Campinas-SP--(
DINO - 09 nov, 2015) - Se a invenção da roda mudou a humanidade, a invenção do pneu como conhecemos hoje causou um grande impacto no universo automotivo. Os primeiros pneus nada mais eram do que tiras de couro que revestiam as rodas de madeira. Mais tarde essas tiras foram substituídas por lâminas de aço ou ferro, porém o uso desses materiais causava um grande desconforto na rodagem dos veículos, além de possuírem um processo de fabricação extremamente trabalhoso.
Mas durante muito tempo essas eram as únicas opções disponíveis. O pneu de borracha começou a tomar forma depois que o inventor norte-americano, Charles Goodyear, descobriu um método que consistia na mistura de enxofre e borracha em alta temperatura, tornando o material muito mais elástico e resistente. Esse processo foi batizado como "vulcanização".
Na mesma época o inventor e veterinário escocês, John Boyd Dunlop, trabalhava para aperfeiçoar os pneus. Dunlop desenvolveu o primeiro produto com câmara de ar para aplicar no velocípede de seu filho, que o utilizava para ir à escola. Para resolver o problema de trepidação, o inventor inflou tubos de mangueira de látex, utilizados em sua clínica veterinária, usando uma bomba de ar de inflar bolas e envolvendo os tubos com uma manta de lona para proteger. Em seguida o colocou em volta da roda do triciclo, dando origem assim aos primeiros pneus como conhecemos hoje.
Com o passar do tempo, a tecnologia presente na fabricação do pneu só avançou. Atualmente existe uma infinidade de modelos e medidas, cada qual destinado a um uso específico.
Considerado um dos componentes mais importantes de qualquer veículo, o pneu é quem suporta o peso da sua carga e que faz o contato com o solo, além de ser responsável pela transformação da força do motor em tração. Eles também atuam na estabilidade do veículo e são essenciais para a eficiência da frenagem.
Leandro Vanni, informa que são diversos os fatores que devem ser considerados na escolha do pneu: medida, largura, perfil e aro; índice de carga e velocidade e é sobre isso que vamos falar.
Quando você vai comprar um pneu, na lateral vem um número. Vamos usar o exemplo 205/55 R 16 91 V.
205 ? Este número mostra a largura do pneu em milímetros. Ela tem papel fundamental na estabilidade e controle do carro.
55 ? Este número represente a altura do pneus. Ele mostra a porcentagem em relação à largura nominal. Ou seja a altura representa 55% da largura do pneu.
R ? Significa que a construção do pneu é Radial (Formado por cordonéis de aço dispostos paralelamente ao sentido radial) Características: Mais seguro, maior quilometragem, redução de consumo, maior tração, melhor controle em curvas, maior resistência a furos.
16 ? Representa o tamanho do pneu em relação a roda, o diâmetro do pneu e está em polegadas.
Vanni explica que existem pneus com a mesma medida, mas índice de carga e velocidade diferentes, que podem apresentar uma perda significativa no desempenho do veículo.
Para entender melhor o assunto assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=v2p_B-fjcoQ