Releases 20/01/2016 - 13:56

O especialista Ricardo Tosto fala sobre o desafio de gerir pessoas


(DINO - 20 jan, 2016) - A gestão de pessoas busca valorizar o potencial humano, considerando este como um grande diferencial para o sucesso e a excelência de uma organização. A cada dia esta área vem ganhando espaço e modificando a percepção das empresas sobre as pessoas que nelas trabalham. Gerir pessoas é, portanto, administrar o capital humano presente nas empresas.
O capital humano, por sua vez, é concebido como o valor que cada sujeito agrega à organização, através de seu conhecimento, de suas habilidades e de suas experiências, gerando a riqueza e o crescimento da instituição. Cada pessoa confere uma característica específica à organização e é parte da "personalidade" da empresa, destaca o gestor de RH Ricardo Tosto.

O capital humano é como o coração de uma organização, logo, não há organização sem pessoas. Através delas é que ocorre a produção, as vendas, o atendimento ao cliente, a tomada de decisões, e todos os outros fatores que conduzem o bom funcionamento da empresa. Porém, é necessário ver as pessoas não apenas como recursos, mas sim como parceiras da organização - comenta Ricardo Tosto, que também é consultor de pessoas e frequentemente discursa sobre o assunto.

Como é a gestão de pessoas na prática?

Para Ricardo Tosto, gerir pessoas é valorizar o potencial humano da organização e, como se sabe, essa não é uma tarefa fácil, pois demanda o enfrentamento de muitos desafios. A gestão de pessoas perpassa desde a área de recrutamento e seleção de pessoas até a de descrição de cargos e salários. O profissional que trabalha (ou pretende trabalhar) nesta área, portanto, tem um leque muito grande de possibilidades de atuação.

O especialista Ricardo Tosto destaca logo abaixo alguns dos setores onde a gestão de pessoas está presente, confira:

Recrutamento e Seleção de Pessoas: Nesta área atua-se estrategicamente na atração, avaliação e contratação de novos profissionais para a organização, visando a escolha do perfil de candidato ideal para cada cargo ou função, sem deixar de considerar a compatibilidade deste perfil com a cultura da empresa.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: de acordo com as necessidades da empresa, os profissionais que atuam nesta área irão sugerir, planejar e promover cursos e treinamentos para os funcionários visando aprimorar as competências pessoais de cada um e formar uma "equipe de ouro".

Cargos e salários: esta área lida com a descrição das atividades e requisitos de cada cargo existente na empresa e, de acordo com as responsabilidades, estabelece faixas salariais e está intimamente ligada aos sistemas de remuneração, de méritos e de prospecção de carreira. Essa atividade define o futuro de cada funcionário na medida em que estabelece o salário que cada um irá receber e também desenha a trajetória de cada um dentro da empresa.

Tendo em vista que a gestão de pessoas já passou por profundas transformações desde quando surgiu, o profissional que atua nesta área deve estar constantemente em busca de conhecimento. A cada dia surgem novas ideias, concepções, pesquisas e práticas sobre o assunto, por isso, é necessário manter-se sempre atualizado, afirma Ricardo Tosto. Como as possibilidades de atuação são grandes, a formação de um bom gestor de pessoas também demanda tempo, dedicação e conhecimento.