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DINO - 01 abr, 2015) - Passeio de balão, salto de paraquedas e estadia em SPA são algumas das opções oferecidas pela Viva! Experiências, empresa que comercializa opções diferenciadas de premiações e incentivos para clientes corporativos. Fundada em 2009, a companhia, que iniciou as atividades com foco no consumidor final, hoje é voltada para o mercado empresarial, já tem mais de dois mil clientes pessoa jurídica e cerca de 500 parceiros. Desde que iniciou suas atividades, a Viva! Experiências vendeu ao todo 70 mil itens.
Após uma profunda análise mercadológica, os sócios da Viva! perceberam o alto potencial das vendas para o segmento B2B, se comparado ao B2C. No Brasil, são as empresas, especialmente áreas como RH e Marketing, que mais adquirem experiências e outros prêmios para presentear, incentivar ou recompensar clientes, colaboradores, fornecedores e força de vendas. Grupos como Claro, Porto Seguro, Eurofarma e Avon já realizaram campanhas com a companhia. "Estamos sempre reinventando nossas soluções, cada projeto é um novo desafio. E sabemos que, para reter talentos, a organização que investe em práticas e compensações para manter bons funcionários se diferencia das demais" diz Andre Susskind, sócio fundador da Viva! Experiências. O marketing de experiências acaba funcionando como motor para gerar motivação e produtividade. Hoje, cerca de 70% das vendas corporativas são para os colaboradores e vendedores.
A área corporativa da Viva! Experiências tem um portfólio completo que oferece alternativas com produtos e serviços. Entre as soluções de serviços, por exemplo, há a vertical, Experiências e Viagens, que é a mais requisitada pelas empresas e está crescendo tanto em São Paulo como em outros estados. Além de jantares, SPAs, aulas de esgrima e pilotagem de Ferrari, disponibiliza viagens nacionais e internacionais. A segunda vertical, Cartões Presente e Ingressos, apresenta opções com cobertura nacional que vão desde cinema até livros, produtos e vestuário com marcas como Cinemark, Submarino, Flores Online e Grupo Pão de Açúcar. Por último, a vertical Produtos, traz brindes de luxo como kit vinho e chocolate, além de eletrodomésticos e eletroeletrônicos por meio de parcerias com marcas como Fast Shop e Chocolat du Jour.
Marketing de experiência também pode ser alternativa de fortalecimento dos negócios no período de crise
De acordo com Andre Susskind, o marketing de experiências é uma alternativa para que qualquer companhia, independentemente do tamanho, obtenha bons resultados tanto junto aos colaboradores, quanto aos clientes, mesmo que o valor de investimento seja reduzido. Recentemente, uma empresa do setor imobiliário contratou a Viva! Experiências para presentear compradores de um empreendimento de luxo. Na entrega das chaves, a o dono do imóvel foi contemplado com um kit online, onde pôde escolher entre uma massagem, um jantar especial ou kits gourmet. Cada presente custou apenas R$90 à construtora, mas, para o cliente, foi uma experiência com alto valor agregado, já que ele teve a oportunidade de comemorar a compra do novo apartamento.
Em relação ao público interno, muitas empresas ainda oferecem bônus em dinheiro aos seus funcionários, o que não é ruim, mas não é algo diferenciado. "Quando uma firma incentiva seus funcionários com experiências, eles passam a ser movidos por aspirações e uma nova relação é estabelecida", explica o sócio fundador da empresa.
Segundo o psicólogo americano Thomas Gilovich, da universidade de Cornell, a experiência é um presente para se viver. Seus estudos confirmam que experiências trazem mais felicidade do que bens materiais. Ou seja, fazer coisas em vez de comprar coisas nos deixa mais felizes.
Sobre a Viva! Experiências:
A Viva! Experiências é uma empresa brasileira especializada em premiações e incentivos para empresas. Foi fundada em outubro de 2009 pelos gêmeos Andre e Daniel Susskind, ambos formados em Administração pela FGV. Oferece soluções corporativas físicas e virtuais abastecidas com um extenso portfólio com experiências e viagens, cartões presente e ingressos, além de produtos.
Possui mais de 10 mil itens no portfólio, com valores entre R$30 e R$10mil. Empresas terão um executivo de contas dedicado e podem também solicitar propostas e/ou reuniões por meio do site corporativo (corporativo.vivaexperiencias.com.br). Pessoas físicas podem adquirir os kits de experiência no site (
www.vivaexperiencias.com.br) ou em uma das unidades da Livraria Cultura. Contatos também podem ser feitos por meio da Central Viva!: (11) 5525-3270.