Releases 15/04/2017 - 14:08

Programa de Exportação de Máquinas debate em Belo Horizonte o novo ciclo de atuação


Belo Horizonte, Minas Gerais --(DINO - 22 mar, 2017) - No próximo dia 23, será realizada pela sede regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) em Belo Horizonte, evento que reunirá empresários do setor para apresentação e discussão de propostas de atuação do Programa Brazil Machinery Solutions para o segundo semestre de 2017 até o ano de 2019. Durante a programação, haverá também uma apresentação da Fundação Dom Cabral sobre o programa Parceiros para a Excelência (PAEX), que reúne 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, e baseia-se na elaboração de um modelo de gestão através de ferramentas gerenciais e estratégicas do intercâmbio de experiências e conhecimento. Além disso, a Abimaq disponibilizará consultores que atenderão cada empresa interessada individualmente após o evento .

O Brazil Machinery Solutions , fruto da parceria da Abimaq e Apex , é o maior programa de exportação do setor de bens de capital e atende mais de 300 empresas atualmente. Nesse novo ciclo possui capacidade para aumentar esse atendimento e inserir outras ações para os próximos anos. A realização deste evento em todo país pretende envolver mais ativamente estes fabricantes na elaboração e tomada de decisões do projeto BMS. Tendo em vista o cenário atual do setor com relação ao consumo interno do Brasil desaquecido e faturamento que tem caído nos últimos anos, a venda para outros países pode ser uma ótima alternativa para a sobrevivência dessas empresas. "Temos percebido um interesse maior dos empresários em participar mais ativamente do Programa BMS, para expandir suas exportações. O nosso trabalho é estimular a cultura exportadora e fazer com que as empresas tenham claro que exportar é uma atividade a ser desenvolvida sempre, visando à internacionalização de nossos produtos, para que nossa indústria esteja fortalecida independentemente do cenário econômico do país", ressalta Patrícia Gomes.

Para 2017 a 2019, o projeto redefiniu seus mercados-alvo. O Programa atua em determinados países prioritários, que formam um bloco de 15 mercados-alvo do Projeto: África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, EUA, Gana, Índia, Peru, Quênia, México, Moçambique, Rússia, Venezuela e a região da América Central. Foram definidos focos prioritários para ações como feiras, missões e rodadas internacionais de negócios. Entre as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos estão aquelas voltadas para os setores agropecuário, têxtil, mineração, plástico, equipamentos de ginástica, máquinas para a indústria da madeira, máquinas-ferramenta, sistemas industriais, equipamentos de saneamento, máquinas para o setor alimentício, grupo de motores elétricos, equipamentos para projetos industriais e máquinas de aplicação geral.

As exportações brasileiras de bens de capital somaram US$ 7,8 bilhões no ano passado, uma queda de 2,9% em relação a 2015 devido à apreciação do real ocorrida em 2016 que prejudicou ainda mais a competitividade da indústria de transformação brasileira. Apesar desses dados, José Velloso Dias Cardoso, Presidente Executivo da ABIMAQ, destacou um ponto positivo em relação à exportação. "Em 2016, das 1.500 empresas associadas à ABIMAQ, 800 exportaram. Isso comprova que temos tecnologia de ponta e temos condições de competir no mercado internacional.

Em fevereiro, foram realizadas reuniões em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos meses de março e abril, várias outras cidades realizarão o mesmo evento. Além de Belo Horizonte, Curitiba, Cascavel e Maringá (PR), Ribeirão Preto (SP), Chapecó (SC) e São José dos Campos (SP), Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo (RS), Joinville, Blumenau e Criciúma (SC), Piracicaba e Indaiatuba (SP).

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse: www.apexbrasil.com.br

Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa BrazilMachinerySolutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, saneamento básico, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

Website: https://goo.gl/ADld3l