(
DINO - 29 jan, 2016) - O Cordão da Bola Preta vai colocar o bloco na rua no próximo dia 6 de fevereiro e promete arrastar mais de 1,5 milhão de foliões para o Centro do Rio de Janeiro. O desfile, que começa cedo, às 9h da manhã, traz novidades na sua Corte de abertura da folia, como a nova rainha, a funkeira Ludmilla, e o embaixador, o rei das marchinhas João Roberto Kelly, ao lado dos veteranos, Maria Rita - madrinha, Neguinho da Beija-Flor - padrinho, Leandra Leal - porta-estandarte e Selminha Sorriso - musa das musas.
"Quando me convidaram, eu não acreditei. Fiquei muito feliz porque eu sempre fui foliã. Participava do bloco com a minha avó quando eu era criança. Agora, imagina, sou rainha e me sinto muito honrada. Sem falar que eu adoro a Maria Rita e a Leandra Leal (madrinha e porta-estandarte do bloco, respectivamente). Estou muito ansiosa e já estou super ligada em acessórios e no figurino que vou usar no dia.", conta Ludmilla.
Apesar das dificuldades financeiras pelas quais todos os blocos passam, reflexo também da crise econômica no País, o presidente Pedro Ernesto Marinho diz que o Bola conseguiu fechar as contas e levará um carnaval justo para a rua com muita animação e disposição para as quatro horas de duração do evento.
"A crise veio avassaladora e algumas oportunidades se foram. Tivemos que renegociar contratos também, mas nada que comprometesse o planejamento do desfile. De qualquer forma, um Bloco quase centenário como o Bola tem que se reinventar todo ano para superar dificuldades e não sucumbir. E mais, no Cordão da Bola Preta não tem tempo ruim, se está difícil, trabalhamos ainda mais. Isso basta para ter um desfile maravilhoso e cheio de boas energias. Revigorante. É Bolaaa!", diz ele.
A folia do Cordão começa bem cedo. A concentração está marcada às 7h, na Rua 1º de Março (a partir da Rua do Rosário), no Centro. Início do desfile: Praça XV, às 9h, seguindo o percurso pela Avenida Presidente Antônio Carlos. O Encerramento/dispersão está previsto para 13h, na Rua Araújo Porto Alegre. O desfile tem duração de 4 horas. Informações no telefone 21 2240-8049.
Cordão da Bola Preta - o Maior dos Maiorais
O Cordão da Bola Preta foi fundado em 1918 por Álvaro Gomes de Oliveira (Caveirinha), Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel e Arquimedes Guimarães. Foi Caveirinha quem deu nome ao bloco ao ver passar uma linda mulher com vestido branco com bolas pretas. Daí surgiu o mais famoso bloco do mundo: Cordão da Bola Preta.
O bloco é referência turística, atrai multidões e é tombado Patrimônio Cultural Carioca por ser um dos mais antigos blocos de carnaval do país e último representante remanescente dos antigos Cordões Carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século XX.
SERVIÇO
Desfile oficial: 6 de fevereiro
Concentração: Rua Primeiro de Março (esquina com Av. Assembleia) - 7h concentração - desfile 9h
Percurso: Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos ? Centro;
Cores: Preto e branco
Símbolo: escudo do Bola
Ano de Fundação (1918)
Público estimado: 2 milhões de foliões
Repertório: marchinhas e sambas enredo
Banda: de 30 a 40 músicos
Site / face / telefones sede:
www.cordaodabolapreta.com /
www.facebook.com/cordaodabolapreta / 21 2240-8049 / 21 2240-8099
Madrinha: Maria Rita
Padrinho: Neguinho da Beija-Flor
Porta estandarte: Leandra Leal
Rainha: Ludmilla
Musa das Musas: Selminha Sorriso
Link de Fotos Geral e Corte Real:
https://www.dropbox.com/sh/g7470z4ki64ilh9/AABmI7gFz3ZXLK-84ypzklB_a?dl=0Link Ludmilla:
https://www.dropbox.com/sh/ypf2zx494e5p7lv/AADE2Ly9hYvuj1XnCiqTIhxpa?dl=0