CONCORD, Califórnia e San Juan, Porto Rico--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 03 mar, 2016) -
A Cerus Corporation (NASDAQ: CERS), uma empresa de produtos biomédicos com ênfase na melhoria da segurança das transfusões de sangue, anunciou hoje que o Banco de Sangre de Servicios Mutuos em Porto Rico assinou um contrato de compra do Sistema de Sangue INTERCEPT de plaquetas e plasma, para ajudar a proteger o fornecimento de sangue local durante o surto de Zika.
"Porto Rico depende fortemente de sua rede de voluntários de doação local, que fornece a maior parte do nosso suprimento de sangue. Utilizar INTERCEPT para plaquetas e plasma nos permitirá continuar a fazê-lo, bem como aliviar um pouco a carga de custos e logística adicionais associada com a compra de componentes de sangue da parte continental dos EUA, devido às diretrizes para Zika estabelecidas pelo FDA", disse Jose O. Alsina, vice-presidente e diretor de operações do Banco de Sangre de Servicios Mutuos, o maior banco de sangue de Porto Rico. "INTERCEPT é uma tecnologia fundamental para garantir a segurança e a disponibilidade do fornecimento de sangue de Porto Rico e garantir a segurança para os pacientes, prevenindo a transmissão do vírus Zika via transfusão, durante este surto".
"Durante os últimos surtos de vírus emergentes, fomos capazes de implementar INTERCEPT em tempo hábil e com baixo custo", disse William "Obi" Greenman, presidente e CEO da Cerus. "Nós estaremos trabalhando em estreita colaboração com a equipe da Servicios Mutuos para garantir que eles possam fornecer unidades de plaquetas e plasma com carga reduzida de patógenos para os seus hospitais nas próximas semanas, a fim de cumprir as medidas de orientação para Zika emitidas pelo FDA e OMS".
Em fevereiro de 2016, a norte-americana Food and Drug Administration (FDA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram documentos de orientação que reconhecem o risco de transmissão do vírus Zika via transfusão de sangue e medidas de segurança de sangue adequadas para reduzir os riscos de transfusão, incluindo o uso da tecnologia de redução de patógenos.
Como tais surtos demonstram, os patógenos emergem continuamente e representam uma ameaça permanente para a saúde pública. Testes para patógenos emergentes são uma abordagem inerentemente reativa, requerendo a identificação de patógenos específicos para os quais testes podem então ser desenvolvidos e implementados. Há tipicamente um tempo considerável entre o aparecimento de um novo agente patogênico e o reconhecimento de que pode ser necessária uma intervenção de segurança adicional. Em contraste, a redução de patógenos é uma medida de segurança proativa, que pode ser implementada rapidamente para proteger o fornecimento de sangue.
O Sistema de sangue INTERCEPT baseia-se na premissa de que as plaquetas e plasma não contêm DNA funcional ou ARN. No entanto, todos os patógenos e células brancas (as quais são prejudiciais) do sangue os contêm. A redução de patógenos é projetada para bloquear o processo de replicação de modo que agentes prejudiciais tais como vírus, bactérias e parasitas não possam mais se multiplicar e causar doenças, independentemente do fato de terem sido identificados como riscos específicos ao fornecimento de sangue.
Sobre a Cerus
A Cerus Corporation é uma empresa de produtos biomédicos com ênfase na área de segurança de transfusões de sangue. O Sistema de Sangue INTERCEPT foi projetado para reduzir o risco de infecções transmitidas por transfusão, inativando uma ampla gama de agentes patogênicos como vírus, bactérias e parasitas que podem estar presentes em sangue doado. O mecanismo de ação do tratamento INTERCEPT é direcionado ao ácido nucleico e projetado para inativar ameaças já estabelecidas por transfusão, tais como hepatite B e C, o HIV, vírus do Nilo Ocidental e bactérias, bem como novos agentes patogênicos, tais como Chikungunya, malária e dengue. A Cerus atualmente comercializa e vende o Sistema de Sangue INTERCEPT, tanto para plaquetas quanto para plasma, nos Estados Unidos, Europa, Comunidade de Estados Independentes, Oriente Médio e em países selecionados em outras regiões do mundo. O sistema de glóbulos vermelhos INTERCEPT está em desenvolvimento clínico. Consulte
http://www.cerus.com para obter informações sobre a Cerus.
INTERCEPT e INTERCEPT Blood System são marcas comerciais da Cerus Corporation.
Sobre o Banco de Sangre de Servicios Mutuos, Inc
Estabelecido desde 1980, o Banco de Sangre de Servicios Mutuos se dedica ao fornecimento de sangue e seus derivados de acordo com todas as regulamentações federais e estaduais para a comunidade em Porto Rico. Com uma força de trabalho de aproximadamente 200 profissionais, o Banco de Sangre de Servicios Mutuos serve como um serviço centralizado de transfusão para os 10 principais hospitais na área metropolitana de San Juan, bem como fornecedor primário para 30 hospitais em toda a ilha. O Banco de Sangre de Servicios Mutuos está comprometido em fornecer os produtos mais seguros e mais puros aos pacientes na comunidade que servimos.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20160303005296/pt/
Contato:
Cerus Corporation
Stacey Leanos - Diretor associado, Relações Públicas e com Investidores
Lainie Corten - Vice-presidente, marketing global & relações com investidores
(925) 288-6137
ir@cerus.com
ou
Banco de Sangre de Servicios Mutuos
Jose O. Alsina, 787-751-6115
Vice-presidente e diretor de operações
Fonte: BUSINESS WIRE