivo corporativo


(DINO - 01 abr, 2015) - Passeio de balão, salto de paraquedas e estadia em SPA são algumas das opções oferecidas pela Viva! Experiências, empresa que comercializa opções diferenciadas de premiações e incentivos para clientes corporativos. Fundada em 2009, a companhia, que iniciou as atividades com foco no consumidor final, hoje é voltada para o mercado empresarial, já tem mais de dois mil clientes pessoa jurídica e cerca de 500 parceiros. Desde que iniciou suas atividades, a Viva! Experiências vendeu ao todo 70 mil itens.

Após uma profunda análise mercadológica, os sócios da Viva! perceberam o alto potencial das vendas para o segmento B2B, se comparado ao B2C. No Brasil, são as empresas, especialmente áreas como RH e Marketing, que mais adquirem experiências e outros prêmios para presentear, incentivar ou recompensar clientes, colaboradores, fornecedores e força de vendas. Grupos como Claro, Porto Seguro, Eurofarma e Avon já realizaram campanhas com a companhia. "Estamos sempre reinventando nossas soluções, cada projeto é um novo desafio. E sabemos que, para reter talentos, a organização que investe em práticas e compensações para manter bons funcionários se diferencia das demais" diz Andre Susskind, sócio fundador da Viva! Experiências. O marketing de experiências acaba funcionando como motor para gerar motivação e produtividade. Hoje, cerca de 70% das vendas corporativas são para os colaboradores e vendedores.

A área corporativa da Viva! Experiências tem um portfólio completo que oferece alternativas com produtos e serviços. Entre as soluções de serviços, por exemplo, há a vertical, Experiências e Viagens, que é a mais requisitada pelas empresas e está crescendo tanto em São Paulo como em outros estados. Além de jantares, SPAs, aulas de esgrima e pilotagem de Ferrari, disponibiliza viagens nacionais e internacionais. A segunda vertical, Cartões Presente e Ingressos, apresenta opções com cobertura nacional que vão desde cinema até livros, produtos e vestuário com marcas como Cinemark, Submarino, Flores Online e Grupo Pão de Açúcar. Por último, a vertical Produtos, traz brindes de luxo como kit vinho e chocolate, além de eletrodomésticos e eletroeletrônicos por meio de parcerias com marcas como Fast Shop e Chocolat du Jour.

Marketing de experiência também pode ser alternativa de fortalecimento dos negócios no período de crise

De acordo com Andre Susskind, o marketing de experiências é uma alternativa para que qualquer companhia, independentemente do tamanho, obtenha bons resultados tanto junto aos colaboradores, quanto aos clientes, mesmo que o valor de investimento seja reduzido. Recentemente, uma empresa do setor imobiliário contratou a Viva! Experiências para presentear compradores de um empreendimento de luxo. Na entrega das chaves, a o dono do imóvel foi contemplado com um kit online, onde pôde escolher entre uma massagem, um jantar especial ou kits gourmet. Cada presente custou apenas R$90 à construtora, mas, para o cliente, foi uma experiência com alto valor agregado, já que ele teve a oportunidade de comemorar a compra do novo apartamento.
Em relação ao público interno, muitas empresas ainda oferecem bônus em dinheiro aos seus funcionários, o que não é ruim, mas não é algo diferenciado. "Quando uma firma incentiva seus funcionários com experiências, eles passam a ser movidos por aspirações e uma nova relação é estabelecida", explica o sócio fundador da empresa.

Segundo o psicólogo americano Thomas Gilovich, da universidade de Cornell, a experiência é um presente para se viver. Seus estudos confirmam que experiências trazem mais felicidade do que bens materiais. Ou seja, fazer coisas em vez de comprar coisas nos deixa mais felizes.

Sobre a Viva! Experiências:

A Viva! Experiências é uma empresa brasileira especializada em premiações e incentivos para empresas. Foi fundada em outubro de 2009 pelos gêmeos Andre e Daniel Susskind, ambos formados em Administração pela FGV. Oferece soluções corporativas físicas e virtuais abastecidas com um extenso portfólio com experiências e viagens, cartões presente e ingressos, além de produtos.
Possui mais de 10 mil itens no portfólio, com valores entre R$30 e R$10mil. Empresas terão um executivo de contas dedicado e podem também solicitar propostas e/ou reuniões por meio do site corporativo (corporativo.vivaexperiencias.com.br). Pessoas físicas podem adquirir os kits de experiência no site (www.vivaexperiencias.com.br) ou em uma das unidades da Livraria Cultura. Contatos também podem ser feitos por meio da Central Viva!: (11) 5525-3270.