Releases 04/11/2016 - 09:34

Indicador revela que a busca de empresas por crédito em setembro apresentou queda, por Márcio Alaor


São Paulo--(DINO - 04 nov, 2016) - Com base em um indicador da Serasa Experian, Marcio Alaor, atual vice-presidente do Banco BMG, informa que as empresas brasileiras, no mês de setembro, apresentaram uma diminuição média de 7,9% na busca por crédito, em comparação com o mês anterior. Já em relação ao ano de 2015, pode-se perceber alta de 2,6%. No período que vai de janeiro até o mês analisado, conhecido como acumulado do ano, ocorreu uma discreta retração de 0,3% ao se comparar com o ano passado.

Através dos índices obtidos no estudo, economistas da Serasa Experian relataram que o Brasil ainda se encontra sem força no que se refere à tomada de crédito empresarial. Segundo eles, o cenário econômico em crise acaba por enfraquecer a procura por capital de giro, o que é corroborado pelas altas taxas de juros que encarecem transações dessa natureza, desestimulando esse tipo de atividade por parte das empresas.

O indicador em questão leva em consideração diversas vertentes das organizações avaliadas, permitindo compreensões mais detalhadas dos índices encontrados. No que se refere ao tamanho, as empresas de menor porte foram responsáveis pela queda de 8,2%. Já nas de médio e grande portes, houveram respectivos aumentos de 0,1% e 1,0%. Marcio Alaor enfatiza que os dados citados referem-se à comparação entre os meses de setembro e agosto deste ano.

Sob a ótica da separação por setores econômicos, o indicador acusou queda generalizada. A indústria diminuiu sua busca por crédito em 5,3%. O comércio, por sua vez, reduziu a demanda em 2,5%. O maior impacto se deu no segmento que trata da prestação de serviços, estimado em 13,2%, reporta Marcio Alaor experiente executivo que já trabalhou como engraxate e hoje lidera uma das mais sólidas instituições financeiras do país.

Ainda em relação à análise setorial, o acumulado do ano de 2016 demonstrou queda de 4,2% na indústria, seguida pelo comércio com 1,7%, em relação ao ano anterior. Na contramão dos setores analisados, a prestação de serviços comemora alta de 2,2%. Conforme as informações divulgadas pela Serasa Experian, Marcio Alaor noticia que este último setor é o que concentra grande parte das organizações classificadas como micro ou pequenas empresas, que respondem por um importante filão da economia nacional.



Website: https://marcioalaorbmg.com/