Releases 04/03/2016 - 17:23

Grupo ReciclaBR demonstra otimismo em meio à crise nas indústrias e investe mais de R$ 33 milhões nos últimos três anos


São Paulo, SP--(DINO - 04 mar, 2016) - O Grupo ReciclaBR, maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil, que processa 200 mil toneladas por ano, anuncia investimentos para aumento de sua capacidade produtiva, rede de captação e diversificação de produtos. Criado em março de 2013, o grupo é composto por três empresas que geram sinergia e maximizam seus resultados: Latasa Reciclagem, Garimpeiro Urbano e Aluzinco. Além disso, possui 22 centros de coleta de sucata em 13 estados brasileiros e quatro plantas no interior do estado de São Paulo (Araçariguama, Itaquaquecetuba e duas em Pindamonhangaba). "As fábricas de Pindamonhangaba, a capital nacional da reciclagem do alumínio, tinham capacidade de produção de 67 mil toneladas em 2011 e alcançaram a marca de 114 mil toneladas em apenas dois anos. Esse crescimento significativo demonstra o dinamismo das decisões estratégicas do Grupo", comemora o CEO do Grupo, Mario Fernandez.

Nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 33 milhões nas plantas de Pindamonhangaba, Araçariguama e nos Centros de Coleta. "Esses investimentos aumentaram substancialmente o potencial do grupo que investiu em equipamentos de alta tecnologia, melhorias nos processos e nas unidades, treinamento e capacitação dos colaboradores e ações de marketing", segundo Mario Fernandez.

Os Centros de Coleta também estão em franca expansão e cresceram em ritmo acelerado, pois em 2011 o Grupo possuía 12 centros de coleta e, em 2015, encerrou o ano com 22 unidades, possibilitando maior capilaridade no processo de coleta dentro do território brasileiro. "Acabamos de investir na abertura de mais um Centro de Coleta em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul. Ainda não estávamos presentes neste estado e vemos que apresenta um grande potencial para a coleta de sucata de alumínio." destaca o CEO do Grupo ReciclaBR.

O Grupo conta com profissionais oriundos de diversos mercados e buscou sempre profissionalizar todos os seus departamentos, mantendo um padrão elevado em todas as áreas. Além disso, são realizadas auditorias internas e externas periodicamente para acompanhamento e aprimoramento das atividades e há a divulgação de Annual Report com dados financeiros apurados pela auditoria a cada ano. Para o CEO do Grupo ReciclaBR, "o sistema de governança é um dos pontos fortes do grupo, pois norteia a conduta dos profissionais e os negócios, administra com transparência os resultados, define as metas a serem alcançadas e gera credibilidade com os stakeholders do grupo e com o mercado".

Dinâmico e determinado para enfrentar as dificuldades econômicas que o país atravessa atualmente, com a recessão da economia e a crise na indústria, Mario Fernandez, que também é o 1º Vice-Presidente da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e Coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da entidade, reforça que está prevenido para lidar com o momento "Costumo falar para os colaboradores que precisamos estar atentos e preparados para as constantes mudanças e, para isso, ter flexibilidade e agilidade para lidar com elas. Temos que fazer negócios em um mundo globalizado, onde nossos concorrentes externos possuem vantagens competitivas em relação à indústria nacional, tributação adequada e justa, condições de financiamento e investimentos favoráveis e regras claras nas esferas tributárias e trabalhistas. O Grupo ReciclaBR está ciente dessas dificuldades se consolidou como maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos da América do Sul; além disso para possibilitar melhor desempenho estamos diversificando a atuação nos mercados de automóveis, duas rodas, e siderúrgico, com o lançamento de novos produtos, como o vergalhão e os injetados de alumínio".

Sustentabilidade

Segundo dados da ABAL, o sistema de coleta de sucata no Brasil envolve mais de 250 mil pessoas e em 2014, o País reciclou 289,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, das 294,2 mil toneladas disponíveis para o mercado, o que demonstra um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Ou seja, 98,4% do total de embalagens consumidas em 2014 foram recicladas, índice que mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001. "O Grupo ReciclaBR acredita que o sistema de coleta de sucata é uma atividade relevante para a inclusão social, gera renda e ajuda na preservação do meio ambiente. Devido a sua importância, a reciclagem de alumínio no Brasil funciona com altíssimos índices de eficácia, acima da média mundial. Há mais de 10 anos, somos o país com maior índice de reciclagem do mundo, com desempenhos sempre superiores a 90%. Isso demonstra a maturidade e estruturação do segmento de reciclagem brasileiro. Este é um mercado cada vez mais representativo para a indústria, sociedade e meio ambiente", afirma o CEO.

A própria natureza das atividades do Grupo ReciclaBR permite afirmar que essa é uma empresa que tem o compromisso com o meio ambiente. Estudos realizados pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) revelam que a reciclagem da lata de alumínio para a obtenção de uma nova embalagem reduz em 70% as emissões de gás carbônico e 71% o consumo de energia em relação à lata fabricada apenas com alumínio primário. Preocupada com o impacto de suas operações, a planta situada em Itaquaquecetuba conquistou também as certificações nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e de Gestão Ambiental (ISO 14001). "A planta conta com um avançado sistema de filtros para contenção de resíduos, além de uma estrutura de captação e reaproveitamento de água da chuva, mostrando a responsabilidade ambiental do Grupo", comenta o CEO.

Investimentos previstos:

Para 2016, apesar da retração do PIB e da alta da inflação e do dólar, o Grupo confirmou a incorporação das empresas Lotus Metal e Steeltech; a criação de mais 3 centros de coleta; a contratação de colaboradores; a presença na ExpoAlumínio em junho, onde apresentará seus novos produtos; continuará investindo na comunicação com transparência por meio do informativo Recicla News e do Annual Report; lançará a intranet para os colaboradores; organizará a campanha Recicle e Ganhe para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem do alumínio; participará da Campanha do Agasalho do Estado de SP e manterá os investimentos em sua nova planta de reciclagem e beneficiamento de alumínio na cidade de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, que deve ficar pronta em 2017.

Website: http://www.gruporeciclabr.com.br/pt/