Releases 30/08/2018 - 15:23

Em 2018, exportações de móveis devem crescer 8,9%


(DINO - 30 ago, 2018) -
Com o mercado interno retraído desde a desaceleração da construção civil em 2013, a indústria moveleira nacional voltou seus olhos apaixonados para o mercado externo, em especial para os Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia e outros países das Américas. “As exportações para essas regiões são mais consistentes no tempo e no número de empresas envolvidas”, explica Cândida Maria Cervieri, diretora executiva da Abimóvel, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. E ela chama a atenção para um dado: “Dos móveis que exportamos, 80% são de madeira, maciça e processada”.

O comércio de mobiliário brasileiro no exterior totalizou US$ 550,72 milhões em 2017, segundo Cândida, e, em 2018, deve atingir os US$ 599,87 milhões, um aumento de 8,9% – as expectativas foram reveladas em primeira mão na última sexta-feira, dia 24 de agosto. “Esse número não é uma previsão, mas, sim, resultado do monitoramento de mercado que realizamos há anos”, afirma a diretora executiva da Abimóvel.

Entre as empresas que decidiram mordiscar o mercado externo está a catarinense Meu Móvel de Madeira (MMM), importante e-commerce de móveis e decoração no Brasil. Em meados de 2016, a MMM criou uma marca para a Europa, a Memomad – um nome mais fácil de ser assimilado por consumidores ingleses, alemães, franceses, italianos etc. Pois esse braço do negócio, mesmo tão jovem, encerrou 2017 perfazendo 10% do faturamento da marca-mãe.

Se a MMM já nasceu online e com canal de vendas próprio, a Memomad começou discreta, experimentando primeiro a Amazon como marketplace na Alemanha, país cuja cultura o empresário paranaense Ronald Heinrichs conhece bem, devido às suas origens. CEO da MMM desde 2012, quando comprou a empresa em que trabalhava, Ronald adquiriu em fevereiro de 2018 a Oppa, na época sua concorrente direta.

Desde então, o empresário responde pelas duas marcas, acompanhado pela esposa Kathlen Heinrichs, parceira na vida e nos negócios. A entrevista a seguir foi concedida pelo casal.

PERGUNTA: A MMM está completando dois anos de atuação no mercado externo. Como foi esse processo?

RONALD: A Memomad começou muito timidamente em 2016. O canal de vendas naquele momento foi a Amazon Alemanha e, em seguida, a Amazon França. Meses depois vieram Amazon Espanha, Itália e Inglaterra, atingindo assim todo o mercado europeu. Em 2017 iniciamos o canal próprio de vendas, o www.memomad.de. O primeiro móvel vendido foi a Cama Bali, que permanece nos top’s de vendas.

 

PERGUNTA: A comercialização na Europa acontece hoje só pelo site da Memomad?

RONALD: Não, usamos também os canais da Amazon Europe, Wayfair e Ebay.

 

PERGUNTA: Onde a MMM tem presença mais forte? 

RONALD: O país para o qual mais vendemos no último ano foi a Alemanha, seguida de perto pela França. Em 2018, a Alemanha correspondeu a 50% do faturamento do primeiro semestre e a França, a 35%.

 

PERGUNTA: Quantos itens já são oferecidos na Europa?

KATHLEN: Atualmente disponibilizamos mais de 65 produtos em nosso site, adicionando novos itens a cada mês. Não temos uma meta em termos de quantidade de produtos: nossas escolhas para a exportação são baseadas em pesquisas de mercado e padrões de consumo europeu.

 

PERGUNTA: Com quem a Memomad concorre?

KATHLEN: Nossos principais concorrentes são a Made.com, a Home24.de, a Depot.online, entre outros.

 

PERGUNTA: A Memomad mantém alguma estrutura no exterior? Aqui, o atendimento ao cliente é feito muito de perto – e lá fora?

KATHLEN: Parte da estrutura é terceirizada e outra parte é feita a partir do Brasil mesmo. Nossa prioridade é proporcionar uma experiência UAU, desde o atendimento telefônico até a entrega final – feita com duas pessoas dentro da casa do cliente –, o que nem sempre é fácil. Uma dessas dificuldades é o fuso horário, de cinco horas durante a maior parte do ano. Apesar disso, toda a comunicação visa o máximo de informações técnicas e agilidade para o cliente.

 

PERGUNTA: Como vocês escolhem os modelos que serão exportados? É preciso adaptá-los a normas locais?

RONALD: São considerados o design e os padrões de consumo europeus e, de posse desses dados, avaliamos os potenciais sucessos de venda no mercado exterior. Levamos em conta tendências culturais de cada região, bem como gostos e informações coletadas junto ao cliente final. Para alguns produtos são feitas pequenas adaptações, que vão de tamanho a composições de materiais.

 

PERGUNTA: A marca Memomad também vai comercializar modelos da Oppa?

RONALD: Sim, as estrelas da Oppa, como a Cadeira Uma e o Rack Panteon, já estão disponíveis na Memomad desde julho deste ano. Em breve mais produtos da marca Oppa, que tem seu design moderno e cores vibrantes como diferencial, estarão à venda em toda a Europa.

 

PERGUNTA: A MMM já tem lucro com as exportações? Se tiver, como ele é quando comparado aos lucros obtidos no Brasil?

KATHLEN: O momento ainda é de investimento, mas já começamos a sentir que o mercado europeu está conquistando espaço. Não apenas na área de exportações – que não existia dentro da MMM –, mas igualmente na área de design, que passou a observar também o mercado externo.

 

PERGUNTA: Quanto do faturamento e do lucro da MMM vem das exportações?

RONALD: Ainda não podemos falar em lucro, pois agora estamos focados na construção da marca Memomad, nos investimentos em produtos novos e na expansão geográfica. Em 2017, o primeiro ano completo, as exportações representaram 10% do faturamento da MMM.  Os objetivos são de um crescimento muito maior para 2018 e para os próximos anos.

Sobre a Meu Móvel de Madeira

É o único e-commerce de móveis e decoração a figurar por quatro anos seguidos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking GPTW, presente em 53 países. A MMM entrega em todo o país, oferece 2 anos de garantia (desde que o defeito seja de qualidade ou de fabricação) e dá 10% de desconto em compras à vista com boleto bancário. Pagamentos via Paypal podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 30. A empresa ainda premia seus clientes fiéis por meio do Programa aMMMigo.



Website: https://www.meumoveldemadeira.com.br