São Paulo--(
DINO - 24 mai, 2016) - Para a maior parte dos especialistas em negócios, algumas das competências necessárias para um bom empreendedor são criatividade, bons relacionamentos, conhecimento de mercado, um senso de oportunidade apurado e uma propensão ao risco na medida certa, informa José Borghi, CEO da
Mullen Lowe.
Essas são as características mais óbvias para um profissional que busca o sucesso na área do empreendimento. Contudo, de acordo com o famoso investidor Chris Sacca, o qual investiu milhões de dólares em empresas como Twitter, Instagram e Uber enquanto elas ainda estavam surgindo no mercado, existe uma outra competência essencial para os empreendedores de sucesso, que grande parte dos analistas deixam de lado.
Em entrevista ao site da revista Inc, o investidor declarou que, para ele, os empreendedores de startups de sucesso precisam ter um certo nível de insanidade mental. Segundo Chris Sacca, em seus anos de experiência no mercado, ele percebeu que os fundadores de startups bem-sucedidas demonstravam ser um pouco obsessivos e apresentavam certa dificuldade de interação com outras pessoas, destaca o publicitário da Mullen Lowe, antiga
Borghi Lowe.
Quando questionado sobre outras características comuns aos empreendedores de sucesso, o investidor foi ainda mais longe pois, para ele, esse grupo seleto de profissionais bem-sucedidos costumam ter dificuldades para aceitar qualquer fracasso, apresentando inclusive um comportamento com tendência depressiva. Ainda de acordo com o Chris Sacca, os empreendedores que não possuem nenhuma dessas competências não deveriam investir nessa profissão, pois dificilmente terão o sucesso almejado, noticia José Borghi, publicitário da Mullen Lowe.
Para explicar um pouco melhor sobre a sua polêmica opinião em relação a esse tema, Sacca afirmou acreditar que pessoas com um psicológico saudável e plenamente controlado podem ter sucesso sendo bons funcionários ou bons colaboradores. Todavia, dificilmente teriam o necessário para criar uma startup bem-sucedida no mercado.
Após tantos anos de experiência e uma série de investimentos que acabaram sendo muito vantajosos e lucrativos, Chris Sacca também mencionou que o tipo de confiança demonstrada pelos empreendedores também são um fator determinante para descobrir se eles possuem potencial para o sucesso, destaca o publicitário da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe.
Segundo ele, ao trabalhar com os fundadores do
Uber, Twitter e Instagram, era visível que todos eles possuíam em comum a convicção de que suas ideias eram realmente boas e que iriam fazer sucesso. O criador do Uber, Travis Kalanick, por exemplo, já pensava em uma possível expansão internacional, mesmo quando o aplicativo estava em fase de desenvolvimento e possuía apenas três carros em circulação na cidade de São Francisco, na
Califórnia.
Com Kevin Systrom, criador do Instagram, a situação foi bastante similar. Antes mesmo da rede social ser lançada, o empreendedor já trabalhava com a possibilidade do aplicativo ter 50 milhões de usuários, informa o publicitário
José Borghi, da Mullen Lowe. Desse modo, é evidente essa percepção de que empreendedores de sucesso estão sempre alguns passos à frente, e o principal disso é que eles não correm um grande risco de fracassarem pois sabem que os seus projetos são realmente bons e com um enorme potencial.
Website:
http://us.mullenlowe.com/