TORONTO, 3 de março de 2015 /PRNewswire/ -- A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (BOVESPA: PREB) divulgou hoje um informe operacional sobre os resultados operacionais do quarto trimestre de 2014, que inclui estimativas de produção e volumes de venda, realizações de preço e netbacks operacionais, sintetizados no quadro abaixo:
4T 2014
(Estimativa)
3T 2014
(Real)
2T 2014
(Real)
1T 2014
(Real)
4T 2013
(Real)
Produção líquida de petróleo (Mbbl/d)
135 - 138
135
139
138
123
Produção líquida de gás natural (Mboe/d)
8 ? 11
10
10
11
11
Total da produção líquida (Mboe/d)
143 - 149
145
149
149
134
Volumes de vendas (Mboe/d)
160 - 164
163
155
152
144
Realização do preço do petróleo ($/bbl)
$66 - $68
$92,14
$99,76
$98,44
$95,54
Realização do preço do gás natural ($/boe)
$28 - $31
$31,95
$31,33
$31,80
$32,69
Realização dos preços combinados ($/boe)
$64 - $66
$88,05
$94,95
$93,38
$90,66
Netback operacional do petróleo ($/bbl)
$37 - $40
$57,11
$65,54
$66,98
$62,31
Netback operacional combinado ($/boe)
$36 - $39
$55,08
$62,76
$63,80
$59,43
WTI NYMEX ($/bbl)
$73,20
$97,25
$102,99
$98,61
$97,61
BRENT ICE ($/bbl)
$77,07
$103,46
$109,76
$107,87
$109,35
Observação: Todos os valores neste comunicado à imprensa são em USD, salvo indicação em contrário.
Resultados do quarto trimestre de 2014
O total da produção líquida no trimestre deve ficar na faixa de 143 a 149 Mboe/d, um aumento de aproximadamente 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado é aproximadamente 1% maior do que o do trimestre anterior, atribuível principalmente à maior produção dos campos de petróleo leve e médio da empresa. A produção de petróleo pesado do campo Rubiales foi mais baixa no trimestre devido à contínua capacidade restrita de eliminação de água, o que foi parcialmente compensado pela produção maior do que a esperada em Quifa SW.
A empresa relata seus volumes de venda, compostos por volumes produzidos disponíveis para venda, mais volumes de diluentes comprados (misturados com a produção de petróleo pesado para formar uma mistura para vendas), mais os volumes de petróleo para comercialização ("OFT" -- oil for trading), mais/menos ajustes nos estoques para vendas. Os volumes de vendas podem variar significativamente de trimestre para trimestre, em consequência da flutuação dos volumes de diluente e de OFT e oscilações significativas nos estoques de petróleo, o que é relacionado ao momento das movimentações de carga para exportação.
Os volumes de vendas no quarto trimestre devem ficar na faixa de 160 a 164 Mboe/d, um aumento de aproximadamente 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Os volumes de OFT devem ficar na faixa de 13 a 15 Mbbl/d (no terceiro trimestre de 2014 foram de 14,8 Mbbl/d). Os volumes de diluentes devem ser similares aos do trimestre anterior (2 Mbbl/d no terceiro trimestre de 2014).
A empresa espera que a realização do preço do petróleo, no quarto trimestre, fique na faixa de $ 66 a $ 68/bbl -- um preço menor do que o do mesmo trimestre do ano passado e do terceiro trimestre de 2014, mas em consonância com a queda dos preços de referência do petróleo. A maior parte da produção de petróleo da empresa na Colômbia e no Peru é exportada a preços vinculados aos preços internacionais do petróleo. Os preços de referência do petróleo nos índices WTI e Brent caíram cerca de 33% a 34% (US$ 25/bbl) durante o trimestre. Os preços combinados realizados (incluindo a produção de gás natural) devem ficar na faixa de $ 64 a $ 66/boe.
