Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 20 jan, 2016) - Uma educação que articule conteúdo didático e psicossocial é um dos grandes desafios das escolas na atualidade. Preparar jovens e crianças, além do aspecto profissional, para a vida é a meta da nova disciplina do Coleguium Rede de Ensino: "Habilidades de Vida". A partir deste ano, todas as turmas do Ensino Fundamental 1 e 2 (alunos do 1º ao 9º ano) terão essa disciplina associada às demais já existentes no colégio.
Nas aulas de Habilidades de Vida, ministradas uma vez por semana, serão trabalhados comportamentos fundamentais para uma formação socioemocional: proatividade, curiosidade, pensamento crítico, colaboração, perseverança e comunicação. As aulas serão dividas em três vertentes: cultura com reflexão, em que os alunos vão conhecer diversas perspectivas culturais, leitura de livros; dinâmicas, com atividades interativas e reflexivas ao final do exercício; projeto multidisciplinar, que tem como objetivo promover conexão teórica com o conteúdo ministrado em outras disciplinas.
Segundo a diretora pedagógica do Coleguium, Daniele Passagli, o objetivo do "Habilidades de Vida" é promover o desenvolvimento pessoal e relacional, como trabalho em equipe, solidariedade, ética, empreendedorismo e convívio social. "Esse trabalho desenvolvido nas turmas também será um facilitador do desempenho escolar, uma vez que desenvolve habilidades fundamentais para que o aluno se torne um cidadão com formação completa", afirma.
No 6º ano, Fundamental 2, a disciplina terá início com a leitura do clássico "O Pequeno Príncipe", com atividades lúdicas e debates sobre a obra. Os alunos serão convidados a desenvolver um pensamento crítico sobre o livro, que traz ensinamentos muito importantes para a vida. As dinâmicas ao longo da disciplina serão interativas e terão como objetivo entrosar os grupos de alunos, ensinando-os a viver em sociedade e refletindo no seu contexto social. Por meio do projeto multidisciplinar, os alunos deverão agir e refletir para a construção de um produto que tenha relevância e conexão com o contexto explorado.
"Nossa meta é continuar incentivando o hábito da leitura entre nossos alunos e formá-los integralmente para a vida. Noções de ética e convívio na sociedade são fundamentais para termos adultos mais saudáveis e preparados para os desafios do dia a dia. Um indivíduo plenamente realizado, como pessoa e como profissional, necessita de uma formação socioemocional", declara Daniele Passagli.
Sobre o Coleguium
Fundado em 1987, o Coleguium possui 16 unidades educacionais em Minas Gerais: Belo Horizonte, Nova Lima, Lagoa Santa e Conceição do Mato Dentro. Em 2013, a escola passou a integrar o grupo Eleva Educação ao lado dos colégios Pensi e Elite, do Rio de Janeiro. No país, o grupo atende diretamente a 25 mil estudantes e emprega cerca de 1.400 professores.
Website:
http://www.coleguium.com.br