(
DINO - 27 ago, 2015) -
Ampliar a cooperação entre as instituições de ensino superior brasileiras e holandesas, especialmente nas áreas de indústria criativa, tecnologia e ciências humanas, é um dos objetivos da Ministra da Educação dos Países baixos Jet Bussemaker, que é também titular das pastas de Cultura e Ciência. Atualmente, cerca de 50 das 62 universidades da Holanda possuem algum tipo de parceria com pelo menos uma universidade do Brasil e a intenção dos Países Baixos é ampliar o número de acordos bilaterais nos próximos anos, promovendo, consequentemente, um aumento no fluxo de estudantes entre os dois países.
"São inúmeras as possibilidades de cooperação acadêmica. A Holanda recebe anualmente cerca de 1.000 estudantes brasileiros em cursos de graduação, mestrado e doutorado e estamos desenvolvendo diversas ações para aumentar o número de holandeses estudando no Brasil. O Brasil possui universidades com alto nível de qualidade e têm muito a oferecer aos estudantes estrangeiros culturalmente", afirma Ellen Bijlsma, Diretora do Nuffic Neso Brazil, fundação subsidiada pelo Ministério da Educação holandês que tem como finalidade dar suporte aos brasileiros que desejam estudar nos Países Baixos e fomentar a cooperação acadêmica entre os dois países.
Para concretizar essa iniciativa, a Ministra aproveitou o período no Brasil para debater com professores e assessores internacionais das principais universidades do Rio de Janeiro e São Paulo questões relativas desafios relativos a internacionalização dos seus programas educacionais e apresentou os planos do Governo holandês para ampliar o fluxo de estudantes para o Brasil.
"O objetivo do evento é aprofundar a discussão sobre formas de se garantir cooperações entre universidades holandesas e brasileiras na área de Educação Superior, valorizando e promovendo parcerias estratégicas. ", explica Ellen.
No Rio, o encontro reuniu cerca de 10 instituições de ensino superior que aproveitaram a ocasião para destacar que existem convênios institucionais de longa data entre os dois países "Na UERJ recebemos intercambistas holandeses desde 2008, especialmente nos cursos de Design e Desenho Industrial, uma das áreas de excelência da Holanda", afirmou Cristina Russi, assessora internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ.
Nesse cenário, a universidade holandesa Hotelschool The Hague aproveita a presença da Estadista no Brasil para discutir a formação de acordos bilaterais com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o grupo holandês Good Hospitality Group promoveu uma conferência no Teatro Popular de Niterói sobre como funciona sua política de "social business" e mostrou seu projeto de trazer um hotel flutuante para Niterói em 2016, para ser instalado em frente ao Campus do Gragoatá durante 5 anos.
Além da palestra informativa, também foram assinados dois documentos ao término da cerimônia. O prefeito Rodrigo Neves, junto à ministra, e o reitor da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello assinaram uma Carta de Coalisão, onde a Prefeitura, a UFF e o GHG manifestam interesse em concentrar esforços para a vinda do hotel, que terá uma parceria acadêmica com a universidade e deve movimentar a economia da cidade
Em São Paulo, Jet Bussemaker discutiu o desenvolvimento de capital humano na área de bioeconomia em conjunto com as universidades holandesas TU Delft e Avans University e o Comitê BioBrasil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Na ocasião, o Brasil e Holanda acordaram expandir o programa de duplo diploma para alunos de doutorado para 100 estudantes até o final deste ano. A mobilidade envolve as Universidade do Estado de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Mais de 30 empresários e profissionais da área da educação brasileiros e holandeses participaram da mesa redonda, cuja conclusão foi a importância do desenvolvimento conjunto da produção sustentável de bioenergia, biocombustíveis e bioquímicos. O encontro na Fiesp, foi organizado pela Fundação BE-Basic, Universidade Tecnológica de Delft e pelo Consulado Geral da Holanda no Brasil.
O ensino superior holandês
Destino europeu ainda pouco explorado pelos brasileiros mais tradicionais, a Holanda oferece mais de 2.100 programas de nível superior totalmente ministrados em inglês, entre opções de graduação, mestrado, doutorado, MBA e cursos de curta duração. Além disso, 80% da população holandesa é fluente em inglês, o que torna tranquila a vida do estudante também fora de sala de aula. Famosa pela diversidade cultural, atualmente, 12% da população acadêmica holandesa é formada por estudantes estrangeiros, o que reforça a tradição do país na internacionalização do ensino superior.
Das 14 universidades de pesquisa existentes na Holanda, 11 delas estão na lista das 200 melhores universidades do planeta de acordo com o conceituado Times Higher Education Ranking. Com isso, o país é considerado o 3° melhor ensino superior do mundo.
Bolsas de estudo para brasileiros
Sem fins lucrativos e subsidiada pelo governo, o ensino superior holandês apresenta custos modestos em comparação com destinos de estudos mais tradicionais e possui diversas opções de bolsas de estudos, oferecidas pelas próprias universidades e pelo governo holandês.
O Orange Tulip Scholarship Programme, por exemplo, é um programa exclusivo para brasileiros, organizado pelo Nuffic Neso Brazil, que oferece bolsas (integrais e parciais) sobre o valor da Tuiton Fee (anuidade) dos cursos ou living costs. As inscrições para a edição 2016 do programa estarão abertas a partir de setembro através desse link
www.nesobrazil.org/ots.
Com o objetivo de ampliar o número de alunos estrangeiros nas universidades holandesas, o Ministério da Educação da Holanda lançou em 2014 o Holland Scholarship que recebeu um investimento de mais ? 5 milhões e levou 768 intercambistas paras os Países Baixos. A edição 2015 do programa será lançada em novembro.
Na página
www.nesobrazil.org/bolsas é possível fazer uma busca avançada e descobrir todos os programas disponíveis de acordo com o seu perfil.
Simone Perez
Education Promotion Officer
Nuffic-Neso Brazil
T: (+55 61 30416094)
Website:
http://www.nesobrazil.org/estudenaholanda2015