A empresa calcula seu netback operacional para receitas e custos com base nos volumes de vendas totais, excluindo volumes de OFT, em vez de nos volumes produzidos. Observe-se que a margem do EBITDA sobre os volumes de OFT é, tipicamente, de $1 a $ 3/bbl. O total dos custos operacionais é relatado como um combinação de custos de produção, de transporte e de diluentes, mais outros custos e custos de overlift/underlift. Os dois últimos (outros custos e custos de overlift/underlift) se relacionam, em boa medida, aos movimentos em armazenamento e ao inventário de movimentação de cargas. Assim, eles podem impactar significativamente os custos totais, tanto positivamente quanto negativamente, em um determinado trimestre.
O declínio nos preços internacionais do petróleo foi parcialmente compensado por reduções de custos que a empresa conseguiu durante 2014 e espera manter em 2015. Em comparação com o terceiro trimestre de 2014 e com o mesmo período do ano passado, a empresa reduziu seus custos em todas as três categorias de custos: produção, transporte e diluição. Os custos operacionais devem continuar a cair em 2015, ao mesmo tempo em que haverá um aumento na produção de petróleo cru leve e médio. Os netbacks operacionais do trimestre devem ser menores, em comparação com o trimestre anterior, impactados pela queda nos preços de referência do petróleo. Entretanto, as margens operacionais de caixa devem permanecer na faixa ou acima de 55%.
A Pacific Rubiales, empresa sediada no Canadá, produtora de gás natural e óleo cru, controla integralmente a Meta Petroleum Corp., que opera os campos de petróleo pesado Rubiales, Piriri e Quifa na Bacia de Llanos, e também controla integralmente a Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente no noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd, que é proprietária de ativos de petróleo leve e pesado na Colômbia e ativos de petróleo e gás no Peru, e 100% da C&C Energia Ltd.,que é proprietária de ativos de petróleo leve na Bacia de Llanos. Além disso, a empresa tem um portfólio diversificado de ativos além da Colômbia, que inclui ativos de produção e exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.
As ações ordinárias da empresa são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange), na Bolsa de Valores da Colômbia e, como instituição brasileira de Certificados de Depósitos, na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil, sob os símbolos PRE, PREC e PREB, respectivamente.
Informes
Notas de advertência em relação a Declarações Prospectivas
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas. Todas as declarações, que não as declarações de fatos históricos que tratam de atividades, eventos ou desenvolvimentos, que a empresa acredita, espera ou prevê que irão ou que poderão ocorrer no futuro (incluindo, sem limitação, declarações sobre estimativas e/ou suposições em relação à produção, receitas, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, recursos e reservas potenciais e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da empresa), são declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas refletem as expectativas ou convicções atuais da empresa, com base nas informações atualmente disponíveis à empresa. Declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da empresa sejam consideravelmente diferentes dos discutidos nas declarações prospectivas e, até mesmo, caso tais resultados reais se concretizem ou se concretizem substancialmente, não pode haver qualquer garantia de que eles terão as consequências ou efeitos esperados sobre a empresa. Fatores que podem fazer com que os resultados ou eventos reais sejam consideravelmente diferentes das expectativas atuais incluem, entre outras coisas: incerteza sobre as estimativas de capital e custos operacionais, estimativas de produção e retorno econômico estimado; a possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e das suposições; falhas no estabelecimento de estimativa dos recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e nas taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados acionários; desenvolvimentos políticos na Colômbia, Guatemala, Peru, Brasil, Papua Nova Guiné, Guiana e México; alterações nos regulamentos que afetem as atividades da empresa; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessário no futuro; as incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos; e outros riscos divulgados sob o título "Fatores de Risco" e em qualquer outro lugar no formulário de informações anuais da empresa, datadas de 13 de março de 2014, arquivadas na SEDAR no endereço
http://www.sedar.com. Qualquer declaração prospectiva somente é válida na data em que é feita e, exceto pelo que pode ser requerido pela legislação de valores mobiliários aplicável, a empresa não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos ou resultados futuros ou por qualquer outro motivo. Embora a empresa acredite que as suposições inerentes às declarações prospectivas sejam razoáveis, as declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e, consequentemente, confiança indevida não deve ser depositada em tais declarações, devido à incerteza que nelas possa estar contida.
