Releases 17/03/2016 - 16:11

Casa Rodante promove o Mutirão Mulheres de Março na Cracolândia


São Paulo - SP--(DINO - 17 mar, 2016) - O projeto Casa Rodante atua em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da cidade de São Paulo e trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social e uso problemático de drogas, em grande parte álcool e crack, com foco na promoção de direitos básicos, ações assistenciais, de saúde, prevenção e cidadania nas ruas, que compreende também ações educativas e culturais. Dentro do programa nasceu também o projeto Cidadania Rodante nas Ruas da Luz que, através de táticas itinerantes e móveis, leva às ruas ações afirmativas que promovem o convívio e a visibilidade social através de atividades diversas.

Na próxima sexta-feira, 18, das 15 às 21h, será realizado o Mutirão Mulheres de Março, com atividades focadas nas mulheres, com microfone aberto para poesias e prosas, confecção de lambe lambe, stencil e jornal mural com o tema de "Feminismos", roça urbana, ações de redução de danos, exposição de fotos, shows e baile comemorativo.

O Projeto Cidadania Rodante cria ainda, como uma experiência em Direitos Humanos e visibilidade, uma verdadeira vizinhança entre linguagens artísticas de rua e pessoas que ali vivem, misturando-se a esse território tão cheio de memórias soterradas, descaso e violência, mas também resistência e esperança. Não deixa de ser uma experiência concreta para que se possa articular encontros que promovam a visibilidade afetiva e o reconhecimento político em um território já historicamente marcado pela vulnerabilidade e descaso.

Para Cristiano Vianna, psicólogo e um dos coordenadores do projeto "as pessoas sabem que chegarão até a equipe do projeto Cidadania Rodante e sempre encontrarão disponibilidade e hospitalidade, nesse que é um território de encontros afetivos e cuidado. Isso faz com que, antes de tudo, haja dignidade no encontro pessoal, pois nós vemos uns aos outros como cidadãos que trazem na bagagem estórias e trajetórias singulares. A partir do contato de diversas ações de vizinhança junto à arte urbana, com cinema, Jornal Mural, leituras públicas, plantações coletivas e rodas de conversa, há um espaço de visibilidade e cuidado produzido entre todos, o que é muitas vezes o gatilho inicial que pode impulsionar à mudanças internas".

O evento também pretende valorizar as mulheres da região, incluí-las nos processos e homenagear suas histórias, incentivando-as a participarem das ações.

Programação Mutirão Mulheres de Março,
15h-16h - Poesias- Mulheres de Março- microfone aberto
15h-16h - Capoeira Mestre Baiano
15h-18h - Grafite com Raquel Marques e Janaína Santos
15h-18h - Lambe lambe, stencil Jornal Mural- Feminismos!
15h-18h - Intervenção visual com projeto 'Vidas em Obras'
15h-18h - Roça Urbana com Horta Di Gueto
15h-21h - Ações de Redução de Danos
15h- 18h - Parque de Bambu
16h - 20h - fanzine e exposição de fotos na rua
16h-21h - Rádio Reportagem - Força Feminina
16h30-18h - Show com Grupo Sambaqui
18h-21h - Baile Mulheres de Março! com DJ Lia Macedo