Releases 27/04/2016 - 15:45

Empresa do ramo de construções economiza mais de R$ 4,7 milhões com solução da SoftExpert


Joinville, Santa Catarina--(DINO - 27 abr, 2016) - A CASAALTA Construções, com sede em Curitiba-PR e atualmente entre as 5 maiores construtoras do segmento residencial do país, segundo Ranking da Inteligência Empresarial da Construção (ITC), economizou mais de R$ 4,7 milhões com o SoftExpert Excellence Suite 2.0 (SE Suite) da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para o aprimoramento de processos de negócio, excelência na gestão e conformidade regulamentar.

A companhia, que em 2014 ultrapassou os 3 milhões de m² de área construída, distribuídas por 108 obras em todo o Brasil, automatizou suas operações com o SE Suite, totalizando mais de 1260 registros desde março de 2015, que geraram um movimento de mais de R$ 12,5 milhões de forma integrada com seu ERP.

Segundo o Gerente de Processo da CASAALTA, Julio Cesar Debatin, com o SE Suite 2.0 foi possível integrar os sistemas de controle, documentos e projetos, estabelecendo um modelo de gestão dentro da operação dos canteiros de obras. Com isso, foram eliminadas planilhas paralelas que eram feitas até mesmo em papel, reduzindo consideravelmente os custos e aumentando a eficiência do trabalho.

"Antes da utilização da plataforma, a equipe de obra enviava os pedidos de verba por e?mail, sem muitas justificativas, controles e maiores análises. Isto ocasionava um maior custo de obra, além de desperdícios e possibilidade de fraudes. Hoje, com o uso da solução, a equipe de obra registra a ocorrência no formulário do SE Suite 2.0 e inclui os detalhes de orçamento nos quais devem ser inseridas as verbas", salienta Debatin.

O SE Suite 2.0 é composto por 38 módulos nativamente integrados que formam as 12 principais soluções da plataforma: SE BPM (Gestão de Processos de Negócio), SE CPM (Gestão do Desempenho Corporativo), SE EAM (Gestão dos Ativos Empresariais), SE ECM (Gestão do Conteúdo Empresarial), SE EHSM (Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança), SE EQM (Gestão da Qualidade Empresarial), SE ERM (Gestão de Riscos Corporativos), SE GRC (Gestão de Governança, Riscos e Regulamentos), SE HDM (Gestão do Desenvolvimento Humano), SE ITSM (Gestão de Serviços de TI), SE PLM (Gestão do Ciclo de Vida do Produto) e SE PPM (Gestão de Projetos e Portfolios).

A atualização do sistema para o SE Suite 2.0 superou as expectativas da companhia com relação à versão anterior. De acordo com Debatin, a principal mudança sentida logo no acesso é a velocidade do produto, incomparável no tempo de resposta e carregamento de páginas devido às atualizações de tecnologia usadas na nova versão.

"O sistema também permitiu configurar acessos rápidos no menu de usuários, consultar mais facilmente as tarefas, documentos e demais processos, além de ter aprimorado completamente a interface de usuário, que está bem mais amigável e interativa. Os portais também são novidades que fizeram toda a diferença, permitindo que muitas informações antes retiradas por relatórios estejam disponíveis em tempo real e atualizadas aos níveis gestores. Hoje ganhamos em produtividade e adesão quanto ao uso da ferramenta em apoio aos demais sistemas", avalia.

Ao todo foram automatizados 28 processos, com destaque para o processo de ocorrência de obras (Ajuste de Orçamento), no qual a falta de verbas em determinada etapa da obra passou a ser controlada, registrada, classificada e aprovada via SE workflow (Automação de Processos de Negócio) e SE Form (Gestão de Formulários).

"O workflow segue para um setor de controle na engenharia, que analisa a ocorrência e valida a solicitação. A área pode receber uma aprovação especial ou ser homologada pela diretoria de Engenharia, nesse caso o processo encerra e a verba é automaticamente programada pelo SE Suite 2.0 em nosso ERP através de webservice", afirma Debatin.