Rio de Janeiro, RJ.--(
DINO - 12 set, 2016) - Uma data a favor do combate. É assim que o Dia Mundial da Sepse, que ocorre em todo dia 13 de setembro, é lembrado, com o objetivo de alertar a população leiga e informar profissionais de saúde sobre a doença, conhecida popularmente como infecção generalizada, que causa cerca de 200 mil mortes por ano no país. Para afirmar a importância do Dia Mundial da Sepse, o Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM) vai realizar seu IV Fórum de Sepse, no dia 13 deste mês, no auditório da Universidade Castelo Branco, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, das 8h às 12h. O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com um ciclo de quatro palestras educativas.
Entre o conteúdo programado estão os temas Diretrizes Internacionais para Tratamento da Sepse Grave e Choque Séptico; Sepse na Emergência, uma Corrida contra o Tempo; Estratégias de Time de Resposta Rápida na Sepse; Sepse: Monitorização Ventilatória; e Temática de Uso Seguro de Antimicrobianos na Prática Clínica, que serão apresentados por palestrantes convidados de outras unidades hospitalares do Rio.
Considerada um problema de saúde pública no mundo, a sepse afeta cerca de 400 mil pessoas por ano no Brasil, que leva a mais de 200 mil óbitos, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). "A sepse é uma das doenças mais comuns, porém, não é tão conhecida e é a principal causa de morte em unidades de terapia intensiva (UTI), provocando mais mortes em internações hospitalares tardias do que o infarto e o câncer, pois pode evoluir de forma rápida para sua forma ainda mais grave, o choque séptico". ? explica o médico Carlos Rocha, coordenador da UTI do HCPM e responsável pelo Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS) na unidade.
"Precisamos esclarecer e conscientizar a população para o tema, assim como os profissionais de saúde, que são fundamentais na luta para a diminuição da doença e da mortalidade em nosso país, que chega a 70% dos casos", diz Alex Chaves, enfermeiro do HCPM e um dos organizadores do evento.
Para participar do IV Fórum de Sepse do Hospital de Clínicas Padre Miguel, basta inscrever-se gratuitamente pelo e-mail
forumdesepse@gmail.com. O encontro será realizado no dia 13 de setembro, da 8h às 12h, no auditório da Universidade Castelo Branco, na Av. de Santa Cruz, 1.613, Realengo.
Website:
http://www.hcpm.com.br/ui/Default.aspx