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DINO - 09 nov, 2015) - A fotografia tem um importante papel na comunicação e fortalecimento de uma marca. Em questões de segundos, ela pode transmitir uma mensagem ou internalizar uma ideia que a empresa quer passar aos seus clientes.
Presente nos sites, intranets, portfólios e nas redes sociais, as fotografias contribuem para que os clientes, parceiros, consumidores e o público interno tenham conhecimento sobre as atividades corporativas, lançamento de produtos, promoções, etc.
Muitas empresas já perceberam os benefícios de utilizar fotografias em suas publicações, principalmente nas redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela Social Bakers sobre os compartilhamentos das marcas no Facebook, 77% dos usuários compartilham e interagem com as marcas quando as postagens são realizadas utilizando fotografias.
Então, não deixe de explorar esse importante recurso em seu negócio. Para te ajudar, o Blog eMania - Apaixonados por Fotografia, Vídeo e Cinema - entrevistou a fotógrafa Érica Santos, especialista em fotografia corporativa, que deu dicas sobre como realizar boas fotos de acordo com o perfil do seu negócio. Além disso, listamos as principais tendências de
fotografia para sites empresariais.
A Criatividade
De acordo com Érica, antes de começar a clicar, é preciso fazer uma autoanalise para identificar o que precisa melhorar em suas fotografias. "Eu utilizo o app Pinterest, no qual há muitos estúdios fotográficos compartilhando fotos e editoriais. Recomendo fazer um painel de inspirações com tudo o que te chama atenção ou que você gostaria de fazer em suas fotos, isso te ajudará a ter mais criatividade quando iniciar a produção", conta.
Equipamentos e técnicas
As fotografias de produtos, por exemplo, são mais detalhadas, por isso, Érica indica o uso de uma
lente fotográfica fixa com uma abertura entre f2/0 e f1/8. "Trabalhar com uma câmera que permita intercambiar lentes é o suficiente para obter ótimas fotos. Utilizo bastante a
Câmera Canon T5i,
lente 50mm e 35mm, mas, para alguns trabalhos, também uso outros
equipamentos fotográficos como a Câmera Canon 5D Mark III", recomenda.
Sobre as técnicas, Érica afirma que elas ajudam, porém, é preciso ter bom gosto para explorar o melhor do produto ou do momento, se atentando, basicamente, com a iluminação e o enquadramento.
Fica a dica
Para finalizar, a fotógrafa conta que para ter boas fotos de produtos e comida, ramo no qual ela vem realizando muitos trabalhos, a dica é inserir o produto em cenas do cotidiano, o chamado still life. Materiais fotográficos nesse estilo funcionam bem em sites, blogs e também em publicações impressas.
Tendências fotográficas para sites
Fotos no background
Ter uma imagem de qualidade e que esteja em consonância com os objetivos da empresa, ajuda a prender a atenção do cliente para o seu produto ou serviço. Uma tendência que vem fazendo sucesso nos sites empresariais é utilizar uma única foto grande na homepage, com o mínimo de texto.
Esse é um modo de apresentação simples, porém impactante e moderno. Mas, não adianta usar uma foto qualquer, pois a imagem será a principal responsável em divulgar a sua empresa neste canal. Então, invista em algo realmente bonito, que combine com o seu site e não fuja da identidade visual de sua empresa.
Blogs Fotográficos
Se seu negócio tem muitas fotografias para mostrar aos clientes, é interessante investir em um blog
fotográfico , tendo as suas fotos como parte central de cada post. Adicione textos curtos e, principalmente, descrições das imagens, pois isso te ajudará a manter o SEO (Search Engine Optimization) de sua empresa mais forte.
Imagens Interativas
O efeito mouseover também é uma tendência que está em alta. Este divertido recurso chega ao olhar de seus visitantes como um elemento surpresa ao exibir uma foto totalmente diferente ao passar o mouse sobre uma imagem. Ele vem sendo utilizado, principalmente, em sites de e-commerce para mostrar ao cliente um produto e como usá-lo.
Website:
http://blog.emania.com.br/