Belo Horizonte --(
DINO - 07 nov, 2016) -
"O Som das Minas, nas Anotações de Malluh" foi lançado em agosto em BH, depois em Itaúna, Pará de Minas e Ouro Preto, agora os autores retornam à capital mineira e no dia 24 será realizado novo lançamento, desta vez com programação e objetivo diferenciado.
Programação
- 18 horas - Os músicos Juarez Moreira (violão) e Cleber Alves (saxofone) farão um pocket show onde apresentarão algumas das músicas que mais destacaram em suas tão brilhantes carreiras artísticas.
- 19 horas ? José Roberto Pereira e Malluh Praxedes contarão para os presentes algumas histórias da música instrumental mineira e irão responder perguntas. Será um bate-papo descontraído e cultural.
- 20 horas, os autores "O Som das Minas, nas anotações de Malluh" estarão autografando o livro.
Desta vez o lançamento terá como objetivo, mostrar aos estudantes de música não somente da UFMG como de outras escolas, um pouco da história da música instrumental brasileira, principalmente a mineira.
O livro destaca fatos importantes acontecidos na produção musical brasileira a partir dos anos 1980, em Belo Horizonte e noutras cidades, que foram presenciados por Malluh Praxedes. Escrito pelo professor José Roberto Pereira, ele é dinâmico e de agradável leitura, pois narra algumas vivencias da jornalista e publica trechos interessantes das muitas entrevistas que ela realizou com diversos artistas brasileiros.
Parte do trabalho da jornalista e escritora Malluh Praxedes, foi destacado no livro "O Som das Minas, nas anotações de Malluh" escrito pelo professor José Roberto Pereira. O lançamento será no dia 24 no Conservatório de Música da UFMG e aborda entrevistas que a escritora e produtora cultural fez no período de 1980 a 1989, com nomes que estavam surgindo no mercado fonográfico como Djavan, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Marco Antonio Araújo, Marco Antonio Guimarães (Uakti), Túlio Mourão, Mara do Nascimento, Celso Adolfo, Tadeu Franco, 14 Bis, os letristas Murilo Antunes e Fausto Nilo, David Tygel (integrante do Boca Livre), entre outros.
Depois acompanha a trajetória da escritora, fala um pouco de sua produção literária até alcançar sua passagem por 21 anos pelo BDMG-Cultural como idealizadora e produtora de importantes projetos de música como o "Prêmio BDMG-Instrumental" (lançado em 2001) e "Jovem Instrumentista BDMG" (de 2002) e "Cantoras/Cantores Daqui".
O livro foi patrocinado pelo Grupo Alterosa, de Pará de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço
O que: Lançamento do livro "O som das Minas, nas anotações de Malluh", de José Roberto Pereira
Onde: Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 ? BHZ)
Quando: 24 de novembro de 2016 (quinta-feira), a partir das 19 horas
Preço sugerido do livro: R$ 20,00
Entrada: franca
"O Som das Minas nas Anotações de Malluh"
Quem são: José Roberto Pereira e Malluh Praxedes
José Roberto Pereira é natural de Jaguara, município de Onça do Pitangui - |MG. Mora em Pará de Minas onde tem cidadania honorária. É licenciado em Letra pela Faculdade de Pará de Minas ? FAPAM.
Professor, ator, diretor teatral, dramaturgo e escritor. É colunista do jornal Diário de Pará de Minas e do site JCnotícias e autor de diversos livros infantojuvenis.
Realiza trabalhos no teatro e no cinema.
É membro da Academia de Letras de Pará de Minas, onde atualmente é Presidente.
Recebeu homenagens e prêmios nas áreas de teatro, literatura e educação.
Malluh Praxedes é jornalista, publicitária, produtora cultural e escritora, Malluh caminha para a publicação de seu 16º livro autoral, entre poemas, crônicas, contos e "um quase romance".
Como letrista tem 18 músicas registradas em três discos, com Renato Motha ? que musica seus poemas, Patrícia Lobato e Gisella Gonçalves, gravados no Brasil e no Japão.
Trabalhou com Marco Antônio Araújo, Nivaldo Ornelas e Juarez Moreira como produtora, dando um enfoque especial para a música instrumental de Minas Gerais ao ter a oportunidade de desenvolver trabalhos como idealizadora e produtora no BDMG-Cultural por 21 anos. Foi uma das criadoras da instituição, por ter feito parte da comissão que criou o BDMG-Cultural, em 1988.
Idealizou e produziu os projetos "Prêmio BDMG-Instrumental", "Jovem Instrumentista BDMG" e o "Cantoras/Cantores Daqui", além de idealizar e produzir dois discos "Minas Musical BDMG" (gravado ao Vivo no Palácio das Artes, em 2005) e "BDMG-Instrumental 2007".
Escreve semanalmente para o "Jornal Diário", de Pará de Minas e para o site "Vitrine Literária". Como jornalista colaborou para o jornal "Estado de Minas" por sete anos, entrevistando artistas brasileiros e atualmente prepara um livro sobre esse período.
Já recebeu as seguintes homenagens: "Medalha de Honra JK" (2008) em Diamantina, como escritora e pelos 20 anos dedicados ao BDMG-Cultural. Em 2012 recebeu o título e diploma "Acadêmica Honorária", concedido pela Academia de Letras de Pará de Minas. Troféus "Destak" (Jornal Diário de Pará de Minas), "Troféu Benedito Valadares" (Ângelo Cáffaro), "Personalidade 2000" (Gazeta Paraminense); "Excelência Empresarial/Institucional de Minas Gerais" (2007/2008), por sua atuação no BDMG-Cultural, por indicação da revista Mercado Comum.
É autora dos livros Nascência, Nua Manhã de uma Mulher, No Verão desta Primavera, Se Assim Sou/Si Asi Soy (português/espanhol) e Suspiração, todos de poemas; Setilha, A Menstruação da Ascensorista, Viu, Querida?, Posso Interromper o Beijo?, Mulheres na Linha/Women On Line (português/inglês), Beijos de Acender o Dia e Dona de Mim, ? todos de contos, e Chico Mineiro - Dez Anos de Casos & Comidas (1994), este, um livro jornalístico sobre um restaurante de Belo Horizonte; Qualquer Mulher Tem um Diário Qualquer ? um quase romance e Aquele Olhar Fora do Corpo - crônicas.