Releases 30/04/2018 - 15:25

Em cenário de crise, empresa que desenvolve método de inglês para escolas brasileiras cresce 80%


São Paulo, SP--(DINO - 30 abr, 2018) - A crise econômica que atingiu em cheio a classe média tem feito as escolas particulares perderem alunos para a rede pública. Contudo, algumas empresas da área de educação têm trabalhado para reverter este quadro e atingido sucesso. É o caso da Simple Education, um grupo com soluções completas e inovadoras no ensino de inglês, que tem aumentado sua presença sobretudo em escolas particulares ao alcance da classe média.

De 2017 para 2018 o aumento de escolas que passaram a adotar os métodos da Simple Education foi de 80%; no período anterior a escalada foi ainda maior: 300%. "O alcance ficou maior. É uma onda que veio para ficar e não volta mais. A procura tem sido grande e várias escolas estão se preocupando em ter esta metodologia para não perder alunos, e a cada ano nosso alcance vem aumentando", relata Antonio de Assis Gonzaga, diretor comercial do grupo.

A empresa atende cerca de 10 mil alunos em 50 escolas de todo o Brasil oferecendo métodos de ensino da língua inglesa nos colégios, inclusive para escolas bilíngues. "As escolas têm perdido alunos por causa da crise. Então, estes colégios precisam apresentar um diferencial aos pais. Passaram a investir no que as tornam diferentes, e um destes fatores é o ensino de inglês e o ensino bilíngue. É muito raro, no ensino comum, um aluno sair fluente no idioma sem a ajuda dos cursos particulares", diz Fernando Henrique Rodrigues, diretor de operações da Simple Education.

"Enquanto países como Alemanha, Suécia, Dinamarca e até mesmo no Congo, isso acontece. Antes, no Brasil, estes métodos só estavam disponíveis em escolas de mensalidades caras, para pais de altíssimo poder aquisitivo. Agora estamos ampliando este alcance", pontua.

O cenário da crise econômica vivido no país desde 2015 tem afetado de forma mais severa a classe média brasileira. Com menor poder aquisitivo, um dos itens cortados da lista de várias famílias foi a educação, com a fuga dos filhos dos colégios particulares para as escolas públicas. De acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares, em 2016 foi registrada uma queda de 12% nas matrículas.

Na contramão deste cenário, ideias criativas no campo da educação têm feito muitos pais da classe média repensar o corte de despesas com a escola.

"Antigamente, o ensino bilíngue estava disponível somente em colégios caríssimos. Nosso produto é completo e sempre traz novidades. O que chamou muita atenção no ano anterior foi a criação de um programa que dá acesso a pessoas que até então não tinham - escolas de classe média, classes B e C. É um produto bem mais acessível", destaca Antonio de Assis Gonzaga, diretor comercial da empresa, que é pioneira na sistematização do ensino bilíngue no Brasil.

Foco na fluência sem afetar o bolso

A Simple Education oferece sistemas diferenciados de ensino de inglês nos colégios. Métodos como o Inglês Diário, com aulas de inglês cinco vezes na semana já inclusas na grade da escola, com foco na fluência no idioma e sem afetar o bolso dos pais: o Sistema Bilíngue, que traz o ensino de outras disciplinas em inglês e no qual o ensino da língua não é um fim, mas um novo meio de aprendizado. São programas que atendem alunos com idade a partir de dois anos até o nono ano do ensino fundamental.

Outros métodos oferecidos pela empresa são os programas de imersão para crianças de dois a cinco anos, no qual 100% das aulas são ministradas em inglês, e todos eles representam um acréscimo irrisório nas mensalidades escolares, de acordo com a Simple Education, com valores que variam de 50 a 90 reais por mês.

"Cursos particulares com esta carga horária não sairiam pelo menos entre R$ 500 a mil reais por mês em uma escola de idiomas", pontua Fernando. "São programas assim que fazem o colégio apresentar um grande diferencial, que é tornar todos os seus alunos fluentes em inglês. Pouquíssimas instituições no Brasil conseguem fazer isso sem um apoio específico, que é o que oferecemos", continua.

Segundo ele, o mercado em breve exigirá tal competência das escolas. "Estamos no início de uma onda que não terá volta. Vários países já tornam seus alunos fluentes apenas com o inglês dado nas aulas dos colégios", destaca.

A Simple Education também oferece aos graduandos do ensino médio o programa High School, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, e que forma estudantes com dupla certificação: o diploma regular brasileiro mais o norte-americano.

Um programa inovador com forte demanda de mercado e capaz de atrair um forte público para o colégio, no qual os alunos estudam tanto as matérias da grade curricular brasileira como a americana. O diploma duplo é reconhecido em qualquer instituição dos Estados Unidos - perfeito para alunos que desejam cursar uma universidade norte-americana.

Simple apresenta novidades na Bett Educar

Para ter maior interface com a direção e coordenação pedagógica das escolas e mostrar com maior clareza seus métodos de ensino, a Simple Education estará presente na Bett Educar, que acontece de 8 a 11 de maio na Expo São Paulo, na capital paulista. São quatro dias de evento e uma circulação média de 20 mil pessoas por dia, segundo os organizadores da feira.

Uma das novidades a serem apresentadas pela empresa no evento é a parceria firmada com a Lego. Em que as icônicas peças de montagem serão utilizadas no método do ensino de inglês nas escolas. No estande serão feitas demonstrações com esta solução.

De acordo com Rodrigues, a feira representa uma grande oportunidade de demonstração do sistema de trabalho da empresa para conquistar mais clientes como uma ferramenta para combater o êxodo de alunos para a rede pública de ensino.

"A Bett Educar reúne educadores, diretores e coordenadores de escolas de todo o Brasil, todas em busca de se aperfeiçoarem e se atualizarem em seus sistemas de ensino. A Simple Education estará presente justamente para se colocar como uma ferramenta fundamental a estas instituições no ensino do inglês para que os alunos se formem com fluência no idioma", conclui.

Sobre a Simple Education
Criado em 2009 com a premissa de ensinar a língua inglesa de forma descomplicada e intuitiva nos colégios por meio de métodos modernos, o Grupo Simple busca contribuir para a transformação da educação brasileira e promover o desenvolvimento.

Website: http://www.assessoriadeimprensapme.com.br