Releases 04/03/2016 - 17:00

Renato Janine Ribeiro lança o livro "A imprensa entre Antígona e Maquiavel"


Livraria Cultura ? Shopping Iguatemi --(DINO - 04 mar, 2016) - O ex-ministro Renato Janine Ribeiro lança, em 11 de março, sexta-feira, às 19h, o livro "A imprensa entre Antígona e Maquiavel ? A ética jornalística na vida real das redações", organizado pelo autor durante sua disciplina de ética na imprensa, ministrada no curso de pós-graduação da ESPM em Jornalismo, com Ênfase em Direção Editorial. O evento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e contará com palestra de Renato Janine Ribeiro. Os interessados devem confirmar a presença no link www.espm.br/eticajornalistica.
Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz onze artigos redigidos em resposta a uma questão levantada durante a disciplina que Renato Janine Ribeiro lecionava na ESPM. A pergunta feita aos alunos do curso foi: "Você é jornalista. Exerce um cargo de direção. Tem decisões importante a tomar. Digamos: publicar uma matéria, ou o modo como vai publicá-la, pode afetar sua credibilidade como profissional, sua autoestima como pessoa, sua posição como detentor de um cargo de confiança de seus patrões. Imagine uma matéria que possa ilustrar bem o caso e discuta (o mais importante é a discussão): como você equilibraria esses três papeis ? o de profissional, o de pessoa, o de chefe?".

O resultado do trabalho apresentado foi um conjunto de textos em que embate ético do jornalista para conjugar credibilidade e justiça é largamente ilustrado.
Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP). Com larga experiência em política científica, foi Ministro da Educação, atuou como presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de presidir por duas vezes a Comissão de Programação Científica da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual também exerceu os cargos de secretário e conselheiro. Entre os temas aos quais se dedica, estão o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república e a cultura política brasileira.

Serviço
Palestra e lançamento do livro: A imprensa entre Antígona e Maquiavel ? A ética jornalística na vida real das redações, de Renato Janine Ribeiro
Inscrição para palestra: www.espm.br/eticajornalistica
Data: 11 de março de 2016
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Cultura ? Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 ? Jardim Europa, São Paulo

Sobre o Instituto Cultural ESPM
Criado em 2002, o Instituto Cultural ESPM, dirigido pelo publicitário Geraldo Alonso, é um departamento que coleciona, organiza, conserva e revitaliza materiais que tenham vínculos históricos e culturais com as áreas de Comunicação, Propaganda, Design, Marketing, Administração e Jornalismo.
Formado por uma equipe multidisciplinar, tem como objetivo promover pesquisas, produzir conteúdo e difundir atividades e serviços que contribuam para a criação de um repertório de conhecimentos, culturalmente interessantes para a melhor formação acadêmica de alunos, professores e interessados.
http://www2.espm.br/livros

Sobre a ESPM
Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan "Ensina quem faz, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.
A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.

Informações para a imprensa:
SPGA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO

Fábio Chaves
Fabio.chaves@spga.com.br
Tel. (11) 3078-6969
Cel. (11) 99616-4456