Além disso, os níveis de produção relatados podem não refletir as taxas de produção sustentável e as futuras taxas de produção podem diferir materialmente das taxas de produção refletidas neste comunicado à imprensa, devido a, entre outros fatores, dificuldades ou interrupções encontradas durante a produção de hidrocarbonetos.
Informações financeiras não auditadas
Certos resultados financeiros e operacionais incluídos neste comunicado à imprensa, tais como dispêndios de capital, informações sobre a produção e custos operacionais são baseados em resultados estimados não auditados. Esses resultados estimados estão sujeitos a mudanças, após a conclusão das demonstrações financeiras auditadas, para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2014, e as mudanças podem ser consideráveis. A Pacific Rubiales prevê que irá protocolar suas demonstrações financeiras auditadas e a discussão e análise da administração relacionada, do ano encerrado em 31 de dezembro de 2014, no SEDAR, em ou antes de 31 de março de 2015.
Conversão do Boe
A medida Boe (barril equivalente de petróleo) pode induzir a erro, especialmente se usada isoladamente. Uma taxa de conversão boe de 5,7 Mcf: 1 bbl é baseada em um método de conversão de equivalência de energia aplicável principalmente na ponta do consumidor final e não representa uma equivalência do valor na boca do poço. Os valores estimados, divulgados neste comunicado de imprensa, não representam o justo valor de mercado. As estimativas das reservas e as futuras receitas líquidas para propriedades individuais podem não refletir o mesmo nível de confiança de estimativas de reservas e futuras receitas líquidas de todas as propriedades, devido aos efeitos da agregação.
Definições
Bcf
Bilhões de pés cúbicos.
Bcfe
Bilhões de pés cúbicos de equivalentes de gás natural.
bbl
Barris de petróleo.
bbl/d
Barris de petróleo por dia.
boe
Barril equivalente de petróleo. A medida Boe pode induzir a erro, especialmente se usada isoladamente. O padrão colombiano é uma taxa de conversão do boe de 5,7 Mcf:1 bbl e é baseado em um método de conversão de equivalência de energia, aplicável principalmente na ponta do consumidor final e não representa uma equivalência do valor na boca do poço.
boe/d
Barril equivalente de petróleo por dia.
Mbbl
Milhares de barris.
Mboe
Milhares de barris equivalentes de petróleo.
MMbbl
Milhões de barris.
MMboe
Milhões de barris equivalentes de petróleo.
Mcf
Milhares de pés cúbicos.
WTI
Índice de preços de petróleo intermediário do Texas.
Tradução
Este comunicado à imprensa foi preparado no idioma inglês e, subsequentemente, traduzido para espanhol e português. No caso de haver qualquer diferença entre a versão em inglês e as versões traduzidas, o documento em inglês deve ser tratado como a versão válida.
Frederick Kozak, vice-presidente corporativo para Relações com Investidores, +1 (403) 606-3165; Christopher (Chris) LeGallais, vice-presidente sênior para Relações com Investidores, +1 (647) 295-3700; Roberto Puente, gerente sênior para Relações com Investidores, +57 (1) 511-2298; Richard Oyelowo, gerente para Relações com Investidores, +1 (416) 362-7735; CONTATO COM A IMPRENSA: Peter Volk, vice-presidente de Comunicações para a América do Norte, +1 (416) 362-7735.
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/pacific-rubiales-divulga-informes-operacionais-do-quarto-trimestre-de-2014-e-destaca-reducoes-adicionais-de-custos-operacionais-300044787.html
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp.