Rio de Janeiro--(
DINO - 05 ago, 2016) - Mais de 2,4 milhões de turistas devem movimentar a rodoviária carioca para a Rio 2016. A Concessionária Novo Rio, que administra o terminal, prevê um movimento 30% maior se comparado ao movimento de passageiros das Férias de Julho, por exemplo. Os dias de hoje (5/8) e os próximos feriados municipais também deverão levar muita gente ao terminal. Desde cedo, já se podia ver muitos turistas nacionais e estrangeiros circulando pelos salões de embarque e desembarque do terminal Novo Rio. As empresas já se prepararam para atender o público que chega para os Jogos.
A Auto Viação 1001 espera um movimento maior de passageiros entre o Rio e São Paulo. De acordo com Cássio Santana, gerente operacional e comercial da 1001, o número de viagens diárias no trecho deve crescer 30% no período. "A nossa preparação está toda montada para absorver ao máximo essa demanda, com foco na facilidade de aquisição das passagens e qualidade dos serviços", afirma.
Já a UTIL, responsável pelas ligações rodoviárias entre o Rio, Belo Horizonte e Brasília, cidades que sediam competições de futebol e que também hospedam muitos turistas e atletas como algumas delegações britânicas e irlandesas, também preparou uma operação especial com a programação de ônibus extras. De acordo com Felipe Alves, gerente de marketing da UTIL, o número de viagens diárias entre BH e Rio deve crescer 45% até o fim do mês de agosto e, no trecho Rio - Brasília - Rio, o aumento deverá ser da ordem de 20% . "No preparamos desde o início do ano. Aumentamos o número de viagens extras, com embarques realizados em intervalos menores, ampliamos o atendimento bilíngue nas salas VIPs e nos guichês e investimos em nova frota moderna como os ônibus de dois andares com serviços de primeira classe", explica o executivo.
As empresas Crucero del Norte, Chile Bus e Expresso Ormeño, que operam as linhas internacionais na Novo Rio (respectivamente Argentina, Chile e Peru), também estão registrando maior procura por passagens rodoviárias pelos sul americanos, o que chegou a triplicar a demanda nestas linhas.
A administração da Rodoviária também investiu pesado no receptivo com um lounge temático de 40m2, no embarque superior, onde o público já pode assistir às partidas de futebol através de uma TV de Plasma; um novo quiosque de informações turísticas, em parceria com a RioTur com funcionamento 24h e uma novidade: um guia turístico virtual. Em uma cabine de autoatendimento, instalada no setor de desembarque inferior, agentes de turismo virtuais esclarecem as principais dúvidas dos visitantes em três idiomas, de 8h às 21h. O time de recepcionistas bilíngues também foi ampliado e as TVs de plasma e o sistema de som do terminal já veiculam dicas importantes para os turistas e alertas de segurança em três idiomas.
Após a COPA, a Concessionária Novo Rio e as empresas perceberam um aumento considerável no número de turistas estrangeiros usando o transporte rodoviário, pois consideram altas as tarifas aéreas domésticas brasileiras e costumam dar preferência aos deslocamentos rodoviários. Os turistas já aprovaram a recepção como o inglês Peter Merrick, que veio de ônibus de Belo Horizonte, acompanhado pela a esposa e o filho adolescente. "Estamos muito felizes de chegarmos ao Rio e sermos recebidos dessa forma. Os cariocas são muito hospitaleiros, mas vamos torcer para a Inglaterra", brinca o britânico que havia acabado de tirar algumas dúvidas no quiosque da RioTur levando alguns mapas de atrativos da cidade.